Os ônibus do Distrito Federal estão atualizando os validadores, que são os equipamentos em que o passageiro aproxima o cartão de vale transporte para passar a catraca. Mas o pagamento por cartão de débito e crédito ainda está disponível somente em 134, do total de 2.875 ônibus do transporte público.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do DF, a habilitação dos validadores para aceitação de pagamento das passagens por meio de cartões bancários “está em fase de análise e ajustes dos resultados do projeto piloto”. Somente 134 veículos da Marechal permitem essa forma de acesso. A expectativa da pasta é ampliar o serviço em abril deste ano, mas não foi divulgado um prazo final para isso.
Esse sistema que permite o pagamento por crédito ou débito, semelhante ao que foi implantado no metrô em setembro de 2022, funciona nos ônibus que já têm os chamados validadores V6, mais modernos. Atualmente, 87% dos ônibus do DF contam com esse equipamento, enquanto 473 veículos novos da BsBus, antiga São José, estão em processo de instalação gradativa.
A Semob afirma que os validadores são instalados sem custo para o governo, já que a contratação e a manutenção desses recursos tecnológicos são de responsabilidade das concessionárias do sistema de transporte público.