- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaBeneficiária do Bolsa Família no DF é uma das presas da Lesa...

Beneficiária do Bolsa Família no DF é uma das presas da Lesa Pátria

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

Pelo menos sete moradores do Distrito Federal foram presos na última fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na última quinta-feira (6/6). A ação tem como objetivo recapturar mais de 200 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro que descumpriram medidas cautelares ou que fugiram para outros países. Adalgiza Maria Dourado, de 64 anos, é um dos alvos que vão voltar para a prisão. O nome dela consta como beneficiária de diversos programas de auxílio social, como o Bolsa Família e o Auxílio Brasil.

De acordo com o Portal da Transparência do Distrito Federal, Adalgiza Maria recebeu, até abril de 2024, parcelas mensais de R$ 600 referentes ao Bolsa Família. Além disso, ela também ganhou valores do Auxílio Brasil entre setembro de 2022 e fevereiro 2023; e do Auxílio Emergencial entre agosto de 2020 e outubro de 2021. Ela teve a prisão preventiva novamente decretada pelo Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nessa sexta-feira.


0

Anteriormente, em fevereiro, o STF, por maioria, rejeitou as preliminares e julgou procedente a ação penal para condenar Adalgiza Maria Dourado à pena de 16 anos e 6 meses, sendo 15 anos de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção. Outra brasiliense condenada e presa na nova etapa da Lesa Pátria foi identificada como Alice Nascimento dos Santos.

Nova fase da Lesa Pátria

O número de presos na nova fase da Operação Lesa Pátria da última quinta-feira (6/6) chegou a 50, segundo atualização feita nessa sexta-feira (7/6). A PF continua realizando diligências para localização e captura de outros 159 condenados ou investigados considerados foragidos.

As 50 pessoas foram presas nas seguintes unidades da Federação: Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Distrito Federal. As apurações da PF também mostraram que cerca de 65 pessoas consideradas foragidas entraram na Argentina e pediram refúgio no país. Nenhum dos procurados passou pelos controles migratórios.

Os alvos são condenados que não se apresentaram para cumprir pena, ou seja, foragidos. A ação também abrange investigados que descumpriram medidas judiciais, como aqueles que não fizeram uso de tornozeleira eletrônica, ausentaram-se do domicílio sem comunicar o juízo e apresentavam risco de fuga.

O objetivo da operação era capturar réus que financiaram e fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpridos em 18 estados e no Distrito Federal.

Ao longo de 27 fases, a Operação Lesa Pátria realizou centenas de prisões em face de vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes realizados no início do ano passado.

Segundo o governo, são investigados os seguintes crimes:

abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
golpe de Estado;
dano qualificado;
associação criminosa;
incitação ao crime;
destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here