A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (6/3), a Operação Nectar, com objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de internacional de cocaína para a Europa por meio de navios. As ações ocorrem no Porto do Pecém (CE) e contam com apoio da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Ceará e da Receita Federal.
No decorrer dos trabalhos investigativos, a PF, com apoio dos órgãos parceiros, conseguiu identificar um engendrado esquema que possibilitava o envio da droga ilícita ao exterior por meio de diversas estruturas portuárias.
Durante os mais de quatro anos do período investigado, cerca de 7 toneladas de cocaína apreendidas em diversos momentos e locais do Brasil e do exterior estariam relacionadas à organização criminosa investigada, segundo a Polícia Federal.
Cerca de 130 policiais federais cumprem oito mandados de prisão preventiva, 22 de prisão temporária, 30 de busca e apreensão, além de 88 ordens de bloqueio de bens e valores no exterior e em oito estados: Ceará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.
As determinações partiram da Justiça Federal no Ceará, e as investigações correm em sigilo. Porém, a PF detalhou que os crimes apurados envolvem tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas máximas somadas de até 30 anos de prisão.