Um meme sobre o cantor Belo, a modelo Gracyanne Barbosa, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e a vice Celina Leão (PP) gerou um ampla discussão na Câmara Legislativa (CLDF), nesta terça-feira (23/4).
O deputado distrital Gabriel Magno (PT) havia postado no Instagram uma imagem de Belo e Gracyanne, agora ex-esposa do pagodeiro, com a legenda “a relação que acabou”. Abaixo, há uma imagem de Ibaneis ao lado de Celina, acompanhada da frase “a relação que o DF quer que acabe”.
O primeiro deputado a reagir à publicação foi o pastor Daniel de Castro (PP), do mesmo partido de Celina. O parlamentar chegou a dizer que havia misoginia no meme. “É fácil falar e não ter uma prática condizente com nossa fala”, declarou o distrital, ao acusar o petista de discriminação contra a vice-governadora.
O distrital Hermeto (MDB), também da base, chamou a postagem de “infelicidade”. “Não está à altura de um parlamentar. Está à altura de um cara que faz fofoca em uma revista”, cutucou.
A discussão tomou um bom tempo da sessão desta terça-feira (24/4), que tinha como foco o debate sobre a gerência do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) ser transferida para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF).
Autor da postagem, Gabriel Magno rebateu e comentou que vai manter a postagem no próprio perfil. “Vou explicar o meme. É um meme. Essa semana, virou assunto nas páginas de jornal a separação do Belo. O cantor do Soweto – de tantas canções que vários de nós ouvimos naquele momento de muita dor amorosa – virou assunto nacional”, começou o petista.
“O meme faz uma alusão de que o DF quer que acabe a relação do governo Ibaneis na cidade, porque, hoje, eles [Ibaneis e Celina] governam Brasília. Querer que a oposição não use os instrumentos para denunciar as mazelas do governo já não é com a gente”, completou o deputado.
Confira a publicação:
A notícia sobre o término de Belo e Gracyanne, após 16 anos de união, repercutiu-se pelo país nos últimos dias. Os dois teriam se separado há cerca de oito meses, mas ainda moravam juntos, segundo o colunista Lucas Pasin, do UOL. Agora, porém, o cantor estaria preparando a mudança para outra casa, no Rio de Janeiro.