sexta-feira, 29 março 2024
- Publicidade - spot_img
HomePolíticaAI-5 e Intervenção não é a solução

AI-5 e Intervenção não é a solução

Date:

Related stories

Saiba tudo sobre a Via-Sacra do Morro da Capelinha

O Distrito Federal terá programação religiosa especial nesta Sexta-feira...

Semana Santa: veja a previsão do tempo para Brasília durante o feriado

A Sexta-Feira Santa será de tempo nublado e com...

Professores denunciam Prefeitura por negligência envolvendo atestados

Professores da rede pública de Luziânia, cidade do Entorno...

Mulher é ameaçada com faca e mantida refém em Taguatinga

Um homem foi preso após fazer uma mulher refém...

Funcionária é agredida em assalto a farmácia em Santa Maria. Vídeo

Uma mulher foi agredida durante assalto a uma farmácia na...
spot_imgspot_img

Pedir Al-5 e intervenção militar me parece coisa de infiltrado querendo comprometer o governo Bolsonaro. Tem um monte de inocente que cai nessa onda e dá mole aos inimigos do povo e do próprio Presidente.

Entendo que as pessoas querem Al-5 ou uma ação dura contra os inimigos na Nação, mas a forma como isso está sendo pedido precisa ser revista.

O próprio presidente teve que se explicar, dizendo que não quer fechar o Congresso e nem o STF, vale alguns esclarecimentos para quem tem dúvidas sobre o tema:

1. “AI” são as iniciais de “ato institucional”. Foram 17 no governo militar, ao todo. O n° 5 foi o mais duro e por isso o mais famoso. Se fosse haver algum outro hoje, teria que ser o n° 18 para dar continuidade ao antigo regime ou o n° 1 para iniciar uma nova ordem constitucional.

2. Pedir intervenção militar é admitir que o Presidente da República não consegue governar e que o poder precisa ser assumido por alguém mais forte e mais capaz. Ou seja, é pedir a derrubada de Bolsonaro.

3. Não existe “Intervenção com Bolsonaro no poder” na atual ordem constitucional. Pedir isso é pedir que a atual ordem seja quebrada, o que necessita de muito mais gente na rua do que está disposta a sair neste momento de pandemia, para que seja um processo revolucionário consistente e não somente um golpe de um grupo, que ficaria sujeito a contragolpes de gente que entende de revolução bem mais do que a direita.

4. Pedir que Bolsonaro e FFAA fechem Congresso e STF é pedir um regime de exceção. Compreensível diante de figuras que comandam esses poderes, mas quem pede isso deixa Bolsonaro em má situação, pois dá aos outros poderes o direito de afastá-lo, acusando-o de tentar instaurar um regime de exceção (tanto que ele teve que se explicar na manhã de segunda-feira, 20/04, reforçando que não falou nada contra os outros poderes). Deixa também as FFAA em má situação, pois é pedir que elas descumpram a Constituição Federal.

5. Quem acredita que “todo poder emana do povo” e almeja uma nova ordem constituinte, precisa entender que as FFAA são constituídas para zelar pela defesa da Pátria, garantir poderes constitucionais, lei e ordem. Logo, não cabe a elas fazerem a mudança. Cabe ao povo. As FFAA podem apoiar uma mudança se entenderem que é o melhor para o Brasil. Pedir intervenção pra começar o processo é prova de falta de poder popular.

6. A história do Brasil República é uma sequência de golpes e contragolpes entre grupos que disputam o poder, deixando sempre o povo em segundo plano. Quando muito, esses grupos instrumentalizam a vontade popular através de lideranças forjadas e traidoras. O Exército tem sido o poder moderador da República, então é normal que as pessoas recorram a ele em momentos de instabilidade, assim como é normal que as elites políticas saibam tirar proveito disso também.

7. Por isso, não tem fórmula mágica. Tem que ter humildade para entender que o establishment político está sempre algumas jogadas à frente, influenciando até mesmo as pessoas que pedem Al-5, armando o terreno o tempo todo para derrubar Bolsonaro.

Pedir intervenção é um sinal de desespero, de falta de organização e de perspectiva.

O que não significa que quem não pede saiba o que está fazendo.

O fato é que não se alcança grandes objetivos sem um plano, sem organização, sem hierarquia, sem disciplina, sem muito trabalho e paciência.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here