terça-feira, 30 abril 2024
- Publicidade - spot_img
HomeBrasíliaDF implementa programa que pretende alfabetizar todas as crianças

DF implementa programa que pretende alfabetizar todas as crianças

Date:

Related stories

Grupo de pedófilos obrigava crianças a cometerem atos sexuais pela web

Uma rede criminosa que atuava na internet cometendo estupro...

“Nunca mais coloco uma farda na minha vida”, diz PM agredido em treino

Desencantado com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF),...

Jovem agredida por morador de rua no DF: “Meteu o murro no meu nariz”

Agredida por um homem em situação de rua após...

Dia do Trabalhador: metrô e ônibus circularão com horários de domingo

Neste feriado do Dia do Trabalhador (1º/5), a população...
spot_imgspot_img

Começou nesta quarta-feira (17/3) a implementação do Programa Alfaletrando, que tem como objetivo promover a alfabetização das crianças da educação básica em todo o Distrito Federal.

Instituído por decreto do Governo do Distrito Federal, publicado no Diário Oficial em 20 de fevereiro (Decreto nº 45.495/2024), o programa é voltado para crianças de até 7 anos, que compreende os dois primeiros anos do ensino fundamental, idade crítica para o processo de alfabetização.

“A criança que é alfabetizada no tempo certo segue adiante, sem reprovação, sem distorção e não abandona a escola, porque ela está motivada, sabe ler, já está lá na frente”, disse a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá.

A expectativa é que, até o fim de 2024, 100% das crianças matriculadas na rede pública de ensino estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Já para as próximas etapas do programa, está prevista a expansão para 100% das crianças matriculadas nos 3º, 4º e 5º anos da rede pública de ensino, que tiveram o processo de alfabetização prejudicado durante a pandemia de Covid.

Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), o Alfabeletrando traz a alfabetização e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita através de uma abordagem pedagógica inovadora, que usa recursos e práticas modernas para estimular o interesse e a participação dos estudantes.

O programa é dividido em cinco eixos norteadores: acompanhamento pedagógico e formação continuada, avaliação, infraestrutura física e pedagógica, boas práticas e gestão.

Alfabetização no DF

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnadc), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o DF atualmente possui a menor taxa de analfabetismo do país, 1,7%, mais de três vezes menor que a taxa nacional, de 5,4%.

A pesquisa também mostra que, no DF, o analfabetismo está diretamente associado à idade: a taxa para a população com 60 anos ou mais é de 6,9% (cerca de 26 mil pessoas).

A pesquisa ainda mostra que 138 mil crianças de 0 a 5 anos de idade frequentavam escola ou creche, representando uma taxa de escolarização de 55,1%, e 99,8% quando se tratava do público de 6 a 14 anos, quinto maior índice do Brasil. Desse último grupo etário,  70,5% estão matriculados na rede pública de ensino.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here