HomeBrasíliaPsiquiatria: metade dos PMs que tentaram consulta ainda está na fila

Psiquiatria: metade dos PMs que tentaram consulta ainda está na fila

Date:

Related stories

Barragem do Descoberto está cheia e verte mais cedo

Mais segurança hídrica para a população do DF Depois de...

Sport e Ceará voltam à Série A de 2025; Mirassol obtém acesso inédito

Novorizontino adia sonho de subir após revés contra o...

Inscrições na I Conferência Distrital de Segurança Pública vão até segunda-feira

Evento definirá diretrizes para segurança no DF, com plenárias...
spot_img

Pelo menos metade dos policiais militares que buscaram apoio psiquiátrico ainda não conseguiram atendimento no Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar (PMDF), entre os dias 1º janeiro e 2 de abril de 2024, foram emitidas mais de 1 mil guias de encaminhamento para psiquiatria na rede credenciada. Deste total, apenas 520 foram atendidas.

Os números revelam um quadro preocupante. Em média, são 10 guias por dia de policiais em busca de tratamento para quadros de depressão, surtos e outras doenças mentais. Ou seja, é um pedido de socorro por atendimento a cada três horas, aproximadamente.

A tropa enfrenta uma grave crise de saúde mental. Como revelou o Metrópoles, PMs esperam até quatro meses para conseguir consulta com psiquiatra no DF. Pelo menos cinco policiais cometeram suicídio em 2024. E, mesmo diante deste cenário, a rede credenciada rompeu com uma das clínicas psiquiátricas.

PMDF

Atualmente, a PMDF conta com apenas dois psiquiatras. A corporação recebe recebe o apoio de cinco profissionais cedidos pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF). O atendimento na área de saúde mental de policiais militares e dependentes ocorre por meio do Centro de Assistência Psicológica e Social (CAPS).

A Seção de Bem-Estar Social (SBES) oferece atendimentos e orientações psicossociais, 24 horas por dia, pelo telefone: (61) 99618-0241.

Promessas

A PMDF argumentou estar em fase final de credenciamento de três novas empresas na área de saúde mental. Elas disponibilizarão um total de 42 profissionais, entre psiquiatras e psicólogos.

Também encontra-se em fase final de certame para contratação por concurso público de mais quatro psiquiatras militares, para ampliação do quadro médico da corporação.

A PMDF ainda alegou que está finalizando um acordo de cooperação técnica entre o SESC e a SSP, o Serviço Social de Comércio, para a oferta de atendimento psicológico aos policiais militares.

Está em andamento um processo de contratação de 32 postos de trabalho para prestação contínua de serviços de saúde complementares por psicólogos que atuarão no interior do centro médico da PMDF.

A PMDF também prometeu reforçar a rede credenciada junto ao sistema de saúde da corporação. Até o momento, 13 empresas solicitaram credenciamento.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here