- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaPopulação de rua: GDF busca parceria para abrir 2 mil vagas em...

População de rua: GDF busca parceria para abrir 2 mil vagas em abrigos

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes) publicou, nessa quinta-feira (25/4), edital de chamamento público para firmar um termo de colaboração com organizações da sociedade civil (OSCs) e ampliar as vagas de acolhimento institucional em abrigos para a população em situação de rua.

Serão 2 mil novas vagas para acolhimento de adultos e famílias ou pernoite. As propostas das OSCs deverão ser entregues com ficha de inscrição e formulários preenchidos até 27 de maio, em horário comercial, na gerência de protocolo da Sedes (515 Norte). Mais informações sobre o edital estão disponíveis no site da pasta.

Além da ampliação das vagas em abrigos, a novidade do edital é o lançamento da modalidade pernoite, voltado ao acolhimento temporário de pessoas em situação de rua das 19h às 7h, todos os dias, inclusive em fins de semana e feriados.

A população vulnerável poderá passar a noite e dormir em quartos com camas limpas, fazer higiene pessoal e tomar banho; ter acesso a duas refeições diárias – jantar e café da manhã –, a serviços e a benefícios da política de assistência social; e contar com auxílio em áreas como saúde, educação, trabalho e renda.

A abertura de vagas para pernoite estava prevista desde março, à época do lançamento do plano de ação do Governo do Distrito Federal (GDF) para acolhimento de pessoas em situação de rua.

O público-alvo serão pessoas com idades entre 18 e 59 anos e de famílias com composições variadas, incluindo crianças, adolescentes, idosos, indígenas, refugiados, migrantes internacionais, entre outros grupos específicos.

O serviço do abrigo institucional será voltado a adultos e famílias em situação de vulnerabilidade social que necessitem de acolhimento sem tempo de permanência predeterminado. Eles contarão com quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

O acolhimento permitirá a viabilização do processo de saída da situação de rua, assim como o fortalecimento pessoal e social, por meio de atendimentos individuais e em grupo e de articulações com a rede de proteção socioassistencial.

Atualmente, a Sedes dispõe de 862 vagas de acolhimento em casas de passagem para menores de 18 anos e adultos, em 17 unidades de atendimento no DF.

Edital

O serviço de acolhimento institucional, dos tipos abrigo institucional e pernoite, se destina a pessoas que se encontrem com vínculos familiares e comunitários fragilizados ou rompidos, de forma situacional ou definitiva; com histórico de violação de direitos; e que tenham na rua o espaço de sobrevivência.

O prazo do termo de colaboração com as OSCs será de cinco anos, prorrogáveis pelo mesmo período. O edital de chamamento público prevê a abertura de, no mínimo, mil vagas em abrigo institucional e 200 vagas em pernoite. A definição da natureza das outras 800 vagas vai considerar as necessidades identificadas entre o público atendido, a avaliação da adesão ao modelo de acolhimento em pernoite e outros pontos, para celebração de parceiras futuras.

A cerimônia de abertura dos envelopes com a documentação das organizações da sociedade civil interessadas será em 27 de maio, a partir das 18h30. As propostas apresentadas serão classificadas separadamente, de acordo com o tipo de execução proposto. A comissão de seleção divulgará o resultado provisório da classificação das OSCs em até 30 dias após o período de envio dos projetos.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes)

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here