O projeto tem como objetivo de promover e fortalecer a convivência familiar por meio de atividades lúdicas, culturais, recreativas e de entretenimento
Rotina sobrecarregada, recursos financeiros limitados e excesso de telas desafiam, atualmente, a convivência das famílias, o que pode desencadear uma série de outros desafios com o enfraquecimento dos vínculos familiares. Diante deste cenário, a Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) desenvolveu o projeto “Família em Ação” com o objetivo de promover e fortalecer a convivência familiar por meio de atividades lúdicas, culturais, recreativas e de entretenimento.
A Portaria que institui o projeto foi publicada nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial do DF, a qual define que as ações serão realizadas em parques, praças, centros comunitários, escolas, unidades de atendimento socioassistencial, entre outros espaços públicos.
O projeto é resultado do monitoramento da Secretaria junto às famílias, especialmente, as que encontram-se em situação de vulnerabilidade, e a grupos da Sociedade Civil que atuam no desenvolvimento das famílias no DF. Para o secretário da SEFJ-DF, Rodrigo Delmasso, a pobreza de tempo das famílias, embora menos visível é igualmente prejudicial como a pobreza econômica.
“Muitas vezes, a jornada dupla de trabalho remunerado e doméstico deixa pouco ou nenhum tempo para descanso, lazer e para a convivência familiar saudável. Essa sobrecarga afeta diretamente o bem-estar dos membros da família e pode contribuir para o estresse, o desgaste emocional e até mesmo para a desestruturação familiar”, afirmou.
Políticas públicas que incentivem a conciliação entre vida profissional e familiar, como a criação de mais creches públicas, a ampliação da licença parental, e a flexibilização de jornadas de trabalho, são essenciais para enfrentar esse problema.
Ainda segundo a Portaria, o Família em Ação possui como objetivos específicos:
I – fomentar momentos de recreação e integração entre os membros das famílias do Distrito Federal;
II – estimular o convívio intergeracional e o fortalecimento dos vínculos afetivos;
III – proporcionar experiências que valorizem o tempo de qualidade entre pais, filhos e demais membros
familiares;
IV – contribuir para a construção de uma cultura de paz, respeito mútuo e valorização da família como
núcleo essencial da sociedade;
V – estimular a participação ativa das famílias em ações comunitárias e educativas.
A Secretaria atua no desenvolvimento da programação do projeto com divulgação de datas e locais a ser realizado posteriormente no site da SEFJ-DF e nas redes oficiais do órgão (@juvfamiliadf).