- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaCom estoques pela metade, Hemocentro do DF pede doações de sangue

Com estoques pela metade, Hemocentro do DF pede doações de sangue

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está operando neste mês do abril com quase metade da quantidade ideal dos estoques de sangue. A fundação, responsável por atender a demanda das redes de saúde pública e privada do Distrito Federal, apresenta atualmente uma queda de 42% da capacidade adequada, e pede para que a população do DF compareça para fazer uma doação.

A necessidade é imediata para todos os tipos sanguíneos, mas os grupos O+, O- e A+ estão em níveis mais críticos. Para manter os estoques adequados, são necessárias 180 doações por dia, mas o Hemocentro teve, em abril, uma média de apenas 104 doações diárias.

De acordo com o Hemocentro, entre os motivos para os baixos níveis da reserva, está a epidemia da dengue, que demandou um alto número de transfusões. Além disso, mesmo em casos leves de dengue, isso impede que a população possa ser doadora: é necessário aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para doar sangue.

Já para quem teve dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses. E para quem teve gripe ou sintomas da Covid, o recomendado é aguardar pelo menos 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para ser doador.

Seja doador

As doações de sangue no Hemocentro podem ser realizadas de 7h às 21h de segunda a sexta, e até as 18h nos fins de semana. Para estimular a população, a Fundação suspendeu a necessidade de agendamento entre 14h e 18h.

A iniciativa ficará vigente até que a situação dos estoques volte ao considerado seguro. O agendamento pela manhã pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Também é preciso levar um documento de identificação oficial e seguir as recomendações presentes no site da entidade.

As doações podem ser realizadas tanto de manhã quanto à tarde, mas para estimular a população, a Fundação suspendeu a necessidade de agendamento entre 14h e 18h. A iniciativa ficará vigente até que a situação dos estoques volte ao considerado seguro.

A FHB fica Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3, na Asa Norte. Contudo, pensando na população fora do Plano Piloto, o Hemocentro também irá disponibilizar a unidade móvel de coleta para atender às região administrativa do DF. A primeira será Águas Claras, no dia 7 de maio.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here