Devido à baixa nos casos de dengue, o Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) está encerrando as atividades na capital. Com mais de 50 mil atendimentos no DF, a unidade de saúde funcionou em Ceilândia, ao lado da UPA I de Ceilândia, no Setor P Norte.
O HCAMP de Ceilândia foi inaugurado em 5 de fevereiro de 2024 e ficou disponível por mais de 70 dias na capital. O hospital tinha 60 leitos e atendeu pacientes com dengue durante as 24 horas do dia. Ao todo, 29 militares profissionais de saúde atuaram na unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório.
O Distrito Federal é a unidade da Federação com a maior taxa de casos prováveis de dengue do país, somando 7.424,9 casos a cada 100 mil habitantes. Por isso, em fevereiro, foi uma das primeiras UFs a receber doses de vacina contra a doença. Porém, cerca de dois meses após o início da vacinação, mais de 12 mil doses foram remanejadas para algum estado, e 4 mil vencem no fim deste mês.
Mortes
Ao todo, 270 pessoas morreram em decorrência da doença em 2024, na capital do país, com 45 mortes confirmadas entre a 13ª e a 14ª semanas deste ano.
Além das ações organizadas pelo GDF, a população exerce um papel importante na prevenção. A principal estratégia é a eliminação dos locais propícios à reprodução do mosquito.
Confira ações preventivas que podem ser feitas em casa:
Retire galhos e folhas das calhas
Mantenha lajes sempre limpas
Mantenha tonéis e caixas d’águas tampados
Recolha o lixo regularmente
Guarde garrafa com boca virada para baixo
Preencha os vasos de planta com areia e os lave uma vez por semana
Mantenha os ralos sempre limpos e com telas de proteção
Retire objetos que possam acumular água das áreas externas, como latas, pneus, potes e brinquedos
Trate a água de piscinas regularmente.