A Polícia Federal, em ação com a Marinha do Brasil, intermediou negociações para a restituição da embarcação brasileira ilegalmente retida por populares na fronteira com a Bolívia desde a última sexta-feira (19/4).
Após quatro dias de intensas tratativas, a embarcação foi entregue pela Armada Boliviana em águas brasileiras para a PF e a Marinha do Brasil, na tarde dessa segunda-feira (22/4).
A embarcação foi escoltada até o Porto Alfandegado brasileiro, onde foi restituída à empresa proprietária. A travessia fluvial Brasil/Bolívia foi reestabelecida, e o fluxo internacional de pessoas voltou ao normal.
A retenção ilegal da embarcação brasileira por manifestantes bolivianos ocorreu como forma de retaliação a uma ação policial ocorrida por volta das 11h do dia 19 de abril.
Na ocasião, a polícia brasileira, em patrulhamento fluvial no Rio Mamoré, interceptou uma pequena embarcação boliviana com produtos supostamente descaminhados, que foi abandonada pelos tripulantes no momento da abordagem na margem brasileira do rio.
Os produtos clandestinos e a embarcação foram entregues à Receita Federal do Brasil (RFB), que fez a apreensão administrativa, inclusive do meio de transporte empregado para o descaminho dos produtos.