O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã desta quinta-feira (16/5), do evento em comemoração ao Dia do Gari. Devido ao ponto facultativo no Distrito Federal para os trabalhadores da área de limpeza, o Executivo local adotou o Dia Sem Lixo na data, para conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos.
Durante todo o dia, a população deverá manter resíduos sólidos dentro de casa e ter atenção redobrada ao descarte deles no local apropriado. Os serviços de limpeza, de catação, varrição e coleta de lixo serão retomados normalmente na sexta-feira (17/5).
“Esse pessoal presta um serviço maravilhoso para a cidade. Brasília é lindíssima graças ao trabalho desses garis”, declarou o chefe do Palácio do Buriti. “Nós, do governo, vamos continuar empenhados para dar melhores condições de vida a cada um de vocês. [Este] é um dia de reflexão para toda a população do DF quanto à importância do serviço de limpeza urbana.”
O ponto facultativo da data não se aplica aos demais servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e não afeta o funcionamento das Usinas de Tratamento Mecânico Biológico, da Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), das Instalações de Recuperação de Recicláveis (IRRs) nem dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), conhecidos como papa-entulhos.
“Em todo o Distrito Federal, não haverá o recolhimento de resíduos [nesta quinta-feira], e a população deverá fazer a parte dela: não sujar a cidade nem depositar lixo fora de casa. A ideia é chamar a atenção para a limpeza urbana e para a valorização dos garis, que trabalham para manter o DF limpo e promover saúde para todos”, afirmou o diretor-presidente do SLU, Sílvio Vieira.
Ponto facultativo
Em 2022, o Dia do Gari foi instituído por Ibaneis como ponto facultativo exclusivamente para os trabalhadores da limpeza urbana. A profissão foi reconhecida nacionalmente em 16 de maio de 1976.
A festa deste ano ocorre no Pavilhão do Parque da Cidade, até as 14h. A programação inclui lanche especial, música ao vivo, sorteio de prêmios, show de talentos dos garis com premiação, serviços de saúde, entre outras atrações.
Na oportunidade, Ibaneis entregou uma placa em homenagem ao gari Renato dos Santos, que conquistou medalhas de ouro, prata e bronze no mundial de karatê, o World Karate Championships, do World Karate-Do Alliance (WKA), em Malta, na Europa.
Estacionamento para caminhões
Após participar da festa dos garis, Ibaneis assinou uma ordem de serviço para construção de um estacionamento para caminhoneiros, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
“Será uma obra rápida. Sempre tivemos o apoio da família de caminhoneiros do Distrito Federal. Isso nos deixa muito engrandecidos, e devolveremos todo esse carinho com muito trabalho e dedicação. Tenho certeza de que essa obra vai melhorar a vida de todos eles e de toda a turma que transita no SIA”, completou Ibaneis.
Além da criação de 24 vagas de estacionamento no Trecho 1, a contratação inclui a construção de uma rede de drenagem pluvial, poços de visita, bocas de lobo, calçadas, rampas de acessibilidade, pavimento intertravado, meios-fios, cordões de concreto e sinalização. O investimento sairá ao custo de R$ 2,2 milhões.
O que fazer no Dia Sem Lixo
Para evitar o acúmulo de resíduos nas ruas e vias, embalagens, papéis, entre outros itens devem ser inseridos em alguma das mais de 21 mil lixeiras do SLU instaladas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
Para casos de descarte urgente, a população deverá procurar um dos 23 papa-entulhos ou dos mais de 500 papa-lixos distribuídos pela capital federal.
Os papa-lixos são contêineres semienterrados preparados para receber resíduos da coleta convencional: todo o material que não vai para a coleta seletiva. A localização deles está disponível no site do SLU.
O papa-entulho é o espaço para descarte de restos de obra, móveis velhos e outros itens volumosos. Consulte aqui os endereços onde eles estão disponíveis.
No dia sem coleta de lixo, a população também deve se atentar a algumas orientações.
Confira:
Mantenha os resíduos sólidos dentro de casa ou do comércio e só os coloque para coleta na rua na sexta-feira (17/5);
Se preferir, procure algum papa-lixo ou papa-entulho, de acordo com as especificidades de cada equipamento;
Não jogue lixo nas ruas. Procure a lixeira mais próxima ou guarde os resíduos consigo até encontrar um local apropriado para o descarte;
Propague a informação: comunique vizinhos, parentes e amigos sobre o Dia Sem Lixo e como cada um pode ajudar na limpeza da cidade.