A Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) terá uma nova mudança provisória, a partir desta terça-feira (19/3): a abertura de uma faixa reversa, no sentido Plano Piloto–Taguatinga. Até esta manhã, o Governo do Distrito Federal (GDF) não havia divulgado o horário de início da intervenção (foto em destaque).
A alteração, que deve prevalecer por três meses, será após o viaduto que dá acesso à Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e se estenderá até a antiga sede da Companhia Energética de Brasília (CEB) – onde começava a faixa reversa instalada na via no início deste ano, mas no sentido Taguatinga–Plano Piloto.
Nesses 90 dias, apenas a faixa mais à direita da via e a nova faixa reversa estarão liberadas para trânsito de veículos. No sentido contrário, da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) para a Epig, o fluxo seguirá normalmente.
Assim, o motorista que dirigir no sentido Taguatinga terá duas faixas de rolamento livres – a nova faixa reversa e faixa mais à direit; a pista no sentido Eixo Monumental continuará com três faixas de rolamento disponíveis.
Rotas alternativas
A alteração no fluxo da via se deve às obras de concretagem da Epig, que receberá um novo corredor para o BRT, além de dois viadutos, ciclovias, sinalização e paisagismo, bem como instalação de calçadas e de mobiliário urbano.
Essa será a primeira de uma série de intervenções na área, por onde passam cerca de 25 mil veículos diariamente, para execução das obras do Corredor Eixo Oeste.
Quem sai de Ceilândia, do Guará 1 e de Taguatinga rumo ao Plano Piloto e não quiser optar pela Via Estrutural poderá seguir por dentro do Guará 2, sair pela Estrada Parque Guará (EPGU), passar em frente ao Jardim Zoológico e acessar o Eixo Rodoviário (Eixão).
Para quem sai de Águas Claras em direção a Brasília, é possível seguir pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), tomar a Epia na altura da Candangolândia e acessar a EPGU até chegar ao Eixão.
Com informações da Agência Brasília