- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaCom 5 mil casos prováveis, DF tem duas mortes confirmadas por dengue

Com 5 mil casos prováveis, DF tem duas mortes confirmadas por dengue

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

O Distrito Federal teve 5.096 casos prováveis de dengue até o dia 13 de janeiro. O número representa um aumento de 435% em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, também foram confirmadas duas mortes pela doença no DF, e outras 14 são investigadas.

No mesmo período de 2023 não houve óbitos por dengue. Em todo o ano, foram nove mortes. Segundo Gustavo do Vale Rocha, chefe da Casa Civil do DF, há uma média de 715 casos por dia.

Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde (SES-DF), a região administrativa com o maior número de casos prováveis é Ceilândia, com 1.855 notificações, seguida de Samambaia, que apresentou 521 casos prováveis, Brazlândia, com 476 casos e Taguatinga, que registrou 327 notificações.

A pasta já havia orientado que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) adaptem os espaços de atividades coletivas, como salas de reuniões e auditórios, para hidratação oral e venosa em pacientes com suspeita de dengue.

“Vamos tomar novas medidas a partir de agora. A ideia é levar a presença do Estado mais próximo ao cidadão. Vamos criar mecanismos para levar atendimento e tratamento para o cidadão. Além das UBSs, vamos instalar tendas de atendimento, inicialmente em nove regiões, e elas funcionarão das 7h às 19h. Ficarão por 45 dias, a princípio”, disse o chefe da Casa Civil.

O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou novo calendário para a utilização do carro do fumacê em diversas regiões da capital federal.


0

No próximo fim de semana, sete UBSs vão abrir sábado e domingo, das 7h às 19h. A lista inclui a UBS 1 Riacho Fundo I, UBS 1 Riacho Fundo II, UBS 1 Núcleo Bandeirante, UBS 1 Estrutural, UBS 1 Guará, UBS 2 Ceilândia e UBS 2 Brazlândia.

Além delas, outras 60 UBSs já abrem aos sábados das 7h às 12h e outras 14 unidades realizam atendimentos de segunda a sexta-feira até às 22h. A lista completa está disponível no site da SES-DF.

Sintomas e tratamento

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada.

Desta forma, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, assim, para a maior disseminação da doença.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Mal estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo

Como a dengue é uma doença viral, o tratamento é feito para aliviar os sintomas, por meio da prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso. Portanto, ao primeiro sinal dos sintomas, procure a UBS ou o serviço médico mais próximo de você. No DF, são 175 UBSs, sendo que 33 delas estão localizadas em zonas rurais.

Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras doenças. Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros sempre que possível e manter qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos, impedindo que os ovos do mosquito sejam depositados.

O órgão ressalta a importância também de medidas de proteção individual para evitar picadas de mosquitos devem ser adotadas por viajantes e residentes em áreas de transmissão. “A proteção contra picadas de mosquito é necessária principalmente ao longo do dia, pois o Aedes aegypti pica principalmente durante o dia”, indica o ministério.

O Ministério da Saúde recomenda as seguintes medidas de proteção individual:

Proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas
Usar repelentes adequados e seguros
A utilização de mosquiteiros sobre a cama, uso de telas em portas e janelas e, quando disponível, ar-condicionado.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here