- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaMorre, aos 85 anos, ex-ministro do STJ Carlos Fernando Mathias

Morre, aos 85 anos, ex-ministro do STJ Carlos Fernando Mathias

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

Morreu, na noite dessa quarta-feira (8/5), o desembargador Carlos Fernando Mathias de Souza (foto em destaque), aos 85 anos. Ele passava por tratamento contra um câncer e não resistiu.

O velório do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) começa às 14h30 desta quinta-feira (9/5) e será na Capela 10 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. O sepultamento está marcado para as 16h30.

Nascido no Rio de Janeiro, Carlos Fernando teve uma longa carreira em diversos órgãos do Judiciário e na academia. Ele deixa esposa, duas filhas e um neto.

Trajetória

Mathias se formou em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil – atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e depois, indicado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi nomeado desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), onde ficou de 1995 a 2009.

De 2002 a 2004, atuou como vice-presidente do TRF-1 e, no fim da carreira como magistrado, atuou como desembargador convocado no STJ e foi o primeiro a desempenhar essa função na Corte.

Entre 2007 e 2009, atuou nos colegiados das três seções do STJ. Inicialmente, fez parte da Sexta Turma e da Terceira Seção; depois, integrou a Segunda Turma e a Primeira Seção; por último, encerrou a passagem pelo tribunal na Quarta Turma e na Segunda Seção.

Em meio às atividades em tribunais, também se dedicou ao mundo acadêmico: foi professor do curso de mestrado em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG); das faculdades de Direito e Educação, do Departamento de Serviço Social e do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília (UnB); além de lecionar no Centro Universitário de Brasília (Ceub).

Carlos Mathias ainda atuou como procurador do Distrito Federal e presidente dos conselhos Nacional Autoral e de Educação do Distrito Federal.

Notas de pesar

O STJ e TRF-1 divulgaram comunicados para lamentar a morte do desembargador.  A presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, destacou o carinho que todos tinham por Carlos Fernando.

“Convivi com Mathias nas sessões de julgamento da Sexta Turma e nos diversos eventos organizados por ele. Além de muito querido por todos, ele foi uma referência em temas importantes para o Judiciário – um legado que se multiplica nas centenas de alunos que puderam compartilhar do conhecimento dele. [Essa] é, sem dúvida, uma perda inestimável para o mundo jurídico”, comentou.

As diretorias da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA-DF) também divulgaram nota de pesar pelo falecimento do jurista. “O professor formou uma geração de operadores do direito”, completou o texto.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here