terça-feira, 30 abril 2024
- Publicidade - spot_img
HomeBrasíliaDengue: número de novas infecções cai, mas DF lidera em taxa de...

Dengue: número de novas infecções cai, mas DF lidera em taxa de casos

Date:

Related stories

Acróstico: o que é, como fazer e veja exemplos

O acróstico é uma composição escrita que pode ser...

Águas Claras: jovem nega dinheiro a morador de rua e leva soco na cara

Uma jovem usou as redes sociais para denunciar que...

DF tem 204 novas vagas de emprego com salários até R$ 3,5 mil

Brasilienses que estão em busca de um emprego têm 204...

A caminho ou à caminho: afinal, ocorre crase?

Antes de avançarmos, vamos relembrar o conceito de crase....
spot_imgspot_img

Com mais 14.488 novos casos confirmados – o que totaliza 224.935 desde o início do ano –, o Distrito Federal continua como a unidade da Federação com maior taxa de infecções prováveis por dengue no país: são 7.255 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Quando considerados os 14.540 registros sob investigação, de 1º de janeiro até o último sábado (13/4), a capital do país tem quase 240 mil casos totais, um aumento de 1.500% em relação ao mesmo período de 2023.

Os números são do mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), publicado nessa terça-feira (16/4). O documento destaca que, dos casos contabilizados entre a 14ª e a 15ª semanas deste ano, 8.027 são considerados alarmantes, e 315, graves.

Apesar de os dois recorrtes estarem 5.000% acima do observado nesse intervalo do ano anterior, os números estão em queda desde meados de março. A expectativa da SES-DF é de que o cenário fique mais controlado até o próximo mês, quando termina o pico da doença – cuja sazonalidade se dá entre outubro e maio.

Confira:


0

Mortes

Entre a 14ª e a 15ª semanas deste ano, ainda não há mortes confirmadas por dengue no Distrito Federal. No entanto, 48 óbitos estão sob investigação da SES-DF.

Ao todo, 270 pessoas morreram em decorrência da doença em 2024, na capital do país, com 45 vítimas com mortes confirmadas entre a 13ª e a 14ª semanas deste ano.

Imunização

Quando a campanha nacional de vacinação contra a dengue começou, em fevereiro último, o DF foi uma das primeiras unidades da Federação a receber doses do imunizante Qdenga contra a doença: de 71.708 doses, foram aplicadas 54 mil.

Porém, cerca de dois meses após o início da campanha, mais de 12,3 mil doses precisaram ser remanejadas para algum estado brasileiro, devido à indisponibilidade de vacinas em outras partes do país.

Outras 4 mil vencem no fim deste mês. Contudo, a SES-DF informou que “ainda não existe indicativo do Ministério da Saúde para novo remanejamento”.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here