
Todos nós já fizemos algumas descobertas inesperadas antes. Talvez você tenha encontrado $20 em um bolso de casaco que você não usou, ou você se deparou de surpresa com uma relíquia de família em seu porão durante a limpeza. Assim como suas descobertas, todas essas descobertas acontecerem de repente. Elas variam de estranho a inestimável, e abrangem tudo.
Muitas dessas descobertas são material de documentários e filmes da Netflix. Enquanto algumas dessas descobertas foram resultados de pura sorte, outras vieram de muito trabalho e determinação. Espero que esta lista o inspire a manter os olhos abertos e saciar sua curiosidade. Quem sabe? Talvez você encontre algo inspirador também.
Publicidade
1. Pirâmide subterrânea na Bolívia
Local: Tiahuanaco, Bolívia
Ano da Descoberta: 2015
Valor Estimado: Desconhecido
Tiahuanaco e suas ruínas históricas, na Bolívia, já foram o local de muitas descobertas; o lugar foi escavado por anos, tanto por empresas privadas quanto por entidades governamentais. Em 2015, uma das descobertas mais chocantes na área consistiu numa pirâmide subterrânea. Arqueólogos a descobriram por meio de um radar capaz de penetrar o solo e detectar o que havia ali.
Publicidade

Monólitos também foram encontrados dentro da pirâmide. As escavações dessa estrutura subterrânea ainda estão em andamento. Tiahuanaco já abrigou uma das cidades mais importantes da América do Sul: com 598.290.000 metros quadrados, suas ruínas incluem monumentos de pedra, destroços de palácios, esculturas e muito mais. Desde 2000, Tiahuanaco é considerado um patrimônio mundial pela UNESCO.
Publicidade
2. ‘Garrafa de Bruxa’ descoberta em chaminé inglesa
Local: Watford, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2019
Valor Estimado: $40*
Empreiteiros que estavam demolindo um antigo pub em Watford, Inglaterra, se depararam com uma descoberta incomum na seção da chaminé do prédio. Essa surpresa assustadora e folclórica era uma garrafa de bruxa, cheia com um líquido não identificado, dentes e cacos de vidro. Especialistas acreditam que a garrafa remonta a década de 1800.
Publicidade

Provavelmente foi colocada no pub para afastar as bruxas. Considerando que esta propriedade de Watford foi o local de nascimento da Bruxa de Saratoga, isso faz sentido. Angeline Tubbs era o nome verdadeiro da bruxa, e ela se mudou para Saratoga, Nova Iorque em 1761, onde ganhou a vida praticando adivinhação e fazendo garrafas de bruxa para assustar a concorrência.
3. Lego gigante é encontrado nas margens da praia
Local: Praia Yuigahama, Japão
Ano da Descoberta: 2014
Valor Estimado: Desconhecido
Os humanos se preocupam com a vida selvagem próxima às margens, pois isso pode ser um sinal de um problema com a qualidade da água. Quem sabe o que significa um sinistro homem lego gigante, de dois metros e meio? Este potencial presságio de destruição foi descoberto por um surfista japonês. Presumivelmente, o homem lego estava vestindo uma camiseta que dizia: “Não é mais real do que você é” na frente.
Publicidade

Publicidade
Em vez de culpar os alienígenas, parece que o homem por trás desse gigantesco Lego é um misterioso artista holandês chamado Ego Leonard. Este artista, de acordo com seu site, vem de um “mundo virtual”. Acredite ou não, está longe de ser a primeira vez que um Lego tão gigantesco chega à praia. Esses gigantes também foram encontrados em praias em Siesta Key, Flórida, e Topanga Beach, Califórnia.
4. A maior flor do mundo encontrada numa floresta
Local: Sumatra Ocidental, Indonésia
Ano da Descoberta: 2020
Valor Estimado: Desconhecido
Ao explorar uma floresta remota na área da Sumatra Ocidental, na Indonésia, ambientalistas descobriram a maior flor desabrochada do mundo. Tratava-se da espécie Rafflesia tuan-mudae, conhecida por suas pétalas gigantes, que desabrocham por apenas uma semana, no fim da vida da planta.
Publicidade

Publicidade
A flor gigantesca tinha um diâmetro de 1,10 m, o que fez dela a maior Rafflesia já documentada. A flor é fácil de achar, por conta das pétalas de cor de carne, cobertas de pontinhos brancos. Essa descrição pouco lisonjeira combina com a própria espécie, pois ela faz parte de um tipo de vegetação conhecida como “flor-cadáver”, que ganha esse nome pelo cheiro de defunto que exala.
5. Tubarão encontrado no meio de um clube de golfe
Local: San Juan Capistrano, Califórnia
Ano da Descoberta: 2012
Valor Estimado: $850*
Todos nós zombamos de Sharknado quando foi lançado em 2013, mas parece que Thunder Levin riu por último, já que talvez seus filmes não fossem tão fictícios. Um tubarão caiu do céu (um ano antes de os filmes serem lançados, nada menos), pousando perto do décimo segundo campo de golfe na Califórnia.
Publicidade

Publicidade
Os trabalhadores do Campo de Golfe San Juan Capistrano ficaram surpresos quando o tubarão-leopardo de um quilo caiu no gramado. O tubarão, encontrado vivo, foi carregado do oceano por um pássaro que o deixou cair acidentalmente. Os atendentes de carrinho colocaram o peixe confuso em um balde de água salgada e o levaram para Baby Beach, onde o soltaram de volta ao seu habitat legítimo.
6. Um rio subaquático
Local: Cenote Angelita, Península de Iucatã, México
Ano da Descoberta: 2016
Valor Estimado: Indisponível
Encontrar um rio no oceano pode parecer um paradoxismo. Afinal, o oceano não é só água? Bem, esteja preparado para se surpreender, pois os mergulhadores descobriram um rio subaquático escondido sob uma nuvem de gás tóxico na costa da Península de Iucatã.
Publicidade

Publicidade
A nascente do rio é o Cenote Angelita, um enorme sumidouro. Aparentemente, noventa pés abaixo da superfície, este rio deságua no oceano. Ao seu redor há um manto de sulfeto de hidrogênio que mataria instantaneamente qualquer um que tentasse inspirá-lo. Para tornar o cenário ainda mais assustador, árvores petrificadas e até mesmo um pequeno esqueleto estão localizados na nuvem nociva. Os antigos maias acreditavam que o Cenote Angelita era uma porta de entrada para o Inferno, e talvez tivessem razão.
7. Navio perdido encontrado no Deserto da Namíbia — com ouro a bordo
Local: Oranjemund, Namíbia
Ano da Descoberta: 2008
Valor Estimado: $13 milhões*
Quando você pensa em lugares onde encontraria um navio, o deserto da Namíbia provavelmente é o último da sua lista. Mas, acredite ou não, foi lá que foram encontrados os restos mortais do Bom Jesus. Este navio português desapareceu há quinhentos anos quando afundou na costa da Namíbia. Com o recuo das águas costeiras, o Bom Jesus ressurgiu.
Publicidade

Publicidade
Quando afundou em uma tempestade feroz, estava a caminho da Índia carregado de tesouros como lingotes de ouro e cobre. Os mineradores de diamantes descobriram o navio e alertaram o governo da Namíbia, que enviou uma equipe para desenterrar os destroços. Duas mil moedas de ouro puro e dezenas de milhares de quilos de lingotes de cobre foram descobertos no Bom Jesus, quase todos intactos.
8. Cinema subterrâneo secreto encontrado nas catacumbas de Paris
Local: Paris, França
Ano da Descoberta: 2004
Valor Estimado: $5,000-$10,000* (custo para construir)
As Catacumbas de Paris são um labirinto localizado no centro da França. As Catacumbas foram construídas quando a cidade precisava de um local melhor para armazenar os mortos. Assim, Paris escolheu túneis, cinco andares subterrâneos, nos quais esvaziaram corpos a partir do final dos anos 1700.
Publicidade

Publicidade
Esse cenário torna essa descoberta ainda mais assustadora. Em agosto de 2004, a polícia parisiense, fazendo um exercício de treinamento, descobriu um cinema totalmente equipado em uma das cavernas anteriormente desconhecidas das Catacumbas. Terraços foram cortados na rocha para formar um anfiteatro, onde foram encontrados equipamentos de projeção, uma tela de cinema em tamanho real e uma variedade de filmes de suspense e noir. Os filmes não eram ofensivos nem proibidos; parece que alguém só queria montar seu próprio teatro assustador e particular.
9. Família descobre antiga capela escondida sob sua casa
Local: Shropshire, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2010
Valor Estimado: $10,000-$50,000* (custo para construir, aj. para inflação)
Essa descoberta incomum parece ser o início de um filme de terror. Em Shropshire, Inglaterra, Pat e Diane Farla estavam dando uma festa de Sexta-feira Santa quando um deles decidiu finalmente olhar atrás de uma placa retangular de 1,80 m de comprimento na parede. Acredite ou não, eles não verificaram essa placa nos três anos em que possuíam a casa.
Publicidade

Publicidade
Após retirar a placa, eles descobriram um buraco que os levou a uma pequena capela subterrânea. Parecendo uma entrada de adega, tinha bancos de igreja e uma cruz, confirmando ser de natureza religiosa. As autoridades acreditam que esta igreja subterrânea poderia ter sido usada séculos atrás por congregações que fugiam da perseguição religiosa durante uma das muitas guerras religiosas da Inglaterra.
10. Cofre de 50 anos escondido em parede de cozinha
Local: Fênix, Arizona
Ano da Descoberta: 2015
Valor Estimado: $52,000*
Um casal em Fênix, Arizona, estava reformando sua cozinha quando descobriram um estranho cofre escondido atrás da parede. Quando abriram, encontraram não apenas $50,000 e bebidas, mas também instruções para uma caça ao tesouro.
Publicidade

Publicidade
As notas de $100 estavam acompanhadas por uma garrafa de bourbon da década de 1960. O último item no cofre continha Um Guia para os Perplexos, de E.F. Schumacher, um romance publicado em 1977. As notas estavam juntas ao livro, que vinha com um mapa do Arizona e uma cartela de bingo com números esboçados. Até agora, o casal ainda não conseguiu desvendar o complicado conjunto de pistas.
11. Vaso único da dinastia Qing achado num sótão
Local: Paris, França
Ano da Descoberta: 2018
Valor Estimado: $19 milhões*
Ao vasculhar o sótão, os proprietários de uma casa na França acharam um vaso de porcelana ornamentado. O vaso ficara ali por anos, mas, quando o casal o viu, levou o objeto para Paris, para que a casa de leilões Sotheby o avaliasse.
Publicidade

Publicidade
A Sotheby’s descobriu que o vaso era uma obra de arte original da dinastia Qing e acabou estimando o valor do objeto em $590.000 e $825.000. Esse tesouro secreto, no entanto, seria vendido por muito mais: um comprador o adquiriu num leilão com o lance de $19 milhões. Essa peça deve ser mesmo única, para ter esse preço.
12. Pintura de $15 milhões, encontrada por dois irmãos
Local: Arlington, Vermont
Ano da Descoberta: 2006
Valor Estimado: $15,4 milhões*
Dois irmãos faziam uma busca na casa do pai após sua morte quando descobriram algo bastante surpreendente dentro das paredes. Era um quadro original de Norman Rockwell. A obra combinava com um quadro na parede, a poucos centímetros de distância.
Publicidade

Publicidade
Ao que parece, o pai dos irmãos escondeu o original valioso de sua ex-mulher enquanto os dois se divorciavam. Ele escondeu o Rockwell original atrás da porta e pendurou uma cópia na parede. A cópia ficou lá por anos, até a morte do dono da casa. Num leilão da Sotheby’s, o quadro, cujo nome é “Breaking Home Ties”, foi vendido por $15,4 milhões.
13. Original perdido de Mark Twain encontrado num baú
Local: Hollywood, Califórnia
Ano da Descoberta: 1991
Valor Estimado: $1,5 milhões*
Este artefato literário inestimável ficou perdido por um século antes de ser descoberto num baú guardado em um sótão em 1991. O documento de 665 páginas foi escrito à mão pelo famoso escritor Mark Twain. Essa cópia de Huckleberry Finn é bastante diferente do texto original e abalou as ideias que temos da literatura moderna.
Publicidade

Publicidade
O Projeto Mark Twain, da Universidade do Sul da Califórnia, disse que “acreditava” que o manuscrito nunca seria achado, já que o próprio Twain o enviou para Buffalo, em Nova York, onde o documento desapareceu. O dono do baú era a neta de um dos amigos íntimos de Twain. Ao encontrar o original, enviou-o imediatamente a Sotheby ‘s, para que fosse autenticado.
14. Guerreiros de terracota descobertos em uma fenda ao redor de tumba secreta
Local: Xi’an, Shaanxi, China
Ano da Descoberta: 1974
Valor Estimado: $4.5 milhões por guerreiro*
Em 1974, trabalhadores chineses que construíram uma fenda descobriram milhares de figuras de barro de terracota vestidas para a batalha. O Exército de Terracota, como agora é conhecido, é Patrimônio Mundial da UNESCO, designação que recebeu em 1987. O Exército foi encontrado próximo ao mausoléu construído para Qin Shi Huang, o primeiro imperador chinês.
Publicidade

Publicidade
As figuras são extremamente detalhadas e são uma réplica inteira de todos os guerreiros do rei. Há 8.000 soldados de terracota no total, e apenas 2.000 deles foram escavados. Os guerreiros foram designados para proteger o imperador quando ele fez sua jornada para a vida após a morte em 210 a.C.
15. Cientistas suecos revelam os achados de uma “caça a alienígenas” no fundo do mar
Local: Mar Báltico
Ano da Descoberta: 2015
Valor Estimado: Desconhecido
Uma caça a alienígenas já parece algo bastante promissor, principalmente no que diz respeito a descobertas bizarras e assustadoras. Cientistas suecos que conduziam uma expedição não ficaram desapontados quando descobriram o que muitos achavam ser uma nave escondida no fundo do Mar Báltico.
Publicidade

Publicidade
Embora os exploradores tenham negado que o que encontraram é uma nave, não têm certeza do que é essa aberração. O líder da equipe Ocean Explorer afirmou que o achado era “uma formação geológica natural”. De acordo com Lindberg, a forma estranha não era uma nave alienígena, já que “não era feita de metal”, uma declaração que muitos rebateram com “Quem disse que só existem naves alienígenas de metal?”.
16. Avião da Segunda Guerra Mundial encontrado na selva
Local: Rabaul, Nova Bretanha, Papua-Nova Guiné
Ano da Descoberta: 1972
Valor Estimado: $9 milhões*
O “Swamp Ghost” foi um bombardeiro Boeing B-17E que causou sem dúvida estragos na Segunda Guerra Mundial. Isso até que, em 1942, o avião caiu nas selvas da Papua-Nova Guiné após ser atingido por fogo inimigo. A derrubada do Swamp Ghost ocorreu durante um ataque às forças japonesas em Rabaul, Nova Bretanha.
Publicidade

Publicidade
O avião foi deixado intocado por décadas. Quando foi descoberto em 1972, estava bem preservado pela grama local, kunai, e pela lama. O Swamp Ghost estava tão intacto que ainda havia café em garrafas térmicas na cabine do piloto quando foi encontrado. Segundo algumas fontes, o valor de um avião da Segunda Guerra Mundial tão bem preservado é de cerca de $9 milhões.
17. Uma descoberta chocante de um naufrágio de 2000 Anos: o mecanismo de Antikythera
Local: Antikythera, Grécia
Ano da Descoberta: 1900
Valor Estimado: Inestimável
O Mecanismo de Antikythera é uma antiga calculadora astronômica de dois mil anos que consiste em trinta engrenagens de bronze precisas e cortadas à mão. A ferramenta avançada foi feita pelos antigos gregos, e os cientistas levaram anos para desvendar o mistério por trás desse dispositivo, que Mike Edmunds, da Universidade de Cardiff, descreveu como mais caro “do que a Mona Lisa”.
Publicidade

Publicidade
A máquina foi descoberta em 1900 por mergulhadores nadando através de um antigo naufrágio perto de Antikythera, uma pequena ilha grega. Usando dados de radiocarbono, os cientistas conseguiram datar este relógio em 65 a.C. Quando se trata de seu valor total, sua natureza histórica o torna quase inestimável. Quem é que pode adivinhar como as civilizações antigas liam os céus?
18. Múmia secreta numa estátua
Local: China
Ano da Descoberta: 1990
Valor Estimado: $80.000*
Essa estátua milenar de buda já era bastante valiosa por si só, mas o que jazia escondido dentro dela chocou os pesquisadores em 1990. À época, historiadores faziam testes na imagem religiosa, a fim de restaurar seu antigo brilho glorioso. Os testes indicariam o melhor jeito de recuperar sua beleza original.
Publicidade

Publicidade
Ao fazer um raio-x na estátua para descobrir do que ela era feita, cientistas ficaram maravilhados com a descoberta de um esqueleto humano. A estátua, na verdade, não era uma estátua – era o sarcófago de uma múmia. Resultado: os pesquisadores decidiram manter sua função original: um lugar de sono eterno.
19. Burger King dos anos 1980 = atrás de uma parede
Local: Wilmington, Delaware
Ano da Descoberta: 2022
Valor Estimado: $50.000* (taxa da franquia)
O shopping Concord é um dos mais antigos de Delaware e já abrigou alguns restaurantes, atrações e lojas, que vêm e vão com o passar dos anos. No final dos anos 1980, o Concord abriu um Burger King e, em 2009, a carreira de lanchonete do estabelecimento acabou.
Publicidade

Publicidade
Mas o Burger King não foi demolido – foi simplesmente emparedado. No verão de 2022, uma foto do Burger King atrás da parede viralizou, e as pessoas ficaram impressionadas com sua estética vintage. Toda a sua glória de fast food dos anos 1980 foi preservada.
20. Quitinete secreta e suspensa embaixo de uma ponte
Local: Valencia, Spain
Ano da Descoberta: N/A
Valor Estimado: $1.000-$5.000*
Quando crianças, muitos de nós criamos fortes secretos e esconderijos no quintal ou dentro de casa. Essa nostalgia da infância foi o que inspirou o espanhol Fernando Abellandas a construir um pequeno apartamento embaixo de uma ponte em Valência, na Espanha.
Publicidade

Publicidade
Designer autodidata, Abellanas criou seu pequeno “forte” usando recursos bastante engenhosos. A quitinete tem prateleiras, uma cadeira, uma escrivaninha e uma cama. Lá, é possível articular as paredes para cima ou para baixo, criando um espaço mais amplo ou apertado. Dá para achar muita coisa embaixo da ponte, mas uma quitinete com paredes móveis é bastante incomum.
21. Misteriosos monólitos de metal que surgiram em vários pontos do mundo em 2020
Local: Utah, Califórnia, Romênia, and Novo México
Ano da Descoberta: 2020
Valor Estimado: Desconhecido
2020 foi um ano bem louco, e uma das notícias que surgiu naquele ano acabou incitando uma série de teorias conspiracionistas ligadas a alienígenas. Em Utah, na Califórnia, na Romênia e no Novo México (pontos muito frequentados por ETs), surgiram monólitos idênticos. Esses pedaços de metal longos e verticais tinham de 3 a 3,6 metros e apareceram nesses lugares aparentemente do nada.
Publicidade

Publicidade
Muitos se lembraram de 2001: Uma Odisseia no Espaço, e, como os totens do filme, ninguém sabe muita coisa sobre os objetos, algo provavelmente proposital. Ninguém consegue achar uma explicação para os objetos inexplicáveis e lindos, mas houve quem aventasse que seriam instalações de arte, um projeto de controle mental de algum governo, uma pegadinha e até uma invasão alienígena.
22. Casa do século III embaixo das ruas de Roma
Local: Roma, Itália
Ano da Descoberta: 2017
Valor Estimado: Desconhecido
Em 2017, escavadoras faziam uma abertura abaixo das ruas de Roma para construir uma nova linha de metrô. Como Roma é uma das grandes cidades mais antigas do mundo, foram achadas muitas coisas interessantes. Durante a escavação, por exemplo, os trabalhadores descobriram uma casa chique do século III que tinha sido destruída num incêndio.
Publicidade

Publicidade
Eles também acharam um esqueleto de 1.800 anos de um cão agachado que muito provavelmente acabou morrendo em meio às chamas. O fogo parece ter parado o tempo, ali: embora a casa esteja carbonizada, foi muito bem preservada pelas cinzas. Especialistas acreditam que a casa pertencia a um aristocrata do Célio, uma das colinas que já existiam ali há milhares de anos.
23. Estatueta de 4.500 anos de uma deusa antiga encontrada por um fazendeiro
Local: Faixa de Gaza, Palestina
Ano da Descoberta: 2022
Valor Estimado: Desconhecido
Enquanto trabalhava em sua terra na Faixa de Gaza, um fazendeiro acabou topando com uma escultura de calcário de Anat, uma antiga deusa canaânica. A divindade de 4.500 anos era a deusa da beleza, do amor e da guerra, de acordo com a mitologia canaânica. O fazendeiro, cujo nome era Nidal Abu Eid, disse à NBC News que ele soube imediatamente que a estátua era importante, por ter uma “cobra talhada” na cabeça.
Publicidade

Publicidade
A deusa, de acordo com a lenda, usava a cobra como uma coroa que fazia dela invisível e forte. De acordo com alguns historiadores, Anat é a inspiração de Atena, a deusa grega da guerra, já que a divindade costuma acompanhar imagens de cobras.
24. Moedas romanas antigas nas ruínas de um castelo japonês
Local: Okinawa, Japão
Ano da Descoberta: 2016
Valor Estimado: $10.000-$100.000*
O castelo Katsuren, uma construção imperial em Okinawa, no Japão, foi o lugar de uma descoberta bastante estranha: um conjunto de moedas otomanas e romanas antigas. Dez dessas moedas foram encontradas no distrito sulista do Japão, e foi um pesquisador de Ganoji, chamado Toshio Tsukamoto, que encontrou as moedas entre os destroços do castelo.
Publicidade

Publicidade
Embora a escavação do Katsuren tenha começado em 2013, as moedas só foram achadas em 2016. Além delas, foram encontrados artefatos como moedas e peças de cerâmica da China, adquiridas através do comércio realizado com o país. Ao encontrar as moedas otomanas e romanas, por outro lado, chocaram os arqueólogos, que não têm ideia de como foram parar no Katsuren, uma edificação palaciana no sul do Japão.
25. $100.000 encontrados por um homem enquanto passeava com seu cachorro
Local: Lincolnshire, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2013
Valor Estimado: $100.000*
Todos que têm um cachorro já o levaram para passear, mas esse pai de pet encontrou algo totalmente inesperado quando saiu para dar uma volta com seu cão. Ao caminhar ao longo do rio Spalding, no Reino Unido, em novembro de 2013, um homem encontrou rolos de dinheiro sendo levados pela correnteza.
Publicidade

Publicidade
Ele então ligou para a polícia, que foi tirar o dinheiro do rio. Valor total das notas “resgatadas” $100.000. Parte do dinheiro foi danificada pela água, mas a maioria das notas foram preservadas, de acordo com a polícia de Lincolnshire, que fez uma perícia do dinheiro para determinar de onde ele pode ter vindo (e a quem a soma realmente pertence).
26. Casal encontra $10 milhões em moedas de ouro enterradas em quintal
Local: Norte da Califórnia, EUA
Ano da Descoberta: 2014
Valor Estimado: $10 milhões*
Um casal do norte da Califórnia estava passeando com seu cachorro quando se deparou com uma descoberta incrível, bem no centro de Gold Country. Enterrados à sombra de uma velha árvore estavam cerca de 1.500 moedas de ouro. Embora o valor nominal das moedas estivesse na casa das dezenas de milhares, muitas das peças em perfeitas condições eram tão raras que seu valor nominal era muito maior.
Publicidade

Publicidade
Muito parecido com o leprechaun na caixa dos cereais Lucky Charms, esse casal realmente encontrou um pote de ouro no final do arco-íris. A dupla optou, compreensivelmente, por permanecer anônima em meio a essa grande notícia, pois queria evitar um influxo de pessoas chegando à sua propriedade com detectores de metal.
27. Pedaço de Quartzo de $4 milhões encontrado no Arkansas
Local: Mina de Coleman, Arkansas
Ano da Descoberta: 2016
Valor Estimado: $4 milhões*
Se você for ao Museu Smithsonian, encontrará um pedaço de quartzo de oito mil libras. Esta pedra única, chamada Berns Quartz, foi descoberta em uma mina no Arkansas em 2016, e agora é responsável por receber as pessoas no Smithsonian como parte da National Gem and Minerals Collection.
Publicidade

Publicidade
Um pedaço de quartzo custa apenas $14 na Amazon, mas um aglomerado desse tamanho é raro e avaliado em milhões. O aglomerado provavelmente se formou depois que as montanhas Ouachita começaram a erodir milhões de anos atrás, expondo o Quartzo Berns, entre outros veios de cristais profundamente enterrados, dentro da cordilheira do Arkansas.
28. Duas crianças encontram uma Ferrari enterrada em seu quintal
Local: Los Angeles, Califórnia
Ano da Descoberta: 1978
Valor Estimado: $853,000*
Esta é uma história louca, e tudo começa com dois meninos cavando em seu quintal na Califórnia. Eles encontraram uma rara Ferrari Dino GTS de 1974 a poucos metros abaixo da terra em seu quintal. O Dino estava grosseiramente embrulhado com toalhas e uma lona, indicando que seu antigo dono pretendia desenterrá-lo um dia.
Publicidade

Publicidade
Mas, isso é apenas metade da história. O ex-proprietário do Dino contratou ladrões para roubar seu próprio carro e jogá-lo no oceano para que ele pudesse cometer fraude de seguro. Em vez disso, os ladrões enterraram o carro, esperando voltar para buscá-lo em um plano que nunca deu certo (embora o esquema de fraude de seguro do ex-proprietário tenha funcionado). O enredo desse conto maluco daria um ótimo filme da IMAX.
29. Um cofre no meio de um campo
Local: Barre, Nova Iorque
Ano da Descoberta: 2020
Valor Estimado: Desconhecido (por enquanto)
2020 foi um ano de eventos estranhos, e este definitivamente leva o bolo. No centro de um campo agrícola em Nova Iorque, Kirk Mathes descobriu um cofre de 600 libras (0,27 toneladas). O cofre de metal teria que ser transportado por máquinas pesadas, embora ninguém soubesse quem o colocou lá, quando ou por quê.
Publicidade

Publicidade
Uma nota anexada ao cofre dizia: “Se você abri-lo, poderá guardar o que está dentro”. O fazendeiro, Kirk, não teve vontade de abrir o cofre, pois acreditava que o mistério faz um bom trabalho em distrair as pessoas da monotonia de suas vidas diárias. Quando perguntado sobre quem ele acredita ter colocado o cofre em campo, Mathes não se incomodou, dizendo esperar que alguns “palhaços” e “sábios” fizessem isso. Certamente é uma questão que nenhum número de investigação jamais resolverá.
30. Nanotecnologia encontrada em um cálice romano
Local: Inglaterra
Ano da Descoberta: Década de 1950
Valor Estimado: Inestimável
Este cálice romano de 1.600 anos é chamado de Cálice de Licurgo, pois sua história envolve o rei Licurgo da Grécia. Embora possa parecer um vaso de bebida antigo comum, embora chique, na verdade, é muito mais do que isso. Este copo contém a chave para a tecnologia que pode diagnosticar doenças ou identificar riscos biológicos de segurança nos aeroportos.
Publicidade

Publicidade
O copo parece verde-jade quando você o ilumina de frente, mas fica vermelho-sangue quando você o ilumina por trás. Demorou décadas para descobrir como esse copo, descoberto na década de 1950, poderia fazer isso, mas os pesquisadores encontraram a resposta em 1990. Os antigos romanos foram pioneiros da nanotecnologia que usavam metais preciosos para alterar os elétrons do copo. Longe de ser uma peça decorativa do Game of Thrones, uma tecnologia como essa pode conter respostas para questões futuras e históricas.
31. Estrutura parecida a Stonehenge no fundo do Lago Michigan
Local: Lago Michigan, EUA
Ano da Descoberta: 2017
Valor Estimado: Indisponível
Arqueólogos estavam olhando debaixo das águas do Lago Michigan quando descobriram algo estranho e incrivelmente legal. Usando sensores remotos, os cientistas encontraram uma estrutura parecida com Stonehenge 12 metros abaixo da superfície das águas da Baía Grand Traverse.
Publicidade

Publicidade
Todos nós já vimos documentários sobre Stonehenge no History Channel e, até hoje, as pessoas não sabem como a estrutura pré-histórica foi construída. Encontrar uma estrutura semelhante sob as águas do Lago Michigan apenas adiciona outra camada ao mistério. Além desse achado fascinante, o cientista também descobriu um píer da Guerra Civil e muitos carros e barcos afundados.
32. Esfera de pedra gigante descoberta na floresta
Local: Zavidovici, Bósnia
Ano da Descoberta: 2016
Valor Estimado: $3,200* (Valor do Teor de Ferro)
Esta bola de pedra de três metros de largura e 35 toneladas levantou muitas questões para os acadêmicos sobre se foi formada por uma civilização perdida ou pela Mãe Natureza. Se a resposta for a primeira, para que esses povos ou alienígenas a usaram?
Publicidade

Publicidade
A esfera gigante foi descoberta em 2016 nos arredores de Zavidovici, na Bósnia. A bola pré-histórica ajudou a ganhar seu descobridor, Semir Osmanagich, o apelido de “Bosnian Indian Jones”. Esta esfera pode ser bastante valiosa, pois provavelmente tem um alto teor de ferro. Se a pedra foi feita pelo homem, então é a maior estrutura desse tipo na Europa, e pode apontar para civilizações avançadas do passado sobre as quais não sabemos muito atualmente.
33. Saco de dinheiro amaldiçoado encontrado em quintal
Local: Johnsburg, Illinóis
Ano da Descoberta: 2011
Valor Estimado: $150,000*
Quando Wayne Sabaj descobriu uma bolsa de náilon com $150.000 em seu quintal, ele estava desempregado havia dois anos. Mas, a bolsa foi um milagre ou uma maldição? Sabaj o entregou à polícia, que lhe disse que se ninguém mais reivindicasse o dinheiro até o final de 2012, ele seria devolvido.
Publicidade

Publicidade
A vizinha de Sabaj, Dolores Johnson, alegou que se livrou do dinheiro porque estava “amaldiçoado”. Ela morreu pouco após contar à polícia sobre a maldição do dinheiro. Então, o próprio Sabaj morreu, seguido por seu pai. Embora seu advogado tenha dito que nenhum crime foi suspeito em sua morte, os teóricos da conspiração ainda afirmaram que a Maldição da Bolsa de Dinheiro de Náilon foi o que o matou (e duas outras pessoas) no final. Talvez um dia vejamos um documentário do Hulu rastreando a bolsa de volta às suas origens miseráveis.
34. Action Comics #1 encontrado escondido na parede
Local: Minnesota, EUA
Ano da Descoberta: Década de 2010
Valor Estimado: $176,000*
É incrível o que as pessoas encontram em suas casas quando as renovam, principalmente se as casas foram construídas décadas atrás. David Gonzales, ao reformar sua casa em Minnesota, descobriu uma cópia da Action Comics #1, que marcou a primeira aparição do Superman na série DC.
Publicidade

Publicidade
Os quadrinhos da Action Comics do concorrente Marvel estavam entre os mais lucrativos, e as primeiras versões agora são difíceis de encontrar entre os colecionadores de quadrinhos. A cópia de Gonzales, que mais tarde ele vendeu por quase $200.000, estava em melhores condições do que muitas outras por aí. Acredite ou não, os antigos proprietários, que construíram a casa em 1938, usavam a revista em quadrinhos, com uma série de outros papéis, como isolamento para suas paredes.
35. Casal encontra poço medieval sob o chão da sala de estar
Local: Plymouth, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2015
Valor Estimado: Desconhecido
Um casal britânico estava tentando descobrir por que sua sala de estar não estava nivelada quando encontraram uma descoberta incrível sob sua fundação. Quando eles puxaram as tábuas do piso, descobriram um poço de 10 metros de profundidade que remonta aos tempos medievais.
Publicidade

Publicidade
Após algumas pesquisas, o poço foi construído em 1500 como parte de um aqueduto. Sir Francis Drake construiu o aqueduto para transportar água de Plymouth para Dartmouth. Desde que descobriram o poço, os proprietários o cobriram com um alçapão e instalaram luzes para exibi-lo. Vamos torcer para que isso não acabe como o enredo para a próxima instalação de O Chamado.
36. Casal encontra 66 garrafas de uísque da época da Lei Seca escondidas em parede
Local: Ames, Nova Iorque
Ano da Descoberta: 2020
Valor Estimado: $66,000*
Nick Drummond e Patrick Bakker descobriram algo incomum em sua casa de 100 anos. O casal encontrou sessenta e seis garrafas da época da Lei Seca escondidas nas paredes da residência do centurião. A dupla foi informada de que sua casa foi construída por um infame contrabandista, mas, na época, eles a descartaram como uma mera lenda local.
Publicidade

Publicidade
Ou seja, até 2020, fizeram sua descoberta durante uma reforma em casa. Nick e Patrick encontraram as garrafas em esconderijos acessados por escotilhas no chão e nas paredes. O uísque da Era da Lei Seca é avaliado em cerca de US $1.000 por garrafa, conforme a Blacktail NYC, então parece que o casal estava sentado em uma mina de ouro cheia de uísque.
37. Família encontra malas cheias com $1 milhão na estrada
Local: Condado de Caroline, Virgínia
Ano da Descoberta: 2020
Valor Estimado: $1 milhão*
Recolher lixo na beira da estrada parece um passatempo sem encanto, mas, para uma família, definitivamente valeu a pena. Enquanto viajava pela Virgínia, uma família viu dois sacos brancos na beira da estrada que acreditavam ser lixo. Com a intenção de limpar o que pensavam ser lixo, eles jogaram os sacos de “lixo” na parte de trás do carro.
Publicidade

Publicidade
Quando os abriram, descobriram que não eram os refugos de um percevejo que haviam encontrado – era um milhão de dólares. A família fez a coisa certa e entregou o dinheiro ao escritório do xerife. Infelizmente, o dinheiro não parece ter vindo de uma fonte glamorosa ou de filmes de grande sucesso. Supostamente era da propriedade dos correios, e as malas caíram de um caminhão a caminho do banco.
38. 239 moedas de ouro raras descobertas nas paredes de mansão francesa
Local: Bretanha, França
Ano da Descoberta: 2021
Valor Estimado: $356,000*
Moedas de ouro raras são a ideia clássica de tesouro. Quando um pirata abre seu baú do tesouro em um filme, é isso que todos esperamos estar lá. Normalmente, esses tesouros não são encontrados nas paredes das mansões, mas foi exatamente o que aconteceu em uma propriedade histórica na Bretanha, na França.
Publicidade

39. Lápides levadas à margem de praia
Local: Ocean Beach, San Diego, Califórnia
Ano da Descoberta: 2012
Valor Estimado: $1,000-$3,000 por lápide* (Adj. Para Inflação)
Bem, esta é certamente uma boa maneira de surfar em um dia divertido de praia. Em 2012, dois banhistas descobriram algo incomum em Ocean Beach, em San Francisco. Eles encontraram a lápide de Emma Bosworth, de vinte anos, que morreu em 1876. Apenas um mês depois dessa descoberta, outra lápide flutuou na praia.
Publicidade

Publicidade
Esta datava de 1890 e pertencia à Delia Prescott, que morreu com apenas 26 anos. As lápides chegaram a Ocean Beach porque San Francisco transferiu cemitérios nos limites da cidade para Colma, Califórnia. Durante a transferência, lápides foram deixadas para trás, onde foram reaproveitadas em uma rocha. Quando partes da rocha deslizaram, essas lápides chegaram à praia para assustar os banhistas.
40. Casal encontra “tesouro enterrado” no quintal de casa
Local: Staten Island, Nova York
Ano da Descoberta: 2018
Valor Estimado: $52.000*
Em alguns casos dessa lista os tesouros aparentemente enterrados se revelaram tesouros roubados. Em Staten Island, os Emanuel ficaram animados quando encontraram uma caixa de metal apodrecida na terra do quintal de casa. O casal Matthew e Maria encontrou a caixa enquanto plantava árvores ali.
Publicidade

Publicidade
Ao abrir a caixa, encontraram artigos no valor de $52.000, que incluíam notas de $100, diamantes, ouro e jade. Dentro de uma sacola também havia um pedaço de papel com o endereço do vizinho do casal. Matthew e Maria bateram na porta ao lado e perguntaram aos vizinhos se eles já tinham sido roubados. Os vizinhos disseram que de fato tinham sido roubados há vários anos. Resumindo: a polícia de Nova York devolveu os $52.000 de objetos aos seus donos originais.
41. Maior pérola do mundo, guardada embaixo de uma cama por 10 anos
Local: Palawan, Filipinas
Ano da Descoberta: 2009
Valor Estimado: $93 milhões*
O que há embaixo da sua cama? No geral, chumaços de poeira e objetos aleatórios vão parar no espaço abaixo do estrado, que acabaram ali em algum momento ao longo dos anos. Uma pessoa em Palawan, nas Filipinas, encontrou algo totalmente inusitado: uma pérola de 34 quilos que ficou ali por dez anos.
Publicidade

Publicidade
O dono da cama esqueceu que a pérola estava ali, depois de ter guardado a preciosidade extraída de um mexilhão gigante embaixo da cama para dar sorte. Agora chamada de pérola Puerto Princesa, essa esfera preciosa de 5,6 cm por 2,54 cm fica na prefeitura municipal da cidade onde foi descoberta. De acordo com a NPR, a pérola, originalmente encontrada por um pescador, hoje vale $93 milhões.
42. Sótão cheio de peças antigas preciosas achado num prédio
Local: Geneva, Nova York
Ano da Descoberta: 2020
Valor Estimado: $5.000* (preço da fotografia de Susan B. Anthony)
Imagina esse presente surpresa? Quando David Whitcomb comprou um prédio em Geneva, em Nova York, em dezembro de 2020, ele pretendia usá-lo como a sede de seu escritório de advocacia. Mas quando ele e um amigo exploraram a estrutura de sua nova compra, descobriram que ela abrigava um sótão secreto cheio de peças antigas e históricas bastante valiosas.
Publicidade

Publicidade
O sótão não era mencionado na papelada original do prédio, já que o terceiro andar não era usado havia anos. No final, descobriu-se que o esconderijo era o escritório de James Hale, um fotógrafo bastante famoso na história da arte. No escritório, Whitcomb achou impressões originais de fotos de personalidades como Susan B. Anthony.
43. Casal descobre mala dos anos 1950 com $23 mil em dinheiro
Local: Cleveland, Ohio
Ano da Descoberta: 2016
Valor Estimado: $23.000*
Enquanto fazia reformas em casa, um casal de Cleveland, em Ohio, fez uma descoberta preciosíssima, que valia dezenas de milhares de dólares. Os dois encontraram uma mala dos anos 1950 cheia de dinheiro enrolado em papel encerado. O valor das notas era de $23.000. De acordo com o jornal Plain Dealer achado na mala, o dinheiro foi escondido ali em 1951.
Publicidade

Publicidade
O casal anônimo, que disse que usaria o dinheiro para pagar a hipoteca, morava na casa havia anos quando descobriram todo esse dinheiro. Os dois se dedicavam a reformar a casa de 100 anos, e essa parte da reforma foi uma das últimas a ser executada no imóvel.
44. Anéis encontrados na Amazônia
Local: Floresta Amazônica
Ano da Descoberta: 2014
Valor Estimado: N/A
A Amazônia é conhecida por ser uma das maiores florestas do mundo e abriga mais de 4.700 espécies de animais, além de uma porção de segredos. Muitas descobertas no lugar desafiavam as explicações científicas. O conjunto dos Anéis Amazônicos é uma dessas descobertas inusitadas.
Publicidade

Publicidade
Anéis circulares, escondidos na paisagem amazônica, foram encontrados na floresta por meio de uma busca aérea. Pesquisadores estabeleceram que os anéis são mais antigos que a própria floresta. É improvável que povos antigos conseguissem criar esses anéis, já que eles acabariam danificando a própria mata. A história por trás desses detalhes incomuns é desconhecida até hoje.
45. Figuras misteriosas encontradas dentro de uma caverna no Alabama
Local: Alabama
Ano da Descoberta: 2022
Valor Estimado: Inestimável
Durante mil anos, a maior caverna da América do Norte permaneceu desconhecida. Isto é, até 2022, quando pesquisadores que faziam escaneamentos tridimensionais encontraram enormes pinturas rupestres de indígenas americanos no interior escuro e apertado da Caverna Sem Nome 19, situada no Alabama (o nome não foi revelado para que a caverna não fosse vandalizada por visitantes arruaceiros).
Publicidade

Publicidade
As pinturas incluíam quatro figuras humanas com trajes sofisticados e uma cascavel-diamante-ocidental. A verdadeira história por trás das imagens é desconhecida, embora alguns historiadores acreditem que elas representam espíritos, considerando que os indígenas do lugar viam cavernas como portais sagrados para o submundo.
46. Imagem de 2 mil anos de um gato, esculpida num morro no Peru
Local: Linhas de Nasca, Peru
Ano da Descoberta: 2020
Valor Estimado: N/A
As pessoas são “cat lovers” há milhares de anos. No Peru, arqueólogos esculpiam um mirante nas Linhas de Nasca, um patrimônio da humanidade da UNESCO. Durante o processo, encontraram a imagem apagada de um gato. No início, era difícil ver o geoglifo, pois o desenho ficava numa inclinação íngreme que já havia sido deteriorada pela erosão.
Publicidade

Publicidade
O Ministério da Cultura do Peru afirma que a imagem do gato tinha ao menos 2 mil anos; o estilo do desenho indica que a obra foi feita no fim do período tardio Paracas. Com 36 metros de comprimento, tem linhas com larguras entre 30 e 40 centímetros.
47. Tesouro com pôsteres de Hollywood “perdidos” encontrado embaixo do assoalho de uma casa
Local: Alberta, Canadá
Ano da Descoberta: 2009
Valor Estimado: $600.000*
Quando se muda para uma casa nova, a tendência é reformá-la. Algumas dessas reformas incluem obras que arrancam os pisos de madeira, o que pode acabar revelando tesouros desconhecidos. Um proprietário sortudo em Alberta, no Canadá, encontrou uma enorme coleção de pôsteres “perdidos” embaixo de casa durante uma dessas obras.
Publicidade

Publicidade
Os pôsteres de A Dança da Vida, Mulher Parisiense dos Cabelos de Fogo e outros filmes foram achados no tesouro. Embora os pôsteres estivessem ali havia anos, as cores das impressões ainda eram vívidas – os artigos estavam em ótima condição. O valor total dos pôsteres foi estimado pela Heritage Auctions, que deu o preço de $600.000 à descoberta.
48. Estudante de medicina encontra o célebre tesouro de Forrest Fenn
Local: Montanhas Rochosas
Ano da Descoberta: 2020
Valor Estimado: $2 milhões*
Anos atrás, um vendedor de antiguidades enterrou $2 milhões em peças em meio às Montanhas Rochosas. Forrest Fenn era um homem bastante incomum: criou uma caça ao tesouro que acabou pondo algumas pessoas em risco, o que acabou tirando a vida de algumas pessoas que partiram em busca da bolada. O magnata do mundo da arte desafiou caçadores de tesouro a encontrar as peças que havia escondido. Anos passaram sem que ninguém realizasse a façanha.
Publicidade

Publicidade
Um estudante de medicina anônimo conseguiu encontrar o tesouro que se escondeu de 300 mil pessoas. O marchand publicou as pistas da caça ao tesouro em The Art of the Chase e disse que sentiu um misto de tristeza e felicidade quando o estudante conseguiu desvendar o local sugerido por seu código.
49. Enorme reservatório de “água secreta” em Marte
Local: Marte
Ano da Descoberta: 2021
Valor Estimado: N/A
Uma sonda espacial chinesa chamada Zhurong pousou em Utopia Planitia, uma planície no hemisfério norte de Marte, em 2021. A sonda aterrissou no mesmo lugar aonde a Viking 2, a sonda da NASA, havia chegado em 1976. A missão da Zhurong era encontrar vida antiga, e a espaçonave continua a orbitar Marte até agora.
Publicidade

Publicidade
Dados extraídos da Zhurong animaram cientistas e pessoas que acreditam que há vida em outros planetas. A sonda fez achados que indicavam que a Bacia da Utopia Planitia já foi repleta de água, o que significa que Marte nem sempre foi tão seco e frio quanto se achava. A descoberta de minerais molhados indica que em algum ponto do passado ou do futuro existiu ou pode existir vida ali.
50. Declaração de independência dos EUA encontrada numa loja de usados
Local: Pensilvânia
Ano da Descoberta: 1991
Valor Estimado: $2,18 milhões*
Dá para achar muita coisa esquisita em lojas de usados, e alguns têm a sorte de encontrar itens bastante valiosos nesse tipo de estabelecimento. Foi isso que aconteceu com um colecionador da Pensilvânia, quando visitou um mercado de pulgas. Ele comprou um quadro “horroroso” por $4 não pela arte, mas pela moldura da obra, que adorou. Quando ele removeu a tela, descobriu uma cópia da Declaração de Independência dos EUA.
Publicidade

Publicidade
Depois de autenticar o achado, ele descobriu que a cópia se trata da primeira impressão da relíquia histórica. Quando o objeto foi leiloado em 1991, foi estimado em $1 milhão (mais ou menos $2,18 milhões em valores atuais).
51. Quadro de milhares de dólares encontrado por um aluno numa loja de usados
Local: Berlim, Alemanha
Ano da Descoberta: 2018
Valor Estimado: $27.630*
Estudantes costumam frequentar lojas de usados a fim de achar móveis baratos. Um deles, uma aluna bastante sortuda, comprou um sofá-cama por apenas $215 numa loja em Berlim, na Alemanha. Quando ela abriu o móvel em casa, descobriu uma pintura que vale 100 vezes esse preço.
Publicidade

Publicidade
Depois de autenticar o quadro, descobriu-se que a pintura de 25,4 por 38,1 centímetros era a “Preparativos para a Fuga para o Egito”, obra criada por um artista desconhecido que trabalhou com Carlo Saraceni, um pintor veneziano famoso, de 1605 a 1620. Como o quadro sobreviveu a todo esse tempo em boas condições é um mistério. A obra foi vendida num leilão por $28.000 em Hamburgo.
52. Abrigo nuclear secreto encontrado na casa de um casal
Local: Woodland Hills, Califórnia
Ano da Descoberta: 2013
Valor Estimado: $5.400*
Os anos 1960 foram uma época bastante intensa para o mundo inteiro. Os EUA e a Rússia mantinham uma disputa acirrada, e muitos confiavam na possibilidade de uma guerra nuclear. Alguns chegaram a construir abrigos e bunkers no quintal. Em 2013, um casal de Woodland Hills, na Califórnia, descobriu um desses em sua nova casa.
Publicidade

Publicidade
Embora eles soubessem do bunker ao comprar a casa, na época achavam que se tratava apenas de um buraco no solo. Quando foram explorar o lugar, encontraram uma cápsula do tempo subterrânea cheia de artigos vintage, como alimentos, água, roupas de cama e muito mais.
53. Antiga “cidade de gigantes” revelada na Etiópia
Local: Harla, Etiópia
Ano da Descoberta: 2017
Valor Estimado: Inestimável
Arqueólogos que faziam escavações em Harla, na Etiópia, encontraram uma antiga cidade que esclareceu muito da história do comércio entre a Ásia e o Leste da África. Os pesquisadores se interessaram pelo local quando ouviram uma lenda de Halaa sobre uma “cidade de gigantes” que existiu ali há muito tempo.
Publicidade

Publicidade
Os habitantes do lugar haviam encontrado as ruínas da cidade, que era tão grande que acharam que os construtores eram de uma raça de gigantes. Embora nenhuma evidência indique que esse povo tenha existido, a área secular já rendeu descobertas como cristais, vasos e contas de vidro, búzios, cornalinas e cerâmica, entre outros objetos da China, da Índia e do Egito. Após as descobertas, os arqueólogos concluíram que a cidade antiga era um destino cosmopolita no Leste da África.
54. Rabino encontra $98.000 numa escrivaninha que ele comprou do Craigslist
Local: New Haven, Connecticut
Ano da Descoberta: 2013
Valor Estimado: $98.000*
Um rabino encomendou uma escrivaninha pelo Craigslist, como muitos americanos fazem, quando precisam de um móvel mais barato. Apesar de ter pedido só a mesa, ele encontrou muito mais, quando desmontou o móvel para colocar em sua van.
Publicidade

Publicidade
Quando o rabino de New Haven, em Connecticut, retirou as gavetas da escrivaninha usada, encontrou um saco de plástico cheio de dinheiro. A soma total? $98.000. Em vez de ficar com a grana, o rabino Muroff, professor do nono ano de uma Yeshivá (um tipo de instituição educativa judaica), pensou imediatamente em devolver o dinheiro. O rabino Muroff disse que não era dele. Ele e sua esposa, que acharam o saco cheio de notas, sabiam que Deus esperava que eles fizessem a coisa certa e devolvessem a quantia.
55. Afinador de piano descobre várias moedas de moedas inglesas de ouro dentro do instrumento
Local: Shrewsbury, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2017
Valor Estimado: $400.000-$600.000*
A Faculdade Comunitário Bishops Castle contratou um afinador para consertar um piano velho. Quando o profissional desmontou o instrumento, descobriu o que seria considerada a maior quantidade de moedas de ouro já descobertas na Grã-Bretanha. O antigo dono do ouro escondera o ouro no piano, mas acabou deixando tudo dentro do instrumento.
Publicidade

Publicidade
O Tribunal Legista de Shrewsbury declarou a descoberta um “tesouro”, o que significa que a faculdade e o afinador poderiam dividir as moedas. Os 913 soberanos (moedas de ouro usadas na Inglaterra) circularam no mercado entre 1847 e 1915, e o valor total estimado do conjunto é de $400.000 a $600.000. Embora 50 pessoas tenham alegado que o tesouro era delas, o legista do condado, John Ellery, não acreditou em nenhuma delas. No fim, afirmou que a identidade do verdadeiro dono era “desconhecida”..
56. Bombas da Segunda Guerra Mundial, achadas num bairro de Orlando
Local: Orlando, Flórida
Ano da Descoberta: 2008
Valor Estimado: $10 milhões* (custos de limpeza)
Esse achado não é exatamente o tipo de coisa que você gostaria de encontrar no seu bairro, já que não é nada tão inofensivo quanto ouro ou qualquer outro tipo de tesouro. Num bairro de Orlando, na Flórida, descobriu-se que bombas funcionais da Segunda Guerra Mundial foram escondidas ao longo de um complexo com mil casas.
Publicidade

Publicidade
O complexo já foi chamado de PineCastle Jeep Range, onde engenheiros testavam bombas durante a Segunda Guerra Mundial. O exército americano teve que resgatar as bombas e limpá-las, gastando um total de $10 milhões no processo. Em 2008, ao longo dos jardins bem-cuidados, bandeirinhas vermelhas sinalizaram os pontos onde as bombas estavam enterradas. Muitos ficaram ultrajados pelo fato de que o exército americano tenha permitido a construção de imóveis numa área cheia de explosivos subterrâneos, com razão.
57. Tesouro precioso encontrado por um austríaco que fazia escavações no quintal
Local: Wiener Neustadt, Áustria
Ano da Descoberta: 2011
Valor Estimado: Desconhecido
Se isso não te estimular a escavar o seu quintal inteiro, nada mais seria capaz de te levar a fazer isso. Na primavera de 2011, um austríaco revolvia a terra de seu quintal quando encontrou um verdadeiro tesouro. O achado incluía centenas de joias, que incluíam 200 anéis, fivelas ornamentadas, broches, pratos de prata e muito mais.
Publicidade

Publicidade
Muitos dos fragmentos dos objetos estavam incrustados com corais fossilizados e outros materiais valiosos. Quando foram avaliados, descobriu-se que o tesouro datava de 650 anos atrás. Embora o governo austríaco nunca tenha estabelecido o valor monetário do achado, considerou-o uma das “mais importantes” descobertas de tesouros medievais da história do país.
58. Ossos de mastodontes num lago em Nova York
Local: 2000
Ano da Descoberta: Hyde Park, Nova York
Valor Estimado: $6.000*
Há muito tempo, os dinossauros dominavam a Terra. Até hoje, milhões de anos depois, continuam encontrando pedaços enormes dos ossos dessas criaturas gigantescas. No Hyde Park, em Nova York, um homem chamado Larry Lozier dragava o laguinho de seu quintal quando encontrou o que parecia uma tora de madeira grande, coberta de lama.
Publicidade

Publicidade
Quando ele removeu um pouco da sujeira, Lozier viu uma junta deformada. Ele soube na hora que se tratava de algo “incomum”, e de fato acertou na mosca. Cientistas de todos os EUA viajaram para o quintal de Lozier, onde se descobriu que havia um pedaço preservado do esqueleto de um mastodonte.
59. Maior diamante do mundo, achado no Arkansas
Local: Murfreesboro, Arkansas
Ano da Descoberta: 1924
Valor Estimado: $1 milhão*
Quando você pensa em extração de diamantes, o comum é pensar nas minas africanas. Nos EUA, no entanto, já houve muitas descobertas raras desse tipo de pedra preciosa, de visual espetacular. Em 1924, em Murfreesboro, no Arkansas, durante a escavação inicial de uma área, um menor encontrou o que seria o maior diamante achado nos EUA até hoje.
Publicidade

Publicidade
Posteriormente denominado Tio Sam, o diamante tinha 40,23 quilates. O mineral era branco com uma crosta rosa e foi vendido por um negociador de Boston por $150.000 para um colecionador particular em 1971. Em valores atuais, o diamante vale $1 milhão. O Departamento de Parques Estaduais de Arkansas descreveu o Tio Sam como um diamante “um em um bilhão “.
60. Navio de mil anos enterrado numa fazenda
Local: Edoy, Noruega
Ano da Descoberta: 2019
Valor Estimado: $545.000*
Uma equipe de arqueólogos, que usava um radar penetrante, descobriu algo bastante inusitado no solo de uma fazenda na Noruega. Os profissionais descobriram que, abaixo da superfície gelada, havia um navio que remonta ao período merovíngio, também chamado de viking. O navio estava enterrado apenas 6 centímetros abaixo da terra.
Publicidade

Publicidade
A equipe trabalhava na área num projeto totalmente diferente – basicamente acharam o navio por pura sorte, que fazia parte de um monte funerário de mil anos. O método da pesquisa, que usou um radar poderoso, foi o mesmo usado para achar o Navio Gjellestad, igualmente enterrado na Noruega.
61. Pedras monumentais da Idade do Bronze
Local: Stroud, Gloucestershire, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2001
Valor Estimado: Inestimável
Um historiador amador começou a procurar a Horestone, uma antiga pedra monumental da Idade do Bronze em 2000. A Horestone já era conhecida no século XII – Stephen Davis começou sua busca centenas de anos depois de a pedra “se perder”.
Publicidade

Publicidade
Davis e um amigo, o historiador Clare Forbes, descobriram a Horestone no próprio quintal de Davis. Essa pedra monumental marca uma cova cavada ali em 2.500 a.C. Acredita-se que a Horestone tenha propriedades mágicas, e é por isso que Davis se sentiu aliviado, quando encontrou a pedra intacta, em perfeitas condições. Segundo ele, mesmo após milhares de anos, a Horestone ainda guardava a atmosfera eterna de um “santuário pagão”.
62. Homem faz descoberta assustadora numa escavação para instalar uma piscina
Local: Nova Orleans, Louisiana
Ano da Descoberta: 2011
Valor Estimado: N/A
Alguns acreditam que Nova Orleans é uma das cidades mais mal-assombradas dos EUA, e achados como este podem provar que essas pessoas estavam certas. Nem todas as descobertas são tesouros – algumas parecem saídas de um conto de terror. Enquanto escavava seu quintal no French Quarter, um homem encontrou um antigo cemitério.
Publicidade

Publicidade
Na área onde morava, uma das mais antigas de Nova Orleans, o homem achou 13 caixões. Ao que parece, o bairro do proprietário abrigou um dos primeiros cemitérios do lugar, no século XVIII. O dono do imóvel disse que esperava encontrar “algo”, já que o bairro se chamava French Quarter; ele só não esperava que fossem restos mortais.
63. Estrutura cônica misteriosa achada no Mar da Galileia
Local: Mar da Galileia, Israel
Ano da Descoberta: 2013
Valor Estimado: Desconhecido
Muitas coisas estranhas já foram encontradas no fundo de oceanos, lagos e outros corpos aquáticos. Pesquisadores testavam um equipamento sonar no Mar da Galileia, em Israel, quando acharam algo bastante inusitado no fundo da água.
Publicidade

Publicidade
A estrutura cônica intrigou os cientistas por ser enorme, com 70 metros de comprimento e 11,9 m de largura. Estima-se que esse cone gigante pesa 60 mil toneladas. A estrutura é parecida com outras construções funerárias descobertas na área, então é possível que se trate de uma estrutura cerimonial. É muito difícil estudar a estrutura, principalmente porque a construção gigante se encontra num ponto tão fundo do mar, mas pesquisadores estimaram sua idade em 6 mil anos.
64. Grupo de esqueletos na mesa para o chá encontrado pelo xerife do condado de La Paz
Local: Rio Colorado, La Paz, Arizona
Ano da Descoberta: 2015
Valor Estimado: $50*
Autoridades do Condado de La Paz se uniram ao Departamento de Bombeiros de Buckskin, no Arizona, quando os bombeiros receberam uma ligação sobre restos humanos no rio Colorado. Um mergulhador desceu até o fundo do rio com uma câmera para averiguar a pista e encontrou dois esqueletos sentados, prestes a tomar chá.
Publicidade

Publicidade
Os esqueletos eram de mentira, graças a Deus, e ambos estavam sentadinhos em cadeiras de jardim. Um deles usava até um par de óculos e um babador. O outro segurava uma placa que dizia “Sonho no Rio” e incluía a data de 16 de agosto de 2014. Será que era uma instalação de arte? Restos de decoração do Dia das Bruxas? Algum tipo de santuário? Ninguém sabe.
65. Jogo do “E.T” para Atari, desenterrado de um aterro sanitário no Novo México
Local: Alamogordo, Novo Mexico
Ano da Descoberta: 2014
Valor Estimado: $5-$10 milhões*
Esta história é chocante e cheia de reviravoltas. No outono de 1983, a desenvolvedora de jogos Atari percebeu que o jogo E.T.: O Extra-Terrestre foi um grande fiasco. A empresa decidiu, então, fazer algo com o estoque excedente do jogo, enterrando grande parte das cópias em Alamogordo, um aterro sanitário no Novo México.
Publicidade

Publicidade
O “Lixão da Atari” se tornou uma lenda urbana, já que ninguém acreditava que o jogo do E.T. tinha sido um fracasso tão grande. Isto é, até 2014, quando uma escavação exploratória em Alamogordo revelou que o Lixão da Atari era real. O jogo da Atari foi tão odiado que enterrar milhões de cópias num deserto no Novo México foi uma alternativa melhor do que revendê-los.
66. Manuscritos do Mar Morto, achados em Israel – 75 anos depois
Local: Cavernas Murabba’at, Reserva Nahal Darga, Israel
Ano da Descoberta: 2021
Valor Estimado: Inestimável
Israel é um lugar cheio de descobertas históricas e religiosas, mas dá para dizer que ninguém esperava esse tipo de coisa. Durante uma inspeção profunda do Deserto da Judeia, o Departamento de Antiguidades de Israel revelou que havia encontrado fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto, a primeira descoberta ligada ao objeto lendário em seis décadas.
Publicidade

Publicidade
Os novos manuscritos continham pedaços dos livros de 12 profetas menores, entre eles Naum e Zacarias. Acreditava-se que a nova descoberta integrava os Profetas Menores, um pergaminho achado no início dos anos 1950 que inclui informações sobre o fim dos tempos. Os manuscritos sobreviveram por milhares de anos graças às condições áridas e quentes que envolviam os originais.
67. Cartas de amor da Primeira Guerra Mundial, achadas dentro de uma parede
Local: EUA
Ano da Descoberta: 2014
Valor Estimado: N/A
A Primeira Guerra Mundial foi um período intensamente traumático para vários países ao redor do mundo, com armamentos potentes e um massacre que fez muitos acharem que o mundo estava perto de acabar. Todos os soldados que participaram do conflito sangrento contaram não só com a companhia de outros soldados, mas com cartas que trocavam com entes queridos.
Publicidade

Publicidade
Um homem fazia uma escavação em sua casa quando achou cartas de amor de 1918 ligadas à guerra na parede do sótão. As cartas foram escritas por um homem chamado Clement, que as enviou para Mary, seu amor. Felizmente o proprietário, Phil Mathies, foi atrás da família de Clement, que confirmou que ele de fato terminou reencontrando Mary quando voltou da guerra.
68. Sistema subterrâneo encontrado por uma mulher na sala secreta de uma casa “assustador”
Local: EUA
Ano da Descoberta: 2021
Valor Estimado: Desconhecido
Esse achado definitivamente pode ser reutilizado em algum filme de terror. Em 2021, uma usuária do TikTok, dona do perfil @JKay compartilhou uma série de vídeos que mostravam os espaços estranhos que ela achou na casa alugada por ela, construída em 1959.
Publicidade

Publicidade
Esses espaços formavam uma espécie de sistema labiríntico ao longo da casa. Uma porta em miniatura, por exemplo, na altura do chão, dava acesso a um caminho subterrâneo estreito que seguia até o teto de outro cômodo. Não precisamos nem dizer que a @JKay ficou horrorizada (com razão), definindo os túneis como “algo que não faz sentido” em sua casa.
69. Porta de britânica identificada como artefato raro do Sri Lanka
Local: Devon, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2013
Valor Estimado: $47.500*
A porta que dá para o jardim de uma casa em Devon, no Reino Unido, era muito mais do que parecia ser à primeira vista. Os donos da casa avaliaram o degrau na frente da porta e descobriram que não era um degrau – era uma antiga pedra-da-lua do Sri Lanka.
Publicidade

Publicidade
Essas Sandakada Pahana ficavam em templos do Período Anuradhapura (400 a.C. a 1.000 d.C.), no Sri Lanka. A proprietária disse que a pedra veio com a casa, comprada por sua família em 1950. A pedra, que aparentemente o governo do Sri Lanka disse querer de volta, foi vendida por $50 mil num leilão da Bonhams em 2013.
70. Catacumbas secretas embaixo das ruas de Indianápolis
Local: Indianápolis, Indiana
Ano da Descoberta: Final do século XIX
Valor Estimado: N/A
Todos já ouviram falar das catacumbas parisienses, aqueles sistemas subterrâneos assustadores. Mas o que as pessoas talvez não saibam é que há catacumbas ao redor do mundo, inclusive sob os pés dos habitantes do Mercado Urbano de Indianápolis.
Publicidade

Publicidade
Não há uma entrada para as catacumbas fora do mercado, e a entrada no interior da construção fica escondida do público. Se você conseguir acessá-la, você verá escadarias que levam a um porão de concreto. Dali, basta seguir para as catacumbas, onde há 140 colunas, dispostas num labirinto subterrâneo. A entrada para as catacumbas de tijolo fica no Tomlinson Hall, construído no século XIX, com quatro andares, que hoje é um centro de convenções.
71. Sala secreta numa casa de um casal
Local: EUA
Ano da Descoberta: 2022
Valor Estimado: $3.000-$10.000* (custos de instalação)
Encontrar um quarto secreto na sua casa nova nunca é um bom sinal, e se filmes de terror nos ensinaram alguma coisa é que precisamos ter cuidado com esse tipo de descoberta. Um casal ficou chocado quando descobriram que a casa em que moravam em Logan, em Utah, tinha uma estranha sala secreta no lounge do imóvel. A entrada ficava atrás de uma estante de livros.
Publicidade

Publicidade
A sala foi incluída nas plantas da casa, construída no final dos anos 1970. O cômodo de concreto só guardava uma cadeira dobrável. Alguns achavam que era um calabouço ou um quarto do pânico, e um usuário do Reddit afirmou que a sala parecia mais um quarto do pânico mesmo. Ainda assim, a cadeira solitária precisa de uma explicação.
72. Tour subterrâneo em Seattle revela uma cidade abandonada
Local: Seattle, Washington
Ano da Descoberta: 1889
Valor Estimado: $8 milhões* (valor dos danos à cidade)
Se você for a Seattle um dia, em Washington, e tiver a oportunidade de fazer o tour do chamado Seattle Underground, não deixe de fazê-lo. Os túneis interconectados abaixo da cidade consistem numa série de corredores, porões e outras vias subterrâneas. Abaixo do solo de Seattle, você vai encontrar ruínas de casas, hotéis e lojas.
Publicidade

Publicidade
Em meados do século XVIII, todas essas construções de madeira ficavam no nível do solo, até serem destruídas por um incêndio causado por um marceneiro que acabou se desentendendo com o fogão. O Grande Incêndio de Seattle destruiu mais de 25 quarteirões e custou $8 milhões à cidade. Durante a reconstrução da área, as ruas foram elevadas a uma altura de quase sete metros, o que fez com que a antiga cidade permanecesse enterrada, mas não esquecida.
73. Maxilar de um famoso “demônio”do mar, achado num lago
Local: Lago Labynkyr, Sibéria, Rússia
Ano da Descoberta: 2014
Valor Estimado: Desconhecido
Lagos podem dar tanto medo quanto oceanos, quando o assunto são as criaturas assustadoras que vagam nas profundezas. No Lago Labynkyr, na Sibéria, na Rússia, mergulhadores descobriram os restos de um “demônio do mar”. Os habitantes do lugar alegaram pela primeira vez que o demônio vivia no lago no século XIX; em 2013, provou-se que estavam corretos.
Publicidade

Publicidade
O maxilar e o esqueleto gigante foram encontrados no fundo do lago, centenas de metros abaixo da superfície da água congelante. Os mergulhadores escanearam o “demônio do mar” o que não deu uma visão muito detalhada da criatura: não foi possível concluir se era um peixe, um réptil, um anfíbio ou alguma outra criatura gigante.
74. Guepardo encontrado por um menino no jardim de casa
Local: Cambridgeshire, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2008
Valor Estimado: $1.000-$2.000*
Toby Taylor tinha nove anos em 2008, quando topou com algo que o fez correr para a mamãe. Ele encontrou um guepardo no jardim dos fundos de sua casa em Cambridgeshire. Ele não tentou passar a mão no bicho; em vez disso, foi logo contar à mãe o que tinha achado. Ela inclusive não acreditou no filho, a princípio.
Publicidade

Publicidade
Quando Jules, a mãe da criança, viu o guepardo com os próprios olhos, ligou para a emergência na hora. Ao que parece o guepardo escapara do Zoológico Hamerton. Pouco tempo depois da chamada de emergência, a polícia e trabalhadores do zoológico apareceram para resgatar o felino pintado, sem dúvida confuso por ter parado no jardim de alguém.
75. Sistema de túneis subterrâneo cheio de morcegos
Local: Sul da Itália
Ano da Descoberta: 2020
Valor Estimado: Desconhecido
O proprietário de uma casa no sul da Itália descobriu que o imóvel incluía uma “Batcaverna” e contou a história no Reddit. Ele comprou a casa de seis quartos e dois banheiros em 2020 e sabia que havia alguns túneis ali, mas todos eram descritos como locais de “armazenamento”. Na escritura, por outro lado, os túneis eram descritos como salas de jantar.
Publicidade

Publicidade
Quando o comprador conseguiu explorar os túneis, ficou chocado com a profundeza das vias. O sistema subterrâneo tinha três andares, que se espalhavam por centenas de metros quadrados. Infelizmente muitas dessas cavernas subterrâneas estavam cheias de morcegos. O dono teve que tomar cuidado até para explorar a descoberta fascinante e assustadora.
76. Trabalhadores rodoviários encontraram uma múmia chinesa antiga
Localização: Taizhou, Jiangsu, China
Ano de descoberta: 2011
Valor estimado: Indisponível (Restos mortais)
É incrível quantas relíquias antigas e históricas podem ser encontradas por mero acaso. Em março de 2011, trabalhadores rodoviários na China estavam trabalhando duro para cavar uma nova passagem quando descobriram os restos incrivelmente bem preservados de uma mulher de 700 anos da dinastia Ming, que governou a China de 1368 a 1644.
Publicidade

Publicidade
A mulher era de alto escalão, a julgar por sua forma, que estava abrigada em uma tumba de madeira. As feições da mulher, do rosto aos sapatos, permaneceram em sua condição original e quase não se deterioraram. Por meio dessa descoberta, os antropólogos conseguiram ter uma visão real de como era a vida das pessoas na dinastia Ming.
77. 11 cobras indianas venenosas encontradas no Missouri
Localização: Springfield, Missouri
Ano de descoberta: 1953
Valor estimado: $1,650*
A cobra indiana é encontrada na Índia, Sri Lanka, Bangladesh, Paquistão, Butão e Nepal. A cobra naja é uma das espécies responsáveis pela maioria das picadas de cobra na Índia. Essa cobra muito venenosa tem uma mordida dolorosa e poderosa que pode levar alguém à insuficiência respiratória muito rapidamente.
Publicidade

Publicidade
O último lugar que você esperaria encontrar uma naja é no meio dos EUA, mas foi exatamente o que aconteceu em 1953 no Missouri. Onze desses répteis aterrorizantes escaparam pelas ruas de Springfield, mantendo os moradores em alerta de agosto a outubro. Vários moradores se depararam com essas cobras, lutando contra elas com enxadas de jardim e o que mais estivesse à mão. Não foi até trinta anos depois que foi revelado que o dono de uma loja de animais local soltou essas cobras venenosas.
78. A mais nova cidade subterrânea antiga da Turquia foi descoberta acidentalmente por trabalhadores
Localização: Nevsehir, Turquia
Ano de descoberta: 2019
Valor estimado: Indisponível
Em 2019, trabalhadores da província de Nevsehir, na Turquia, estavam realizando um projeto de renovação urbana quando descobriram algo muito assustador e inesperado. Uma cidade de 5.000 anos medindo 100 acres (cinco milhões de pés quadrados) estava 370 metros abaixo do solo.
Publicidade

Publicidade
A cidade de três andares tinha túneis, casas, casas de culto e muito mais. Partes da cidade foram inundadas, explicando os problemas de inundação que Nevsehir vinha tendo. Em uma das salas deste refúgio há muito perdido havia uma pequena estatueta, que os antropólogos na Turquia acreditam ser uma espécie de ícone para os antigos habitantes desta cidade subterrânea.
79. O enigma de Williams: Uma rocha estranha
Localização: Desconhecido (Descobridor se recusou a dizer)
Ano de descoberta: 1998
Valor estimado: $500,000*
Em 1998, John J. Williams estava caminhando quando notou uma saliência metálica incomum saindo da terra. Ele desenterrou o que era uma pedra de aparência estranha e a levou para casa, limpando-a. Ele a analisou, e a rocha era feita de granito, feldspato e quartzo. Williams, um engenheiro eletrotécnico, acreditava que a rocha tinha cerca de 100.000 anos.
Publicidade

Publicidade
A rocha tinha um componente elétrico que tinha uma atração magnética fraca, e esse dispositivo fazia parte da rocha — não havia sido soldado ou chumbado. Williams nunca revelou a localização precisa dessa descoberta, embora tenha dito que a encontrou longe da civilização humana. Sua teoria? Esta rocha é um antigo dispositivo alienígena.
80. Locomotivas que datam da década de 1850 encontradas no fundo do mar
Localização: Ao largo da costa de Nova Jérsei
Ano de descoberta: 2013
Valor estimado: Desconhecido
Vimos cemitérios humanos descobertos em lugares incomuns nesta lista, mas um cemitério de trem é algo novo. Em 2013, arqueólogos que vasculharam o Oceano Atlântico na costa de Nova Jersey descobriram dois trens enterrados sob 27 metros de água salgada. As máquinas a vapor estavam em boas condições, pois o sal da água as preservou por quase dois séculos.
Publicidade

Publicidade
Alguns acreditam que as máquinas estavam sendo transportadas por um navio que afundou em uma tempestade. Eles podem ter caído da barcaça, ou a tripulação pode tê-los empurrado para fora do navio para evitar que seu navio afundasse no mar tempestuoso.
81. Homem entediado descobre túnel de 120 anos sob sua casa
Localização: Plymouth, Devon, Inglaterra
Ano de descoberta: 2020
Valor estimado: Desconhecido
Em 2020, muita gente ficou presa em casa e resolveu fazer alguns projetos caseiros. Alguns correram bem, enquanto outros foram dignos de um empreiteiro. Um homem fazendo um projeto caseiro em sua casa em 2020 teve uma experiência completamente diferente.
Publicidade

Publicidade
Ele viu que uma parede em sua casa tinha uma textura diferente das outras e decidiu investigar. Ele derrubou o muro e encontrou um túnel de 120 anos que passava por baixo de sua casa. Quando ele passou pelo túnel, ele encontrou latas de tinta, um jornal velho, latas e garrafas aleatórias, uma bicicleta velha e outros itens aleatórios. Após consultar um amigo historiador, o homem deduziu que aquele velho túnel era uma adega elaborada, uma característica comum das casas do século XIX.
82. Túnel secreto ‘’assustador’’ encontrado enquanto loja era reformada
Localização: Runcorn, Inglaterra
Ano de descoberta: 2022
Valor estimado: Desconhecido
As reformas são uma mina de ouro, pelo menos quando se trata de encontrar objetos estranhos e adições a uma casa ou prédio comercial. Em 2022, dois proprietários de salões em Runcorn, Inglaterra, estavam reformando sua propriedade comercial quando descobriram uma sala secreta e um túnel escondido atrás de uma escada.
Publicidade

Publicidade
A área misteriosa estava cheia de pequenos quadrados de vidro, um espelho manchado, tijolos e um arco de arenito. A dona do salão, Adele Young, disse que ficou “surpresa e atordoada” ao encontrar uma sala secreta tão estranha atrás de seu negócio. Agora, Young diz que acredita que seu salão é “assombrado” (e ela não acha que isso seja uma coisa ruim).
83. Menino e seu pai encontraram os destroços de um avião alemão
Localização: Birkelse, Jutland, Dinamarca
Ano de descoberta: 2017
Valor estimado: $495,000* (Preço do avião)
Daniel Kristiansen, um estudante de quatorze anos na Dinamarca, e seu pai, Klaus, estavam investigando um campo próximo para o dever de casa de Daniel sobre a Segunda Guerra Mundial. Segundo as lendas familiares dos Kristiansens, um velho avião alemão caiu perto de sua fazenda em 1944.
Publicidade

Publicidade
Os dois partiram para encontrar o avião, não esperando que essa lenda da família tivesse algum peso. Mas eles ficaram agradavelmente surpresos quando descobriram um avião de combate da Segunda Guerra Mundial, com um uniforme de piloto, esqueleto e uma carteira velha com moedas. O avião em si era um Messerschmitt Bf 109, um avião de guerra da Luftwaffe amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial.
84. Jardineiro encontrou pedaço de manteiga de 2.000 anos no pântano
Localização: Cavan County, Irlanda
Ano de descoberta: 2016
Valor estimado: $59*
Quem sabe o que está à espreita nos pântanos irlandeses? Muitos podem esperar encontrar algum tipo de fada ou criatura mítica, mas um homem em 2016 descobriu algo ainda mais inesperado. Ele encontrou um pedaço de manteiga de 10 quilos escondidos em um pântano em sua fazenda no condado de Cavan.
Publicidade

Publicidade
A manteiga do pântano foi enterrada a mais de três metros abaixo da caneca e, segundo especialistas, esse condimento tem 2.000 anos. Não apenas isso, mas os arqueólogos dizem que você poderia, se fosse ousado o suficiente, dar uma mordida nesta manteiga, pois provavelmente permaneceu comestível e preservada ao longo do tempo. Felizmente, ninguém pediu para espalhar isso em sua torrada, e esse achado incomum agora está localizado no Museu Nacional da Irlanda.
85. Barcos perdidos descobertos abaixo de São Francisco
Localização: São Francisco, Califórnia
Ano de descoberta: 1920-2017
Valor estimado: Desconhecido
Os navios são importantes embarcações econômicas e de transporte há oito mil anos. Como você pode imaginar, portanto, há muitos destroços de navios escondidos no fundo dos oceanos, pois nem todos esses navios tiveram um destino agradável.
Publicidade

Publicidade
Ao longo dos anos, os arqueólogos descobriram restos de navios não na água, mas sob o centro de São Francisco. Esses navios já foram ancorados na Enseada Yerba Buena até serem abandonados durante o auge da Corrida do Ouro. Cerca de quarenta navios foram encontrados até agora, com estimativas de que outros 35 poderiam estar escondidos sob São Francisco. À medida que a cidade cresceu ao longo dos séculos, a baía foi preenchida e os navios foram simplesmente preenchidos com ela.
86. Turistas alemães encontraram homem das cavernas enterrado no gelo
Localização: Fineilspitze, Alpes Otztal, Fronteira Áustria-Itália
Ano de descoberta: 1991
Valor estimado: Indisponível (Restos mortais)
Em setembro de 1991, dois turistas alemães caminhavam pelos Alpes Otztal quando viram um corpo. Na época, eles pensaram serem os restos mortais de um alpinista, mas, após notificar as autoridades, descobriu-se que o corpo era, na verdade, uma múmia natural de um homem que viveu entre 3350 e 3105 a.C.
Publicidade

Publicidade
Ele foi apelidado de Otzi, o Homem de Gelo, devido a onde foi encontrado. Otzi é a múmia humana natural mais antiga da Europa (até agora), e está atualmente exposta em um museu italiano. Curiosamente, parece que Otzi não faleceu de causas naturais, pois uma ponta de flecha foi encontrada nele quando seu corpo foi exumado.
87. Família descobre esfera misteriosa após incêndio
Localização: 1974
Ano de descoberta: Ilha Fort George, Jacksonville, Flórida
Valor estimado: Desconhecido
Esta é mais uma descoberta que faz as pessoas se perguntarem se os alienígenas estão por trás disso. Em meados da década de 1970, a família Betz encontrou uma esfera de metal incomum que eles chamavam de “Esfera Betz”. Este orbe enigmático estava localizado na floresta de Jacksonville, Flórida, e imediatamente ganhou as manchetes devido a sua estranheza.
Publicidade

Publicidade
A Esfera Betz era do tamanho de uma bola de boliche, e rolava sozinha e fazia um zumbido e vibração agudos. Essa esfera logo se tornou uma história nacional, e a Marinha dos EUA interveio para analisar a esfera. A Marinha descobriu que a esfera era feita de aço inoxidável e determinou que foi feita na Terra, embora não fosse propriedade militar. Muitas pessoas ignoraram a Marinha, optando por manter a teoria muito mais divertida de que os alienígenas colocaram a esfera na floresta da Flórida.
88. Tabuleiro Ouija de 100 anos foi encontrado nas paredes de uma casa
Localização: EUA.
Ano de descoberta: 2016
Valor estimado: $50-$100*
Os construtores ficaram tentados a fugir de casa gritando depois que fizeram essa descoberta em uma ventilação de aquecimento em uma casa americana. Em 2016, um construtor levou um susto quando descobriu um velho tabuleiro Ouija escondido dentro de uma abertura de ventilação atrás de uma parede. Pensava-se que o tabuleiro Ouija tinha cerca de um século.
Publicidade

Publicidade
Esses tabuleiros existem desde 1100 d.C. na China e podem ser usados, segundo alguns, para contatar o mundo espiritual (ou o submundo, se acreditarmos em filmes de terror). Seja você um verdadeiro crente ou não, não pode negar que essa descoberta foi super assustadora.
89. Barco salva-vidas foi encontrado na ilha mais remota do mundo
Localização: Ilha Bouvet, Noruega
Ano de descoberta: 1964
Valor estimado: $1,000-$30,000*
A Ilha Bouvet é famosa por ser a ilha mais remota do mundo. Está localizado a 944 milhas (1.519,22 km) de distância da Antártida, pois é a massa de terra mais próxima dela. Tecnicamente pertence à Noruega, mas está realmente abandonada.
Publicidade

Publicidade
Em uma reviravolta incomum, em 1964, um bote salva-vidas abandonado foi encontrado na ilha. Quem naufragou nesta terra fria e inóspita? O bote salva-vidas pode ter pertencido a um navio de reconhecimento da União Soviética. Não se sabe muito mais sobre a história por trás desse bote salva-vidas aleatório, embora talvez os cientistas descubram mais no futuro, pois uma expedição a esta ilha desabitada foi planejada para o início de 2023.
90. Peixe descoberto em ruas a centenas de quilômetros do oceano
Localização: Yoro, Honduras
Ano de descoberta: Desde os anos 1800
Valor estimado: Indisponível
Lluvia de Peces, também conhecida como Chuva de Peixes, é uma grande tempestade que ocorre uma ou duas vezes por ano em Yoro, Honduras. Durante esta enorme tempestade, pequenos peixes-prateados chovem dos céus nas ruas da pequena cidade, que fica a quilômetros de distância do leito d’água mais próximo.
Publicidade

Publicidade
As explicações para a Lluvia de Peces variam, mas os avistamentos foram confirmados desde o século XIX. Uma equipe da National Geographic observou o fenômeno na década de 1970, dando credibilidade a esse evento estranho. Alguns postularam que a explicação provável são trombas d’água pegando os peixes, levando-os para Yoro e despejando-os na cidade em baldes de “chuva animal”.
91. Pingente de ouro do século XV descoberto enterrado em um campo
Localização: Hertfordshire, Inglaterra
Ano de descoberta: 2009
Valor estimado: $350,000*
Além dos cantos e recantos das casas, os campos abertos são outra grande fonte de achados inesperados. Em 2009, uma dona de casa com um detector de metais estava andando por um campo com seu filho em Hertfordshire, Inglaterra, quando o detector de repente alertou.
Publicidade

Publicidade
A dupla começou a cavar e não precisaram cavar muito antes de descobrir um achado caro. Escondido a 10 cm abaixo do solo estava um pingente de ouro representando Jesus na cruz. O tesouro foi enviado para um laboratório, onde os pesquisadores o encontraram datado do século XV. O valor estimado do tesouro era de cerca de $350.000.
92. Agricultor de arroz desenterrou uma relíquia lendária feita de ouro puro
Localização: Ilha Shikanoshima, província de Fukuoka, Japão
Ano de descoberta: 1784
Valor estimado: $6,010* (Valor base atual)
Conhecido como o Selo Dourado do Rei de Na, um agricultor de arroz encontrou esse tesouro enquanto trabalhava nos campos em 1784 na Ilha de Shikanoshima, na província de Fukuoka, no Japão. O selo é feito de ouro com 95% de pureza, designado como Tesouro Nacional oficial do Japão.
Publicidade

Publicidade
O selo foi levado para a China e presenteado pelo imperador Han a um emissário japonês. Como o selo acabou em uma vala de irrigação séculos depois é desconhecida. O selo foi enterrado sob enormes pedras quadradas que exigiam duas pessoas para serem levantadas. Quando foi descoberto, o clã Kuroda, os líderes da região, imediatamente o manteve até concordar em doá-lo à cidade de Fukuoka dois séculos depois.
93. Primeiros embriões de tiranossauro descobertos
Localização: Alberta, Montana
Ano de descoberta: 2021
Valor estimado: $2,000*
Esta descoberta muito parecida com o Parque dos Dinossauros ocorreu há alguns anos em Alberta, Montana. Os dinossauros tiranossauros rex eram alguns dos maiores do reino, pois podiam crescer até seis metros de altura e correr a uma velocidade de dezessete quilômetros por hora.
Publicidade

Publicidade
O primeiro esqueleto de T. rex foi encontrado no início de 1900. Mais de um século depois, também na mesma região, pesquisadores descobriram embriões de tiranossauro. Esses bebês dinossauros fossilizados forneceram aos cientistas uma excelente oportunidade de aprender sobre os jovens dinossauros T. rex e seu desenvolvimento. Dinossauros juvenis de T. rex são muito raros de encontrar, então cientistas de todo o mundo ficaram imensamente emocionados com essa descoberta.
94. Homem reforma banheiro e encontra míssil
Localização: St. Francis, Wisconsin
Ano de descoberta: 2011
Valor estimado: $22,344* (Preço do foguete V-2)
William Wittman, um aposentado de setenta anos de St. Francis, Wisconsin, estava reformando seu banheiro quando fez uma descoberta incomum em uma das paredes. Ele encontrou um míssil. Imediatamente, ele ligou para a esposa para contar o que havia encontrado e ela, no que lhe concerne, ligou para a polícia.
Publicidade

Publicidade
O míssil de vinte polegadas foi apanhado pelo esquadrão antibombas da polícia e levado ao Departamento de Obras Públicas de St. Francis para detonação. A casa de Wittman já foi de propriedade de um veterano da Segunda Guerra Mundial cujo filho era um ávido colecionador de memorabilia (assim como um veterano da Guerra da Coréia). Ele deve ter colocado as mãos em um míssil e, relutante em entregá-lo, escondeu-o nas paredes por segurança.
95. Fósseis de baleia descobertos em uma fazenda a 200 milhas (321,87 km) de distância do oceano
Localização: Charlotte, Vermont
Ano de descoberta: 1849
Valor estimado: $38,488*
Quando você pensa em onde esperaria encontrar os fósseis de uma criatura marinha, o palpite óbvio é que esteja enterrado fundo no oceano, lago ou outro grande corpo d’água. É por isso que os trabalhadores ferroviários que cavavam debaixo de uma fazenda em Vermont ficaram tão surpresos quando encontraram os fósseis de baleias no solo.
Publicidade

Publicidade
A fazenda em si, ficava a 200 milhas (321,87 km) de distância do oceano, e os ossos estavam abrigados em argila azul-acinzentada. Os proprietários da fazenda mais tarde venderam os ossos para um museu de história por $1.000 (atualmente $38.488). É provável que a baleia tenha sido enterrada lá milhares de anos antes, quando a geografia da Terra parecia muito diferente e muitas áreas terrestres já tinham água.
96. Wallabies australianos encontrados na Irlanda
Localização: Condado de Dublin, Irlanda
Ano de descoberta: 1950s/1960s
Valor estimado: Indisponível
Wallabies são macrópodes nativos da Austrália e da Nova Guiné. Embora nativos dessas áreas, eles de alguma forma acabaram na Irlanda e estão prosperando na ilha remota na costa do condado de Dublin.
Publicidade

Publicidade
A ilha tornou-se o lar desses nativos australianos inesperados depois que uma família rica e conhecida, os Barings, decidiu querer trazê-los de volta à Irlanda para criá-los. Na época, o filho dos Barings, Rupert, tinha planos de abrir um zoológico, mas esses planos foram feitos por engano. Como resultado, os cangurus nunca foram enjaulados – eles foram enviados para uma ilha onde agora vagam livremente.
97. Norman Rockwell de 15 milhão encontrado escondido em uma parede
Localização: Arlington, Vermont
Ano de descoberta: 2006
Valor estimado: $15.4 milhões*
Ocasionalmente, um item muito valioso será encontrado escondido atrás de uma parede. Em 2006, uma pintura Normal Rockwell intitulada Breaking Home Ties foi descoberta atrás de uma parede falsa em uma casa de Vermont. O dono o escondeu de sua ex-esposa, colocando uma farsa convincente em seu lugar porque não queria que sua ex o aceitasse em seu divórcio.
Publicidade

Publicidade
Anos depois, novos proprietários o descobriram e imediatamente o validaram. Depois que foi confirmado que foi pintado por um dos artistas mais famosos da América, Breaking Home Ties foi a leilão na Sotheby ‘s, onde foi vendido por $15,4 milhões.
98. O crânio mais antigo do Homo Erectus
Localização: Sistema de cavernas Drimolen Paleo, Johannesburg, África do Sul
Ano de descoberta: 2020
Valor estimado: Indisponível (Restos mortais)
Ao cavar através do Sistema de Cavernas Drimolen na África do Sul, os paleontólogos descobriram os ossos de pessoas que viveram há milhões de anos. As cavernas primitivas foram o local de 900 ossos e fósseis de humanos primitivos, embora nenhum tão antigo quanto o crânio quebrado descoberto em 2020.
Publicidade

Publicidade
Pesquisadores cavando através das cavernas encontraram um fragmento de crânio de dois milhões de anos de um Homo erectus. Este era centenas de milhares de anos mais velho do que outros fósseis de H. erectus encontrados. Esta foi uma descoberta emocionante para os cientistas, pois forneceu uma nova visão sobre há quanto tempo os humanos existem.
99. Uísque de $50,000 e de 50 anos encontrado debaixo do assoalho
Localização: Fênix, Arizona
Ano de descoberta: 2015
Valor estimado: $64,500*
Esta história tem muitas reviravoltas e começa em uma casa em Fênix, Arizona. Um casal estava reformando sua casa quando descobriu, escondido sob as tábuas do piso, $50.000 em dinheiro e bourbon de cinquenta anos (provavelmente avaliado em cerca de $14.500).
Publicidade

Publicidade
Mas, esse achado era tudo o que se pensava ser? Segundo o Independent, a descoberta foi “provavelmente uma farsa”. Detetives que olharam de perto viram pistas, como um cofre moderno e muito mais, que indicavam que isso poderia ser uma “pegadinha” (AZCentral). Vamos deixar você decidir se acredita que esse incrível achado de tesouro é real ou não.
100. As baterias de Bagdá
Localização: Khujut Rabu, Iraque
Ano de descoberta: 1936
Valor estimado: Desconhecido
A bateria de Bagdá foi descoberta em 1936 em Khujut Rabu, Iraque, perto de Ctesiphon, a antiga capital dos impérios Parthia e Sasanian, as eras das quais se acredita que a bateria foi encontrada. A Bateria de Bagdá é o nome usado para um conjunto de três artefatos – um tubo de cobre, uma barra de ferro e um pote de cerâmica – descobertos juntos.
Publicidade

Publicidade
Wilhelm Konig, do Museu Nacional do Iraque, pensou que o objeto poderia ter funcionado como algum tipo de bateria, embora outros cientistas rejeitam essa afirmação. Outros acreditavam que pode ter sido um antigo recipiente no qual os pergaminhos sagrados foram armazenados. Até agora, o verdadeiro propósito da Bateria de Bagdá de 2.000 anos ainda não foi revelado.
101. A descoberta de Chris McCandless
Local: Rio Sushana
Ano da descoberta: 1992
Valor estimado: N/A
Embora esta descoberta não tenha tanto valor, no sentido tradicional da palavra, ela se tornou parte da história cultural americana. Chris McCandless, um jovem universitário, decidiu viajar pela América do Norte e pelo Alaska no início dos anos 1990. Embora ele tenha viajado sozinho e tenha se mantido em segurança em vários pontos da viagem, McCandless acabou dando de cara com o próprio destino numa área de vegetação no Alaska.
Publicidade

Publicidade
McCandless se instalou num ônibus abandonado que ele achou perto do rio Sushana. O que aconteceu de verdade é incerto até hoje, mas caçadores de alces encontraram McCandless no final do verão de 1992, morto muito provavelmente por desnutrição. A história foi transformada num filme de Hollywood com Emile Hirsch.
102. Médico excêntrico esconde carro de $8,5 milhões numa garagem suja por décadas
Local: Northumberland, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2007
Valor estimado: $8,5 milhões*
Durante seus últimos anos de vida, o médico Harold Carr se mantinha recluso – mesmo os seus filhos não sabiam o que ele andava aprontando. O cirurgião ortopedista morreu em 2007, e quando seus filhos começaram a levantar um inventário, tiveram uma grande surpresa.
Publicidade

Publicidade
Carr escondera um Bugatti 57S Atalante de 1937 (um dos 17 modelos fabricados no mundo), em sua garagem. Carr tinha comprado o automóvel de um lorde de Northumberland nos anos 1950 e manteve o veículo na garagem por décadas, apesar de ter dirigido o carro por pouco tempo nos anos 1960.
103. Mural perdido atrás da parede de uma prefeitura italiana
Local: Florença, Itália
Ano da Descoberta: 2012
Valor estimado: $100-$400 milhões*
Em Florença, em 2012, pesquisadores descobriram algo inusitado atrás das paredes da prefeitura do lugar: um mural criado pelo famoso artista italiano Leonardo da Vinci. Ao descobrir a pintura, revelavam mais uma obra-prima do pintor lendário.
Publicidade

Publicidade
O projeto high-tech autenticou o afresco do século XVI, que ficou escondido por séculos, despercebido. Alguns afirmam que o mural comemora a vitória de Florença contra Milão numa batalha realizada em Anghiari, uma vila medieval na Toscana. Ninguém sabe por que o afresco – que é lindo, mas inacabado, já que Da Vinci saiu de Florença em 1906 – acabou escondido por trás de uma parede.
104. “Praia” misteriosa aparece no meio do deserto tunisiano
Local: Tunísia
Ano da Descoberta: 2014
Valor estimado: Para os locais, inestimável
Quando se está num deserto, a última coisa que a gente espera encontrar é uma praia. Ainda assim, um oásis misterioso apareceu aleatoriamente na Tunísia, o que deixou os habitantes locais muito contentes. Chamada de Gafsa, a praia é um presente divino para o povo de uma região marcada por várias secas.
Publicidade

Publicidade
Pastores descobriram a praia de Gafsa em 2014. Embora as águas verde-escuro tenham sido definidas como cancerígenas, segundo as autoridades, os habitantes não resistem a um mergulho nas águas. Alguns dizem que a atividade tectônica da região fez com que águas subterrâneas aflorassem, mas alguns discordam dessa leitura. De qualquer maneira, ninguém pode negar que Gafsa tem sido bastante divertida para os habitantes do deserto tunisiano.
105. Casal encontra uma banheira velha embaixo da sala
Local: Wisconsin, EUA
Ano da Descoberta: 2020
Valor estimado: $8.000-$25.000*
Mark e Jenny Rosman compraram uma casa em 2017. Quando arrancaram o piso do imóvel durante uma reforma, encontraram uma banheira azul. Os dois – que se disseram “chocados e animados” com a descoberta aleatória, feita bem embaixo da sala – reformaram a própria banheira em 2020.
Publicidade

Publicidade
O casal de Wisconsin comprou a casa de uma idosa. Como a mulher parou de usar a banheira quando ficou mais velha, ela transformou a área numa espécie de sala/escritório. Os Rosmans escavaram a área e ganharam um detalhe que acrescenta de $8.000 a $25.000 ao valor do imóvel, embora a banheira precise de uma boa limpeza.
106. Caveira de 400 anos encontrada no sótão de um cobrador de impostos
Local: Paris, França
Ano da Descoberta: 2010
Valor estimado: N/A
Henrique IV da França reinou há 400 anos. Ele foi o pai de Luís XIV, monarca conhecido como o Rei Sol da França. O período em que Henrique IV ficou no poder foi bastante tenso: ele sobreviveu a 12 tentativas de assassinato e acabou morto na 13ª, quando um fanático religioso atacou sua carruagem, parada no Les Halles.
Publicidade

Publicidade
Centenas de anos depois, a cabeça de Henrique IV apareceu no sótão de um cobrador de impostos francês. O artefato foi descoberto por dois jornalistas que tinham ouvido boatos e pistas sobre o paradeiro da cabeça do monarca. A cabeça foi entregue aos descendentes de Henrique IV, provavelmente para que pudessem enterrá-la.
107. Buraco misterioso num jardim inglês revela estranha descoberta
Local: Reino Unido
Ano da Descoberta: 2016
Valor estimado: Desconhecido
Um buraco no quintal pode ser um sinal de que há algo errada na fundação da da casa, e é por isso que, quando Emma e Kevin James, da Inglaterra, encontraram um em casa, procuraram investigar o problema. O buraco começou na forma de pequenas falhas no solo e acabou se tornando uma fissura quando o casal tentou escavar a área.
Publicidade

Publicidade
Os dois olharam para dentro do buraco e encontraram duas escadas que davam para as profundezas. Isto é, eles acham isso, já que não tiveram a coragem de explorar o buraco sozinhos. Até agora o mistério continua. Após investigarem o assunto, interrogando autoridades municipais, empresas de fornecimento de energia e gás e até os construtores originais da casa, ninguém conseguiu explicar o que exatamente é essa fissura nem como ela surgiu ali.
108. Mala, dinheiro e um bilhete assustador encontrados num entrepiso
Local: EUA
Ano da Descoberta: Desconhecido
Valor estimado: $1.000*
Um proprietário fez um post no Reddit sobre uma descoberta extremamente estranha em sua casa. O usuário conta que encontrou uma velha mala no entrepiso de sua casa. Dentro dela, havia relógios, dinheiro, fitas de vídeo e um bilhete estranho com “Salve-se” pintado com gotas de tinta preta.
Publicidade

Publicidade
O que isso significa? Talvez o antigo proprietário quisesse pregar uma peça na pessoa que encontrasse a mala. Isso não explicaria, no entanto, o dinheiro vivo encontrado dentro dela. O mais provável é que o antigo dono da casa fosse um sobrevivencialista ou conspiracionista. Segundo essa lógica, ele escondeu a mala de forma a ter um “kit de emergência” quando o apocalipse começasse. Não importa a explicação: esse achado é muito assustador, muito mesmo.
109. Espiral cônica misteriosa no deserto egípcio
Local: Perto de Hurghada, Egito
Ano da Descoberta: 1997
Valor estimado: Desconhecido
O deserto egípcio é vasto, e lá deve haver uma porção de coisas totalmente desconhecidas para a maioria da população. Em 1997, imagens aéreas de uma misteriosa espiral cônica vazaram, o que convenceu muita gente de que os alienígenas existem.
Publicidade

Publicidade
Apesar disso, descobriu-se que a espiral misteriosa fora feita por humanos. Três artistas gregos criaram esse mural, uma obra de “land art” formada por duas espirais. Chamada de Desert Breath, ela fica perto de Hurghada, perto da costa do Mar Vermelho. Embora os cones pareçam formigueiros gigantes, são apenas instalações artísticas lindas e engenhosas.
110. Neve laranja cobre o Leste-Europeu
Local: Bulgária, Romênia, Ucrânia, Rússia
Ano da Descoberta: 2018
Valor estimado: N/A (evento climático)
Sempre que o tempo fica estranho, as pessoas ficam bastante nervosas até que encontrem uma explicação para o fenômeno. Foi o que ocorreu na Bulgária, na Romênia, na Rússia e na Ucrânia, em 2018, quando neve laranja começou a cair do céu. As pessoas registraram o fenômeno de visual radioativo, que pintou cidades e resorts inteiros.
Publicidade

Publicidade
Aparentemente o fenômeno foi causado por tempestades de areia que ocorrem no Deserto do Saara. Essas nuvens de areia se moveram na direção do Leste-Europeu, se misturando com a neve que caiu na região. As fotos do fenômeno são extremamente surreais, como se tivessem sido tiradas numa nevasca em Marte.
111. Criatura alienígena encontrada no oceano
Local: Golfo do México
Ano da Descoberta: 2022
Valor estimado: N/A
O oceano é cheio de animais bizarros. Mesmo após séculos de estudos, apenas uma pequena parte das criaturas marinhas é conhecida pelos humanos. De tempos em tempos, os humanos descobrem novas (e, às vezes, monstruosas) espécies de peixes.
Publicidade

Publicidade
Em 2022, cientistas descobriram uma criatura esquisita parecida com um inseto que era tão estranha que a nomearam “Darth Vader”, uma referência ao vilão da franquia Star Wars. Com segmentos, várias mandíbulas e olhos compostos, o bichinho parece mesmo com o capacete de Vader. Tecnicamente, o nome científico desse isópode é Bathymonus yucatanensis, mas a gente prefere chamá-lo de Darth Vader, um nome mais apropriado para esse bichinho assustador.
112. Mural de Keith haring escondido por 30 anos é revelado em Amsterdã
Local: Amsterdã, Holanda
Ano da Descoberta: 2018
Valor estimado: $3-$4 milhões*
O artista visual Keith Haring usava imagens animadas, e seus trabalhos são universalmente reconhecidos há séculos. A arte pop de Haring surgiu em meio à subcultura nova-iorquina do graffiti dos anos 1980, que rapidamente se tornou um fenômeno mundial.
Publicidade

Publicidade
Haring presenteou um mural de 12 metros para Amsterdã em 1986. Ele pintou a obra enquanto estava na cidade para uma exposição no Museu Stedelijk. Por algum motivo, o mural gigante ficou escondido atrás de placas de metal por 30 anos, mas foi revelado em 2018 à cidade, o que encantou os amantes da arte. A julgar pelo design, é um Haring clássico.
113. Sinais de rádio desconcertantes vindos de uma estrela
Local: Ross 128
Ano da Descoberta: 2018
Valor estimado: N/A
O que você acha dos alienígenas? Eles existem ou não existem? Se você acredita neles, você tem esperança de entrar em contato ou você acha melhor que terráqueos e extraterrestres não se misturem? Se você estiver no último grupo, essa descoberta vai deixar você perturbado. Nos anos 1970, cientistas mandaram ondas de rádio para o espaço para tentar estabelecer contato com alienígenas.
Publicidade

Publicidade
Anos depois, em 2018, uma estrela, uma anã vermelha chamada Ross 128, começou a devolver sinais de rádio que são tão baixos que não podem ter vindo de explosões solares. Ninguém entende muito bem os sinais, e a origem deles ainda não foi descoberta.
114. Tesouro de 1.100 anos é desenterrado por adolescentes em Israel
Local: Yavne, Israel
Ano da Descoberta: 2020
Valor estimado: $52.600* (valor-base)
Dois adolescentes de Israel trabalhavam como voluntários numa escavação arqueológica em Yavne quando descobriram ouro – literalmente. Dois garotos de 18 anos desenterraram 425 moedas de ouro de um vaso de argila. Quando as moedas foram datadas, descobriu-se que tinham 1.100 anos.
Publicidade

Publicidade
De acordo com o preço do grama de ouro, as moedas valem $52.600. De acordo com a idade e a importância histórica delas, no entanto, devem valer muito mais. Todas as moedas são feitas de ouro 24 quilates, e o conjunto é um dos mais velhos jamais encontrados desse período (fim do século XIX) em Israel. Infelizmente os dois adolescentes não ficaram com a mina de ouro que desenterraram.
115. Cogumelo raro descoberto no Canadá é um mistério biológico
Local: Rio Nechak, Colúmbia Britânica, Canadá
Ano da Descoberta: 2021
Valor estimado: Desconhecido
Os caldeirões de bruxa, cogumelos assim chamados por causa de sua aparência, são originários do norte da Europa. É por isso que Cynthia Andal ficou chocada quando acabou topando com duas dúzias desse tipo de cogumelo numa vegetação rasteira na Colúmbia Britânica.
Publicidade

Publicidade
Encontrados perto do rio Nechako, esses fungos incrivelmente raros deixaram a comunidade biológica boquiaberta. Michael Preston, um ecologista especializado em micróbios, disse que “não há registros” de caldeirões de bruxa na Colúmbia Britânica antes dessa descoberta. Ninguém entende como esse fungo bruxinho à Halloween foi parar no Canadá. Mesmo no norte da Europa a população do cogumelo está em declínio, considerando que seu habitat natural está ameaçado. Talvez a espécie ressuscite no Canadá.
116. Corpo encontrado embaixo de um estacionamento é do rei Ricardo III
Local: Leicester, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2013
Valor estimado: N/A (restos humanos)
O corpo do rei Ricardo III ficou perdido por muito tempo. Ninguém sabia onde esse monarca infame, muito vilanizado pela história, havia sido enterrado. Isto é, ninguém sabia até 2013, quando seu corpo foi encontrado embaixo de um estacionamento. Depois de fazer testes de DNA com os ossos, encontrados em Leicester, na Inglaterra, foi confirmado que pertenciam ao rei Ricardo III.
Publicidade

Publicidade
Após a morte do plantageneta numa batalha, seu corpo foi posto num cavalo, transportado até Leicester e enterrado numa cova muito simples que, séculos depois, foi coberta e se tornou o terreno do estacionamento. Atualmente, a área onde o rei odiado foi encontrado é protegida por lei como o último lugar de descanso do monarca.
117. Buda naufragado de 600 anos emerge das águas da Chinaunken, 600-Year-Old Buddha Emerges from Water in China
Local: Jiangxi, China
Ano da Descoberta: 2017
Valor estimado: $5-$10 milhões*
O quebra-quebra de reformas acaba revelando coisas inusitadas, como essa estátua de buda de 600 anos encontrada num reservatório em Jiangxi, na China, quando o nível das águas diminuiu após algumas obras realizadas no lugar. O nível baixou vários metros enquanto equipes trabalhavam num acesso de energia hídrica.
Publicidade

Publicidade
Um dos habitantes notou a cabeça do buda; depois, toda a escultura foi revelada. A estátua, encarada pelos habitantes locais como um bom presságio e uma ótima atração turística, remonta à dinastia Ming, talvez até à dinastia Yuan.
118. Caravaggio perdido de $136 milhões “encontrado num sótão francês cheio de goteiras”
Local: Toulouse, França
Ano da Descoberta: 2016
Valor estimado: $136 milhões*
Michelangelo Caravaggio, conhecido simplesmente como Caravaggio, foi um pintor italiano que viveu em Roma e influenciou artistas como Peter Paul Rubens, Rembrandt e mais. As obras de Caravaggio são vendidas por milhões no mercado da arte, mesmo que tenham sido achadas em lugares pouco glamourosos.
Publicidade

Publicidade
Esse Caravaggio de $136 milhões foi descoberto em Toulouse, na França, num sótão cheio de goteiras. O quadro, intitulado “Judith decapitando Holofernes”, foi perdido no século XVII. O processo de autenticação do quadro foi bastante difícil, mas a iluminação, a energia e a execução fez com que experts chegassem à conclusão de que só o italiano poderia ter pintado a obra.
119. O misterioso Homem de Marree do outback australiano
Local: Marree, sul da Austrália
Ano da Descoberta: 1998
Valor estimado: N/A
Também chamado de Gigante de Stuart, o Homem de Marree é um geoglifo descoberto no fim dos anos 1990 que mostra um indígena caçando com um tipo de porrete ou bumerangue. A obra de arte fica no alto de um platô em Marree, no sul da Austrália.
Publicidade

Publicidade
A imagem tem 2,73 km de altura e ocupa uma área protegida de 27 km, o que significa que ocupa 105 hectares. Embora seja um dos maiores geoglifos do planeta, ninguém consegue explicar a origem do Homem de Marree. Legalmente, a imagem é do governo do Sul da Austrália, apesar de uma ação movida por indígenas para que a posse fosse deles.
120. Cidade de 3.400 anos surge do rio Tigre
Local: Norte do Iraque
Ano da Descoberta: 2022
Valor estimado: N/A
As secas no norte do Iraque, uma região curda, fez com que os níveis dos reservatórios da área diminuíssem bastante. Quando a área secou, uma cidade surgiu das águas do rio Tigre. Uma equipe de pesquisadores curdos e alemães escavaram as ruínas da cidade e chamaram-na de Kemune.
Publicidade

Publicidade
Kemune é Zakihu, uma cidade da Idade do Bronze que foi um enorme entreposto comercial do Império de Mitani (1550-1530 a.C.). O processo de escavação foi uma corrida contra o tempo, já que nenhum integrante da equipe arqueológica sabia quando as águas voltariam a subir, voltando a imergir a cidade. Cinco vasos de cerâmica com mais de 100 tabletes cuneiformes foram encontrados, além de outros artefatos históricos valiosos e importantes.
121. Tesouro de arte inuit encontrado numa casa destruída de Detroit
Local: Detroit, Michigan
Ano da Descoberta: 2020
Valor estimado: $10.000-$30.000*
Antes de ser colonizada por ingleses, a região do Michigan, onde fica a cidade de Detroit, era habitada por indígenas americanos, entre eles o povo Inuit. De alguma maneira, a arte dessa comunidade foi parar numa casa abandonada e destruída na cidade. Quando os novos proprietários compraram o imóvel, descobriram um tesouro cheio e obras de arte inuit.
Publicidade

Publicidade
O achado incluía 40 impressões de artistas de Kinngait Nunavut, inclusive de Kenojuak Ashevak, um criador renomado. As obras valem milhares de dólares, ainda que algumas impressões tenham marcas e rasgos. Embora Detroit seja uma das cidades mais perigosas e decadentes dos EUA, esse tesouro foi encontrado em 2020.
122. Tesouro do século XVII encontrado nas Bahamas
Local: Pequeno Banco das Bahamas
Ano da Descoberta: 2020
Valor estimado: $250.000*
As Bahamas não são apenas um lugar cheio de praias com águas turquesa – são também um lugar historicamente importante, já que a região foi um entreposto de comerciantes e viajantes por séculos. Nuestra Señora de las Maravillas, um galeão espanhol, afundou em 1656 na costa do Pequeno Banco das Bahamas.
Publicidade

Publicidade
A embarcação se chocou com um navio almirante e depois com um recife de coral, afundando logo e espalhando seus “restos” no fundo do mar. As pessoas tentaram encontrar a Maravillas por séculos, mas ninguém conseguiu o feito. Ninguém até 2020, na verdade. Uma expedição finalmente encontrou o naufrágio, revelando 3 mil moedas de prata, âncoras, ametistas, esmeraldas, moedas de ouro e muito mais nas ruínas do galeão.
123. Rios secos europeus revelam “pedras de fome” aterrorizantes
Local: Europa Central
Ano da Descoberta: 2022
Valor estimado: N/A
Ao longo do verão de 2022, a Europa Central foi atingida por várias secas. À medida que os rios secaram, “pedras de fome”, também chamadas de hungersteine, foram reveladas. As pedras têm inscrições com frases bizarras como “Wenn du mich siehst, dann wine“, que significa “Se você me vir, comece a chorar”.
Publicidade

Publicidade
A hungersteine marca os níveis mais baixos da água durante as secas, servindo de alerta para as dificuldades e a fome que costumam chegar após os fenômenos naturais. As hungersteine, assim como artefatos da Segunda Guerra como naufrágios, cidades fantasmas e acampamentos romanos, estão entre as descobertas mais estranhas que a seca histórica revelou para o mundo.
124. A 4,000-year-old Board Game Uncovered in Oman
Local: Vale Qumayrah, Omã
Ano da Descoberta: 2022
Valor estimado: Desconhecido
Os humanos inventam passatempos e jogos para se divertir há milhares de anos. Em janeiro de 2022, arqueólogos que trabalhavam no Vale Qumayrah encontraram um jogo de tabuleiro de 4 mil anos feito de pedra.
Publicidade

Publicidade
O artefato raro tinha uma grade de marcações (possivelmente indicando campos), além de buracos para copos. É uma dos vários achados do campo de escavação de Qumayrah, que ajudaram na compreensão da vida em 2000 a.C. A área rendeu tantos frutos arqueológicos porque foi a maior rota de comércio a ligar várias cidades árabes. Muitos viveram e estabeleceram assentamentos na estrada que nos fariam descobrir bastante coisa anos depois.
125. Pote de ouro encontrado embaixo de um teatro italiano
Local: Como, Itália
Ano da Descoberta: 2018
Valor estimado: $400.000*
Em 2018, trabalhadores demoliam o Teatro Cressoni, uma sala de teatro abandonada em Como, na Itália, quando toparam com uma descoberta brilhante e dourada. Embaixo do teatro havia uma ânfora de pedra-sabão com 300 moedas, todas da Era Imperial de Roma, mais precisamente de 474 a.C.
Publicidade

Publicidade
As moedas foram reunidas em pilhas e, de acordo com Maria Facchinetti, expert em moedas, a pessoa que escondeu as moedas as escondeu de modo que fosse fácil recuperá-las em emergências. A vida devia ser fácil para esse acumulador de tesouros. Afinal, as moedas foram encontradas séculos depois de ele escondê-las.
126. Figuras estranhas ao longo da costa do Alasca
Local: Alasca, EUA
Ano da Descoberta: 2015
Valor estimado: Inestimado
Há alguns anos, alguns alasquianos ficaram assustados ao descobrir um grupo de figuras assombrosas em cima do gelo na costa de Point Woronzof, perto de Anchorage. De longe, pareciam humanos em apuros. No entanto, descobriu-se que as formas, na verdade, eram uma instalação de arte criada por Sarah Davis.
Publicidade

Publicidade
Inspirada em sua própria experiência com uma doença não diagnosticada, Davies montou mais de 85 esculturas similares a seres humanos que representavam a “encapsulação física de centenas de experiências únicas de vulnerabilidade”, de acordo com uma notícia do BuzzFeed.
127. ‘Aldeia Fantasma’ espanhola ressurge após 30 anos debaixo d’água
Local: Aceredo, Espanha
Ano da Descoberta: 2022
Valor estimado: Inestimado
Não é chocante ver uma vila encontrada debaixo d’água – pelo menos não de acordo com os filmes de terror, mas ver uma ressurgir? Isso é um pouco mais incomum. Em fevereiro de 2022, Aceredo, uma vila espanhola, ressurgiu depois de passar trinta anos debaixo d’água. Foi inundado em 1992, mas com o aumento das secas, Aceredo está de volta.
Publicidade

Publicidade
As ruínas chocaram as pessoas que moravam lá, com um aposentado dizendo que se sentia como se estivesse “assistindo a um filme”. Na cidade recém-emergida, telhados desabados, carros abandonados e detritos de madeira são todos visíveis, criando uma reencenação arrepiante de como era a vida nesta cidade abandonada e anteriormente inundada.
128. Apartamento ‘Time Capsule’ em Paris encontrado intocado por 70 anos
Local: Paris, França
Ano da Descoberta: 2013
Valor estimado: US$ 2 milhões pela pintura de Boldini*
Encontrado em Paris, França, em 2013, este apartamento é uma verdadeira cápsula do tempo. A dona do apartamento se chamava Sra. De Florian, e ela fugiu no final dos anos 1930 em meio à turbulência da Segunda Guerra Mundial. Ela nunca mais voltou e o apartamento permaneceu intocado por setenta anos.
Publicidade

Publicidade
Quando De Florian morreu aos 91 anos, o apartamento foi escavado, revelando um tesouro em meio a grossas camadas de poeira. Especialistas tiveram que fazer inventários de seus muitos bens, um dos quais incluía uma valiosa pintura de Giovanni Boldini, um artista italiano do século XIX. Só a pintura de Boldini foi vendida por US$ 2 milhões, e o resto do apartamento, junto, provavelmente valia muito mais.
129. Menina de oito anos tira uma espada de 1.000 anos de um lago
Localização: Lago Vidostern, Suécia
Ano da Descoberta: 2018
Valor estimado: $200-$500*
A jovem Saga Vanacek, de oito anos, estava brincando no lago Vidostern, na Suécia, no verão de 2018, quando pisou em algo que parecia um pedaço de pau. Ela tateou perto de seus pés, puxando o item até removê-lo da água, chamando seu pai para dizer a ele que havia encontrado uma espada.
Publicidade

Publicidade
Os Vanaceks avaliaram a espada, e o Museu Jonkopings Lans considerou que a espada veio de 400 ou 50 DC, antes da Era Viking. Saga manteve sua incrível história em segredo por um tempo, mas, quando ela contou à turma do ensino fundamental, eles comemoraram sua incrível descoberta com uma festa divertida.
130. Rembrandt perdido descoberto após cair de uma parede
Local: Roma, Itália
Ano da Descoberta: 2021
Valor estimado: US$ 33,25 milhões*
Rembrandt continua sendo um dos pintores mais famosos de todos os tempos, embora o artista holandês tenha falecido séculos atrás. Em 2021, uma obra-prima que as pessoas pensavam estar perdida ressurgiu depois de cair de uma parede. Uma família em Roma, na Itália, tinha a pintura, concluída em 1632, pendurada em sua casa.
Publicidade

Publicidade
Quando “A Adoração dos Magos” caiu da parede, a família a enviou a um restaurador de arte para consertar o trauma acidental. Lá, a restauradora percebeu que era uma pintura autêntica de Rembrandt, uma percepção que ela considerou “bonita”. “A Adoração dos Magos” foi avaliada em $ 33,25 milhões logo após a descoberta.
131. Arqueólogos descobrem ‘Sala da Escrava’ de 2.000 anos em Pompéia
Localização: Pompéia, Itália
Ano da Descoberta: 2021
Valor estimado: Desconhecido
Infelizmente, a escravidão era uma grande parte da economia romana antiga. Essas pessoas escravizadas ocupavam uma variedade de empregos, desde trabalho braçal até profissões altamente qualificadas. Mesmo médicos e contadores eram na verdade escravos.
Publicidade

Publicidade
Em 2021, arqueólogos em Pompéia desenterraram os restos de uma “sala de escravos” em uma vila romana que havia sido parcialmente destruída pela erupção vulcânica de 2.000 anos que soterrou a cidade. A sala dos escravos abrigava escravos encarregados de conduzir as carruagens, e os arqueólogos consideraram o achado excepcionalmente raro. Permitiu-lhes ver dentro de um dos principais, embora desumanos, pilares da economia romana há milhares de anos.
132. Quatro adolescentes e um cachorro tropeçam em uma caverna pré-histórica
Localização: Vezer River Valley, Montignac, França
Ano da Descoberta: 1940
Valor estimado: Desconhecido
Em um conto que parece ter saído diretamente de uma sequência de Goonies , quatro adolescentes e um cachorro descobriram pinturas rupestres pré-históricas e de valor inestimável que nunca haviam sido vistas antes. Em 1940, em Montignac, no vale do rio Vezere, na França, quatro adolescentes seguiram seu cachorro até a entrada estreita de uma caverna.
Publicidade

Publicidade
Lá, eles encontraram arte rupestre que datava do período paleolítico. A caverna havia sido usada para ritos religiosos e caça, e suas paredes eram decoradas com seiscentos animais e 1.500 gravuras que contavam muitas histórias sobre povos antigos. Entre essas obras de arte estavam auroques (bois selvagens que agora estão extintos, mas costumavam vagar pela Europa) e uma pintura sinistra de um ser humano com a cabeça de um pássaro.
133. Capacete York do século VIII descoberto na construção de um shopping center
Local: 1982
Ano da Descoberta: York, Inglaterra
Valor estimado: US$ 6.298*
O Capacete York, também conhecido como Capacete Coppergate, é um dos seis capacetes anglo-saxões que sobreviveram até hoje, e o York é o mais bem preservado de todos. O equipamento de batalha foi encontrado em 1982 durante escavações em York, Inglaterra. Foi descoberto no fundo de um poço que pode ter sido um poço na era anglo-saxônica.
Publicidade

Publicidade
O capacete com crista foi um dos muitos encontrados na Escandinávia e na Inglaterra dos anos 600 dC a 1100 dC. Este capacete em particular remonta a cerca de 700 dC Agora, o capacete de York está alojado no Museu de Yorkshire.
134. Cestas de 2.400 anos ainda cheias de frutas encontradas em cidade egípcia submersa
Localização: Thonis-Heracleion, Abu Qir, Egito
Ano da Descoberta: 2021
Valor estimado: Desconhecido
Durante anos, os pesquisadores escavaram a metrópole submersa de Thonis Heracleion, localizada em Abu Qir, uma baía no Egito. Eles descobriram muitos artefatos preciosos que lançaram luz sobre como viviam os antigos egípcios no século IV aC.
Publicidade

Publicidade
Em 2021, os arqueólogos recuperaram cestas de frutas de vime com sementes de uva e nozes doum (frutas da palmeira africana outrora consideradas sagradas para os antigos egípcios) ainda nelas. As cestas foram armazenadas no subsolo, provavelmente como uma oferta de enterro, pois foram encontradas ao lado de um enorme túmulo com uma variedade de bens funerários gregos ao lado deles. As mercadorias provavelmente foram deixadas por mercenários e mercadores de passagem que prestaram homenagem a qualquer dignitário que estivesse enterrado no túmulo.
135. Um Caçador de Tesouros Amador Encontra uma Carruagem da Idade do Ferro
Localização: Pembrokeshire, País de Gales, Reino Unido
Ano da Descoberta: 2018
Valor estimado: US$ 1,152 milhão*
Caçadores de tesouros amadores às vezes encontram coisas preciosas, embora essas ocorrências sejam poucas e distantes porque os caçadores não são muito experientes. O caçador de tesouros e amante da história Mike Smith partiu com seu detector de metais para sondar tesouros em um campo de Pembrokeshire, País de Gales.
Publicidade

Publicidade
Lá, ele fez uma descoberta extraordinária. Smith encontrou uma carruagem celta de 2.500 anos que foi a primeira carruagem desse tipo encontrada no País de Gales. O detectorista acredita que uma rainha ou cacique teria sido enterrado com ele, como era costume na Idade do Ferro. Smith era detector de metais há trinta anos e sua diligência, em 2018, valeu a pena.
136. Terremoto no México leva à descoberta do antigo templo
Localização: Morelos, México
Ano da Descoberta: 2018
Valor estimado: Desconhecido
Todos os anos, o país do México tem cerca de 30.000 terremotos. É uma das regiões mais sujeitas a terremotos do mundo. Às vezes, esses terremotos revelam tesouros escondidos. Em 2018, quando um terremoto atingiu Morelos, um estado no México, os arqueólogos se preocuparam com os danos à Pirâmide de Teopanzolco.
Publicidade

Publicidade
Ao examinar essas ruínas antigas em busca de danos, os pesquisadores descobriram os restos de um antigo templo dedicado a Tlaloc, o deus da chuva na tradição asteca. No templo de 20 ‘por 13’, os escavadores encontraram cacos de cerâmica e um queimador de incenso, provando ainda mais que este era definitivamente um local religioso. Tlaloc era um deus benevolente quando trazia chuva para acabar com uma seca, mas podia ser incrivelmente implacável quando enviava raios e tempestades violentas.
137. 1 de 12 tesouros “secretos” desenterrados em Boston Park
Localização: Boston, Massachusetts
Ano da Descoberta: 2019
Valor estimado: US$ 1.000*
Byron Preiss escreveu e publicou O Segredo em 1982, e as pessoas têm caçado o tesouro de doze partes de Preiss desde então. O autor, que morreu em 2005, enterrou doze caixas de tesouro em doze locais nos Estados Unidos, e seu livro tem pistas para encontrar todas elas. Até agora, apenas dois foram encontrados.
Publicidade

Publicidade
Um foi encontrado em um parque em Boston, Massachusetts, por uma família que adorava caça ao tesouro. Os Krupats seguiram as pistas e encontraram uma caixa de joias enterrada em um campo de beisebol do North End. Eles conseguiram ter sucesso onde muitos, muitos outros caçadores de tesouros ao longo dos anos falharam. A joia preciosa dentro da caixa foi avaliada em $ 1.000.
138. Tesouro Extraordinário de Antigos Anéis de Ouro Descoberto em Túmulo Romeno
Local: Oradea, Romênia
Ano da Descoberta: 2022
Valor estimado: US$ 500.000*
A Idade do Cobre, também conhecida como Período Calcolítico, foi uma época caracterizada pela descoberta e manipulação humana do cobre. Os humanos ainda não haviam descoberto as ligas de bronze, mas estavam na trilha durante a Idade do Cobre.
Publicidade

Publicidade
Eles também adoravam ouro, ao que parece. Em 2022, arqueólogos na Romênia descobriram um enorme e extraordinário esconderijo de anéis de ouro que já foram usados por uma mulher no cabelo há 6.500 anos. O esconderijo incluía 169 anéis de ouro, uma pulseira espiral ornamentada feita de cobre e 800 contas de osso. O tamanho do esqueleto e o fato de ter sido enterrado sem armas indicavam que se tratava de uma mulher muito rica, bem alimentada e provavelmente com status de elite na civilização da Idade do Cobre.
139. Violino de Wallace Hartley do Titanic encontrado no sótão
Local: Bridlington, East Yorks, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2013
Valor estimado: US$ 1,7 milhão*
O naufrágio do Titanic continua sendo um dos desastres marítimos mais mortíferos e infames da história. Muitos, muitos artefatos foram descobertos nos restos deste antigo navio de cruzeiro “Inafundável”.
Publicidade

Publicidade
Como muitos fãs da história e do filme Titanic sabem, enquanto o Titanic estava afundando, um violinista, Wallace Hartley, tocou a música “Nearer, My God To Thee” em seu violino. O que mais ele poderia fazer? O fim era inevitável. Em 2013, o violino de jacarandá de Hartley, o mesmo que fez uma serenata para os passageiros condenados, foi encontrado em um sótão em Bridlington, East Yorks, Inglaterra. De alguma forma, o violino flutuou em um colete salva-vidas após o naufrágio. Embora Hartley não tenha conseguido, seu instrumento sim.
140. Comerciante de sucata compra ovo Fabergé genuíno no mercado de pulgas
Localização: Centro-Oeste, EUA
Ano da Descoberta: 2014
Valor estimado: US$ 33 milhões*
A Fabergé, uma empresa russa, criou cinquenta Ovos Imperial Fabergé para os membros da Família Real Russa. Um foi encontrado inesperadamente anos atrás, quando um coletor de sucata no meio-oeste americano o comprou em um mercado de pulgas por US$ 14.000.
Publicidade

Publicidade
O negociante acreditava que poderia lucrar com o conteúdo de ouro, mas mal sabia ele que esse ovo de ouro aleatório era um Fabergé real. O ovo, que era um dos oito desaparecidos que intrigaram os historiadores por décadas, mais tarde seria revendido em leilão por um preço de US$ 33 milhões, bem acima da estimativa original do revendedor de um “pequeno lucro”.
141. $ 3 milhões em cartões de beisebol encontrados no sótão de Ohio
Local: Defiance, Ohio
Ano da Descoberta: 2012
Valor estimado: US$ 3 milhões*
É incrível como os cartões de beisebol podem ser valiosos. Apenas um único cartão pode ser vendido por milhões se for raro o suficiente. Em um sótão em Defiance, Ohio, uma família estava limpando a casa de seu parente falecido quando se deparou com uma caixa com cartões de beisebol.
Publicidade

Publicidade
A coleção de 700 cartões foi embrulhada com barbante e estava em excelentes condições. Eles continham cartas de grandes nomes como Honus Wagner, Christy Mathewson, Connie Mack, Cy Young, Ty Cobb e muito mais. Depois de avaliar os cartões, a coleção foi avaliada em US $ 3 milhões. Muitos dos cartões de beisebol vieram do início dos anos 1900 de uma série chamada E98, e encontrar cartões E98 em tão boas condições foi um choque para o mundo dos colecionadores de cartões.
142. ‘Cidade Dourada Perdida’ de 3.000 anos é encontrada no Egito
Localização: Luxor, Egito
Ano da Descoberta:2020
Valor estimado: Desconhecido
Em 2020, a “Cidade Dourada Perdida do Egito” foi descoberta por arqueólogos. A cidade foi enterrada por areias por milênios até ser descoberta por uma equipe arqueológica liderada por Zahi Hawass.
Publicidade

Publicidade
Nesta cidade de 3.000 anos, havia casas, cozinha e padaria, prédios administrativos e um cemitério com túmulos escavados na rocha. Havia até itens relacionados à produção de vidro e metal. Curiosamente, dois enterros incomuns, ambos de vacas, foram encontrados dentro de uma sala na Cidade Dourada. A cidade foi desenterrada em 2020 e levou semanas para escavar a área, pois esta Cidade Dourada, chamada Aten, era a maior cidade já desenterrada no Egito.
143. Avião Misterioso Encontrado no Fundo do Lago Norman
Localização: Lake Norman, Carolina do Norte
Ano da Descoberta: 2013
Valor estimado: US$ 130.000* (Avião anfíbio Lake LA-4, não afundado)
Em setembro de 2013, algo inesperado foi encontrado no fundo de um lago – um avião. Uma equipe de mergulho conduzindo exercícios práticos para o Corpo de Bombeiros de Charlotte, Carolina do Norte, localizou o avião submerso e contatou a FAA para notificá-los de sua descoberta. Eles conseguiram identificar a aeronave parcialmente por causa da tecnologia de sonar.
Publicidade

Publicidade
A FAA identificou que o avião, que estava submerso sob noventa pés de água e não visível da superfície do Lago Norman, era uma aeronave anfíbia Lake LA-4. A nave caiu em 1974, matando um morador da Carolina do Norte que a pilotava.
144. Rastros de dinossauros de 113 milhões de anos atrás descobertos no Texas
Localização: Dinosaur Valley State Park, Glen Rose, Texas
Ano da Descoberta: 2022
Valor estimado: Inestimável
O Dinosaur Valley State Park, uma atração turística comum em Glen Rose, Texas, é conhecido por suas pegadas de dinossauros. O parque fica a cerca de uma hora de carro de Fort Worth, e as pessoas vêm de todo o país para ver os resquícios de uma época em que os dinossauros vagavam pela terra.
Publicidade

Publicidade
No final de agosto de 2022, surgiram novas faixas de dinossauros. Eles já haviam sido cobertos pela água do rio Paluxy, mas ficaram visíveis quando as águas secaram. Essas pegadas têm cerca de 133 milhões de anos e acredita-se que tenham pertencido a um Arocanthosaurus, um terópode que pode atingir uma massa de 14.000 libras.
145. Máscara de ouro milenar encontrada na China atordoa especialistas
Localização: Sanxingdui Dig, Sichuan, China
Ano da Descoberta: 2021
Valor estimado: US$ 11.196* (meia libra do preço do ouro)
No Sanxingdui Dig em Sichuan, na China, os especialistas descobriram não uma, mas duas máscaras douradas. As descobertas de máscaras de meio quilo foram sem precedentes. Sanxingdui produziu muitos artefatos diferentes desde que foi descoberto em 1929, mas esse nível de artesanato e luxo não foi revelado até essas máscaras.
Publicidade

Publicidade
As máscaras douradas de trinta centímetros foram feitas por pessoas antigas e foram encontradas em um esconderijo que incluía 500 peças, como uma cabeça de bronze, urna, faca de jade e muito mais. Meio quilo de ouro vale cerca de US$ 11.196, mas essa máscara provavelmente seria muito mais valiosa por causa do significado histórico associado a ela.
146. Cidade rica e antiga é desenterrada na Grécia
Localização: Perto de Chiliomodi, Grécia
Ano da Descoberta: 2018
Valor estimado: Desconhecido
Segundo a lenda, Agamenon, o rei grego de Micenas durante a Guerra de Tróia, permitiu que os prisioneiros troianos construíssem sua própria cidade. O assentamento habitacional era considerado um mito até sua descoberta em 2018 perto de Chiliomodi, na Grécia. A antiga cidade era conhecida como Tenea, e as escavações encontraram estradas pavimentadas e outros edifícios que indicam que era um assentamento em funcionamento.
Publicidade

Publicidade
Os arqueólogos têm escavado o local desde 2013, mas não foi até recentemente que encontraram esses restos específicos. Eles descobriram pisos de pedra, mármore e argila, além de paredes cuidadosamente construídas e centenas de moedas raras. Essas descobertas, de acordo com os escavadores, revelaram que Tenea já foi muito rico.
147. Negativos de $ 200 milhões de Ansel Adams encontrados em venda de garagem
Local: Fresno, Califórnia
Ano da Descoberta: 2010
Valor estimado: US$ 200 milhões*
O fotógrafo americano Ansel Adams é um dos artistas mais conhecidos da história, famoso por suas imagens em preto e branco do Ocidente. Adams nasceu em San Francisco, Califórnia, e rapidamente fez seu nome duas décadas depois. Quando Adams morreu na década de 1980, seu patrimônio líquido era de cerca de US$ 85 milhões.
Publicidade

Publicidade
Alguns de seus trabalhos ainda estão aparecendo. Em 2010, em Fresno, Califórnia, um homem chamado Rick Norsigian comprou uma caixa de negativos de vidro em uma venda de garagem por US$ 45. Norsigian os reconheceu como potencialmente o trabalho de Adams e, depois de autenticá-los, reivindicou seu valor em $ 200 milhões. Por que vale a pena, a validade dessa descoberta ainda está em disputa até hoje.
148. Casal descobre tabuleiro de monopólio gigante debaixo do tapete
Localização: EUA
Ano da Descoberta: 2021
Valor estimado:US$ 500 a US$ 1.000* (preço de instalação)
Na América dos anos 1950, havia muitas tendências arquitetônicas, mas poucas eram tão estranhas quanto transformar o chão da sua sala em um jogo de tabuleiro. De acordo com o The Mirror, essa era uma “tendência massiva” na época, embora tenha desaparecido rapidamente.
Publicidade

Publicidade
Um casal americano mudou-se para uma casa construída nos anos 50 e, em 2021, viralizaram no Reddit por revelar que sua sala de estar era, quando descoberta, um tabuleiro gigante do Banco Imobiliário. O tabuleiro estava coberto de carpete, já que claramente não era um grande ponto de venda depois que a tendência diminuiu. Ainda assim, o casal ficou chocado ao rasgar os tapetes.
149. O maior nenúfar do mundo escondido à vista de todos por 177 anos
Localização: Kew Gardens, Londres, Inglaterra
Ano da Descoberta: 2022
Valor estimado: Inestimável
Algumas das descobertas mais interessantes são aquelas que estão à vista há muito tempo; você pode se perguntar como sentiu falta deles. A Victoria boliviana é o maior nenúfar do mundo, mas não foi descoberta até 2022.
Publicidade

Publicidade
Acontece que este nenúfar está escondido à vista de todos nos Kew Gardens de Londres por 177 anos. Tinha sido confundido com outra espécie de planta. Antes de estar em Kew Gardens, Victoria boliviana havia se escondido no Herbário Nacional da Bolívia por trinta e quatro anos, onde aparentemente não foi detectado lá também. A espécie, depois de devidamente identificada, é agora a maior de seu tipo, podendo suportar até 176 libras e crescer até quase três metros de largura na natureza.
150. Estranhas esferas de pedra chamadas Las Bolas encontradas na Costa Rica
Localização: Isla del Coco, Costa Rica e Diquis Delta, Costa Rica
Ano da descoberta: 1930
Valor estimado: Desconhecido
Conhecidas localmente como Las Bolas, essas esferas de pedra têm intrigado os arqueólogos desde que foram descobertas na década de 1930. Cerca de trezentas dessas esferas foram encontradas em toda a Costa Rica e variam em tamanho de alguns centímetros a quase dois metros de diâmetro. Alguns dos Las Bolas chegam a pesar 15 toneladas.
Publicidade

Publicidade
As petrosferas provavelmente foram feitas por tribos indígenas como Teribe, Guaymi e Boruca, todas presentes durante a conquista da Costa Rica pela Espanha. O propósito das esferas ainda é desconhecido, embora tenham sido datadas entre 800 e 1500 DC.
151. Atlântida japonesa de 10.000 anos descoberta debaixo d’água
Localização: Ilha Yonaguni, Japão
Ano da descoberta: 1986
Valor estimado: Desconhecido
Esta cidade subaquática foi apelidada de “Atlântida japonesa”. Tem 10.000 anos e está localizado na costa de Yonaguni. A cidade consiste em uma série de formações geológicas incomuns que se parecem muito com pirâmides.
Publicidade

Publicidade
Descoberto nos anos 80 por um mergulhador local, o Monumento Yonaguni é semelhante a outras formações ao redor do mundo com suas superfícies planas e bordas definidas. Há um debate sobre se o Monumento Yonaguni é natural ou artificial. O monumento tem entradas arqueadas, ângulos paralelos e passagens estreitas, mas muitos cientistas afirmam que a formação não é feita pelo homem. Embora a história da origem mítica de uma Atlântida japonesa tenha se provado falsa, as pessoas ainda acreditam nela.
152. Gigantescas armadilhas de animais do deserto cruzando vários países
Localização: Israel, Egito, Jordânia
Ano da descoberta: início dos anos 1900
Valor estimado: Desconhecido
Por um tempo, linhas misteriosas localizadas nos desertos do Oriente Próximo intrigaram os arqueólogos, que se perguntavam a que propósito elas poderiam ter servido. Essas paredes de pedra eram baixas demais para servir de defesa contra os humanos.
Publicidade

Publicidade
Acontece que essas linhas semelhantes a pipas, descobertas pela primeira vez no início de 1900 por pilotos da RAF, funcionavam como armadilhas gigantes para animais. Algumas dessas linhas se ligavam, formando cadeias de sessenta quilômetros de extensão. Essas pipas de 2.400 anos foram usadas como armadilhas para animais, como gazelas, em uma área, onde poderiam ser colhidas para alimentação. As pipas essencialmente encurralavam esses animais, fornecendo uma fonte de alimento conveniente para os povos antigos que tentavam sobreviver no deserto inóspito.
153. O Manuscrito Voynich tem intrigado os decodificadores por anos
Localização: Itália
Ano da descoberta: 1912
Valor estimado: Desconhecido
Por centenas de anos, o Manuscrito Voynich intrigou os decodificadores. O Manuscrito é um códice ilustrado que foi escrito à mão no que mais tarde seria chamado de “Voynichese”, um sistema de escrita ainda desconhecido. As 240 páginas de pergaminho contêm ilustrações de plantas, cabeças flutuantes, signos do zodíaco, dragões e outras criaturas mitológicas, mulheres nuas, símbolos astronômicos, castelos e muito mais.
Publicidade

Publicidade
O Manuscrito foi escrito em pergaminho datado por carbono do início dos anos 1400, e análises estilísticas concluíram que o Manuscrito poderia ter sido feito na Itália durante o período transformador conhecido como Renascimento italiano. Alguns afirmam que o Manuscrito é apenas uma farsa elaborada, projetada para ser um quebra-cabeça sem solução.
154. Esqueletos “Hobbit” descobertos na Ásia
Localização: Caverna Liang Bua, Indonésia
Ano da descoberta: 2004
Valor estimado: N/A (restos humanos)
O Senhor dos Anéis acumulou uma base de fãs de milhões, mas quem sabia que havia um pouco de verdade no mundo de fantasia de JRR Tolkien? Em cavernas localizadas em uma ilha remota na Indonésia, os esqueletos de seres humanos semelhantes a hobbits foram descobertos.
Publicidade

Publicidade
Esses humanos viveram 17.000 anos atrás na ilha e seus crânios eram do tamanho de toranjas. Eles viveram ao lado de dragões de Komodo, elefantes pigmeus e muito mais. O Homo floresiensis, como diz o nome científico do “hobbit”, foi o ancestral mais próximo de sua própria espécie humana, hominídeos antigos. A descoberta, encontrada nas cavernas de Liang Bua, forneceu informações importantes sobre o mundo dos seres antigos.
155. Um escavador de valas descobriu tesouros perdidos de Sanxingdui
Localização: Guanghan, China
Ano da descoberta: 1929
Valor estimado: Desconhecido
Os Sanxingdui eram um povo antigo que vivia na China. Seus artefatos foram encontrados pela primeira vez no que mais tarde seria chamado de Sanxingdui Site em 1929 por Yan Daocheng, um residente local de Guanghan. Daocheng, um fazendeiro, estava cavando uma vala em sua propriedade quando se deparou com um tesouro de jade e outros tesouros.
Publicidade

Publicidade
Ao longo das décadas, muitas coisas incríveis foram encontradas no Sanxingdui Site. Uma lista renovada de investigações em 2020, 2021 e 2022 produziu fragmentos de máscaras de ouro, artigos de bronze com representações de animais, esculturas de marfim e vestígios de seda. Será interessante ver o que mais Sanxingdui tem para nos mostrar nos próximos anos.
156. Uma parede misteriosa chamada Khatt Shebib confunde os arqueólogos
Localização: sul da Jordânia
Ano da descoberta: 1948
Valor estimado: N/A
Localizada no sul da Jordânia, Khatt Shebib é uma antiga muralha identificada pela primeira vez por Sir Alec Kirkbride, um diplomata britânico, em 1948. Khatt Shebib tem 93,2 milhas de comprimento, tornando-se o maior sítio arqueológico linear da Jordânia.
Publicidade

Publicidade
Desde que esse longo muro foi descoberto, cientistas e pesquisadores de todas as disciplinas têm procurado descobrir seu propósito. Alguns acreditam que foi construído na Idade do Ferro, enquanto outros acham que foi construído no Período Nabateu. As principais características do Khatt Shebib incluem paredes paralelas e perpendiculares que se estendem desde a parede principal, bem como 100 pequenas torres. Talvez um dia, com o avanço da tecnologia, os arqueólogos possam aprender mais sobre essa estrutura antiga incomum.
157. Gigantescos círculos de pedra descobertos na Jordânia e na Síria
Localização: Jabal Khashabiyeh, Jordânia e Síria
Ano da descoberta: 2014
Valor estimado: N/A
O Khatt Shebib está longe de ser a única descoberta incomum na Jordânia. A região é historicamente significativa e cheia de informações importantes sobre os povos antigos. Nem todos esses insights são claros, no entanto. Os Grandes Círculos, como são conhecidos, são uma série de doze grandes construções circulares de pedra espalhadas pela Síria e Jordânia.
Publicidade

Publicidade
Eles têm mais de 2.000 anos. Os arqueólogos não prestaram muita atenção aos Grandes Círculos, e eles permanecem um mistério, mesmo entre os especialistas em história local da Síria e da Jordânia. Quase todos os círculos têm 1.312 pés de diâmetro, tornando-os um alvo fácil para fotografia aérea, embora essas fotos não tenham feito muito para resolver o mistério por trás dos Grandes Círculos.
158. Arqueólogos na Escócia encontram uma laje de pedra com marcas estranhas e em redemoinho
Localização: Auchnacraig, Faifley, West Dunbartonshire, Escócia
Ano da descoberta: 1885, 2016
Valor estimado: Desconhecido
Também conhecida como a Pedra Druida, a Pedra Cochno foi encontrada em West Dunbartonshire, na Escócia, por uma equipe de arqueólogos. Parece que os antigos alienígenas não devem ser culpados pela Pedra Cochno – os druidas sim.
Publicidade

Publicidade
Datada da Idade do Bronze, a Pedra Cochno mede 42 pés por 26 pés e foi documentada pela primeira vez em 1887 por um reverendo local. Desde então, houve várias escavações da Pedra de Cochno, incluindo uma em 2015. A Pedra é um dos petróglifos mais bem preservados da Escócia, e sua característica notável são seus noventa recortes esculpidos em redemoinho. Em meados da década de 1960, a Pedra foi enterrada novamente para protegê-la contra o vandalismo (ou para liberar a antiga magia druídica, talvez?).
159. Um jarro “Holey” literal da Grã-Bretanha romana está em exibição em Ontário, Canadá
Localização: Ontário, Canadá
Ano da descoberta: 2011
Valor estimado: Desconhecido
Este vaso foi originalmente descoberto em um conjunto de 180 peças, então você pode imaginar os esforços meticulosos que os pesquisadores fizeram para juntar este “Jarro Holey”. As peças foram originalmente localizadas em um depósito de um museu canadense.
Publicidade

Publicidade
Os cientistas juntaram as peças novamente, revelando um vaso de barro de dezesseis polegadas de altura com cerca de 1.800 anos de idade. A característica única da embarcação é que ela é crivada de pequenos orifícios circulares. A embarcação deixou os pesquisadores perplexos, pois não há nada parecido no mundo. As teorias variam desde que este vaso furado foi usado pelos antigos romanos como uma lâmpada até ser um recipiente para roedores ou lanches.
160. Um pôster de brechó acabou virando um Picasso
Localização: Columbus, Ohio
Ano da descoberta: 2012
Valor estimado: US$ 7.000*
Esta história de bem-estar envolve um homem sem sorte e uma descoberta artística milagrosa. Em 2012, um homem chamado Zachary Bodish estava vasculhando um brechó em Columbus, Ohio, quando viu um pôster legal que ele acreditava ser uma reprodução de um anúncio para uma exposição de Picasso. Ele o comprou por $ 14,14, levou para casa e depois o avaliou.
Publicidade

Publicidade
Ele descobriu após a avaliação que este pôster era uma impressão autêntica criada e assinada pelo próprio Pablo Picasso. Bodish conseguiu revendê-lo por US $ 7.000, uma sorte inesperada para o econômico, que estava sem dinheiro depois de perder recentemente o emprego como gerente em um centro de arte.
161. $1.000 em notas de 1934 escondidas em uma casa em Nova Jersey
Localização: Wildwood, New Jersey
Ano da descoberta: 2022
Valor estimado: US$ 1.000*
Um proprietário em Wildwood, Nova Jersey, estava removendo sujeira e lixo de sua casa em 2022, quando descobriu $ 1.000 em contas datadas de 1934. Em meados da década de 1930, esse dinheiro valeria cerca de $ 20.000.
Publicidade

Publicidade
A casa de Wildwood foi construída na década de 1920, então o proprietário presumiu que esse dinheiro pertencia aos primeiros proprietários. As notas foram enterradas onde antes ficava a varanda da casa em pequenos rolos amarrados com elástico. Os $ 10 e $ 20 poderiam estar ligados a atividades ilegais, de acordo com o localizador de tesouros, já que a Lei Seca havia acabado no ano anterior.
162. Estranho cemitério descoberto em Joanesburgo, África do Sul
Localização: Joanesburgo, África do Sul
Ano da descoberta: 2010
Valor estimado: N/A (restos humanos)
Um cemitério antigo não é exatamente um grande achado para ninguém, pois a última coisa que você quer fazer, se acreditarmos em filmes de terror, é perturbar aqueles que estão em repouso. No entanto, foi exatamente isso que aconteceu na Mina Crown em Joanesburgo, África do Sul, em 2010.
Publicidade

Publicidade
A equipe de segurança de Crown Mine notificou a polícia quando encontrou ossos saindo do solo em outubro de 2010. Uma investigação revelou 650 esqueletos do início de 1900, tornando este um dos maiores cemitérios da cidade. O principal mistério por trás dessa descoberta é a falta de documentação. Não há registro de qualquer cemitério sendo construído neste local, intrigando os pesquisadores que se perguntam por que este grande túmulo foi mantido em segredo.
163. Túmulo do gladiador romano encontrado em York, Inglaterra
Localização: York, Inglaterra
Ano da descoberta: 2010
Valor estimado: N/A (restos humanos)
De acordo com York, o York Archaeological Trust da Inglaterra, este achado é o único cemitério de gladiadores romanos “bem preservado”. Encontrado em 2003 sob York, este cemitério revela a verdadeira brutalidade dos tempos antigos. As características desses gladiadores enterrados e decapitados incluem mordidas de leões e músculos maciços em homens extraordinariamente grandes.
Publicidade

Publicidade
O túmulo dos gladiadores romanos foi originalmente pensado para ser um túmulo de prisioneiros até que mordidas de um leão foram encontradas. Então, os arqueólogos perceberam que estavam olhando para o local de descanso final dos gladiadores que participaram dos infames torneios de esportes sangrentos de Roma. Outra grande pista sobre a identidade desses homens eram as armas. Um braço era muito maior que o outro em muitos dos restos mortais, o que sugere que esses gladiadores treinaram desde muito jovens para encontrar uma arma em sua mão dominante.
164. A cidade submersa de Cuba dá origem a novas especulações sobre a “Atlântida”
Localização: Pinar del Río, Cuba
Ano da descoberta: 2001
Valor estimado: Desconhecido
Houve muitas “cidades submersas” em todo o mundo, e cada uma delas dá origem a especulações de que Atlântida, a famosa cidade subaquática perdida, poderia ter sido localizada em cada local. Na costa de Pinar del Rio, uma formação subaquática cubana foi encontrada por meio de imagens de sonar em 2001.
Publicidade

Publicidade
Várias estruturas circulares e pirâmides foram descobertas, e essas formações foram feitas de granito talhado em grandes blocos lisos. Segundo Manuel Iturralde, geólogo marinho, são necessárias mais amostras do local antes de se determinar do que se trata. Iturralde descreveu as formações como “fora do tempo” e “fora do lugar”. Pelo que vale a pena, muitos especialistas marinhos acreditam que esta “cidade submersa” é na verdade uma formação natural.
165. Naufrágio de $ 17 bilhões encontrado sob as águas da costa da Colômbia
Localização: Ao largo da costa da Colômbia
Ano da descoberta: 2015
Valor estimado: US$ 17 bilhões*
Este é um dos naufrágios mais ricos do mundo. Descoberto na costa da Colômbia, os destroços do San Jose, um galeão do tesouro, são estimados em US$ 17 bilhões. A localização precisa, que foi descoberta por um ROV, está sendo mantida em sigilo para evitar que os caçadores de tesouros invadam a área.
Publicidade

Publicidade
O San Jose afundou em 1708, afundando com bilhões de dólares em joias, ouro e prata. Também no navio estão moedas, cânones e até um delicado conjunto de porcelana intacta. Embora o casco do navio esteja coberto por vegetação marinha esverdeada, o resto do navio está notavelmente intacto, o que é um bom presságio para o governo colombiano se eles decidirem desenterrar este navio perdido.
166. Um tesouro pirata de $ 100 milhões, uma vez perdido, descoberto na costa de Cape Cod
Localização: ao largo da costa de Cape Cod
Ano descoberto: 1984
Valor estimado: US$ 100 milhões*
Conhecido como o Tesouro Whydah Gally , este tesouro continua sendo o único tesouro pirata já descoberto no mundo. O Whydah foi lançado em Londres e, em 1700, foi capturado por “Black Sam” Bellamy, um infame pirata que desempenhou um papel importante na Era de Ouro da Pirataria.
Publicidade

Publicidade
Em 1717, o navio capturado de Black Sam afundou na costa de Cape Cod. Os tripulantes que sobreviveram ao naufrágio foram rapidamente punidos por pirataria. O tesouro do Whydah Gally iludiu as pessoas por séculos até 1984, quando o naufrágio foi finalmente descoberto sob quinze metros de areia. O tesouro a bordo deste navio pirata naufragado valia $ 100 milhões, já que os piratas transportavam 10.000 libras de prata, ouro, pó de ouro e joias no momento do naufrágio.
167. Surfside Rubble rende $ 1 milhão, uma descoberta surpreendente da tragédia
Localização: Surfside, Flórida
Ano de descoberta: 2021
Valor estimado: US$ 1 milhão*
Em 2021, ocorreu uma tragédia chocante em Surfside, Miami, Flórida, que ganhou as manchetes em todo o mundo. No meio do verão, o Champlain Towers South, um condomínio de doze andares, desabou parcialmente. Foi descoberto, por meio de uma investigação detalhada de um ano, que 40 anos de construção de má qualidade, negligência, danos e falhas de projeto causaram essa tragédia.
Publicidade

Publicidade
Nos escombros, equipes de resgate encontraram $ 1 milhão em carteiras, cofres e bolsas nos escombros. O dinheiro, segundo as autoridades, será distribuído de volta às vítimas e suas famílias, embora o processo ainda esteja em andamento. Se o dinheiro não puder ser identificado, será distribuído igualmente entre os sobreviventes.
168. Shigir Idol de 10.000 aC encontrado no fundo de uma turfeira
Localização: Montes Urais, Shigir, Rússia
Ano da descoberta: 1890
Valor estimado: Inestimável
O Shigir Idol, também conhecido como Shigir Sculpture, tem a distinção de ser a escultura de madeira mais antiga do mundo. O Shigir Idol foi feito logo após o fim da Idade do Gelo durante o Período Mesolítico. A madeira da qual o ídolo é esculpido tem 12.000 anos.
Publicidade

Publicidade
O ídolo foi descoberto em 1890, 3 metros abaixo da superfície de uma turfeira nos Montes Urais de Shigir, na Rússia. Os pesquisadores vasculharam a área por anos, já que muitos objetos pré-históricos foram encontrados lá. Nenhum, no entanto, foi tão incrível quanto este Shigir Idol. Pensa-se que este alto monumento de madeira poderia ter servido como um ícone religioso, um aviso ou um auxílio à navegação.
169. Pôster valioso escondido atrás de uma pintura comum
Localização: Summerville, Carolina do Sul
Ano da descoberta: 2007
Valor estimado: US$ 20.000*
Laura Stouffer, uma colecionadora e negociante de arte, frequentemente viajava para lojas de segunda mão para ver se conseguia encontrar alguma peça de arte de valor. Em 2007, quando visitou um brechó em Summerville, Carolina do Sul, Stouffer encontrou a impressão de uma pintura feita em meados do século XIX.
Publicidade

Publicidade
Embora isso tivesse valor em si, o verdadeiro gerador de dinheiro estava escondido atrás da pintura em seu verso. Atrás do verso havia um pôster original de Nada de novo na frente ocidental, um filme dos anos 1930 que ganhou um Oscar. O pôster foi uma mina de ouro para Stouffer, pois foi estimado em cerca de $ 20.000.
170. Cemitério de vampiros encontrado no Noroeste da Polônia
Localização: Gliwice, Polônia
Ano da descoberta: 2013
Valor estimado: N/A
Ao construir uma ferrovia em Gliwice, na Polônia, os construtores encontraram algo muito incomum. Embora não fosse incomum encontrar os ossos de velhos soldados da Segunda Guerra Mundial, esse achado apresentava algo chocante – um túmulo de vampiro que datava de séculos atrás. Os corpos na sepultura foram enterrados de forma a garantir que não ressuscitariam como vampiros.
Publicidade

Publicidade
Um caso típico de acusações de vampirismo envolvia uma calamidade, como uma quebra de safra ou praga. Indivíduos acusados de serem vampiros se tornariam bodes expiatórios para os desastres, que, na época, não podiam ser explicados. Acredita-se que esses corpos foram enterrados durante os anos 600, uma época em que as crenças pagãs nos países eslavos ainda eram muito difundidas.
171. Imagem sobrevivente mais antiga de um animal encontrada em Sulawesi
Localização: Sulawesi, Indonésia
Ano da descoberta: 2017
Valor estimado: Inestimável
Encontrada em Sulawesi, uma ilha indonésia, esta imagem é a mais antiga representação sobrevivente de um animal no mundo. Foi desenhado há 45.000 anos e foi feito com ocre vermelho escuro. A imagem em tamanho real retrata um Sulawesi Warty Pig no que parece ser uma cena narrativa.
Publicidade

Publicidade
Até 45.000 anos atrás, os humanos contavam histórias. O javali de pernas curtas e atarracado fazia parte de qualquer história que essa pessoa antiga estivesse contando e ilustrando. Encontrada na Caverna Leang Tedongnge, esta imagem é a evidência mais antiga de que os humanos se estabeleceram na região. Quanto ao Warty Pig, ele ainda está por aí, embora, infelizmente, sua espécie esteja “Quase Ameaçada”.
172. O túmulo de Miguel de Cervantes foi finalmente encontrado em 2014
Localização: Convento dos Trinitários Descalços, Espanha
Ano da Descoberta: 2014
Valor estimado: N/A
O escritor espanhol Miguel de Cervantes é considerado um dos melhores romancistas espanhóis da história. Ele é mais famoso por seu trabalho chamado Don Quixote, um romance que é frequentemente citado como o primeiro romance moderno do mundo, bem como um ápice da literatura mundial.
Publicidade

Publicidade
Cervantes nasceu em 1547 e morreu em 1616. Por muito tempo, seu túmulo permaneceu um mistério. Embora os espanhóis soubessem que o famoso autor estava enterrado em algum lugar perto de Madri, não foi até 2014 que seu túmulo foi descoberto no terreno do Convento dos Trinitários Descalços. O famoso escritor foi enterrado em uma sepultura de madeira com as iniciais “MC”. A sepultura era despretensiosa e ele foi enterrado com outras dez pessoas, embora, depois que seu corpo foi encontrado, ele recebeu um enterro mais real, condizente com um artista de sua estatura.
173. Pinturas abstratas no valor de $ 34.375 encontradas em Goodwill
Localização: Concord, Carolina do Norte
Ano da descoberta: 2012
Valor estimado: US$ 34.375*
É incrível o que pode ser encontrado em brechós, principalmente quando se trata de arte. Em 2012, Beth Feeback comprou duas pinturas de $ 10 na Goodwill na Carolina do Norte. Ela planejou pintar sobre as telas com rostos de gatos gigantes até que, por capricho, ela os avaliou após notar a marca de identificação de um artista no verso.
Publicidade

Publicidade
Felizmente, ela o fez, pois descobriu-se que essas pinturas abstratas em forma de diamante foram criadas pelo artista russo Ilya Bolotowksy. Uma pintura, intitulada Vertical Diamond, foi posteriormente vendida em um leilão da Sotheby’s por $ 34.375, bem acima de sua estimativa original pré-leilão de $ 10.000 a $ 20.000.
174. Relógio 1959 Jaeger LeCoultre encontrado no fundo do mar na Goodwill
Localização: Phoenix, Arizona
Ano da descoberta: 2015
Valor estimado: US$ 35.000*
Um homem vasculhando um Goodwill em Phoenix, Arizona, encontrou um relógio por US$ 5,99. Zach Norris, o colecionador, percebeu que o relógio poderia ser valioso, comprou-o e, posteriormente, mandou avaliá-lo. Os instintos de Norris estavam corretos, pois este relógio era um Jaeger LeCoultre Deep Sea Alarm 1959.
Publicidade

Publicidade
O mostrador até dizia “LeCoultre Deep Sea Alarm”, então é incrível que ninguém o tenha pego antes de Norris, que estava no Goodwill para encontrar um carrinho de golfe. Depois de avaliá-lo, Norris leiloou o relógio por $ 35.000. O Deep Sea Alarm é uma raridade, já que a Jaeger-LeCoultre produziu apenas 1.000 deles para o mercado americano no final dos anos 1950.