O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu 34 ocorrências durante a realização da tradicional Via-Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina, nessa sexta-feira (29/3). Segundo balanço divulgado pela Polícia Militar (PMDF), cerca de 90 mil fiéis compareceram à celebração.
Diferentemente de outras edições, a deste ano ocorreu em um dia ensolarado e sem chuva. O CBMDF atuou no atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, combate a incêndio florestal, busca e salvamento, além de atividades de logística no local.
Segundo balanço divulgado pela corporação, 242 bombeiros foram escalados para trabalhar no Morro da Capelinha nos turnos matutino e vespertino. A comandante-geral do CBMDF, coronel Mônica de Mesquita Miranda, também esteve presente no evento.
Encenação da Via-Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF) 2024 – Metrópoles 15
Encenação da Via-Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF) 2024 – Metrópoles 12
Encenação da Via-Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF) 2024 – Metrópoles 10
Encenação da Via-Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF) 2024 – Metrópoles 5
Encenação da Via-Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF) 2024 – Metrópoles 4
Encenação da Via-Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF) 2024 – Metrópoles1
Encenação da Via-Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF) 2024 – Metrópoles 3
Encenação da Via-Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF) 2024 – Metrópoles 11
0
Ao final do evento, por volta das 21h14, foram contabilizados pelos bombeiros 34 atendimentos os quais se destacam: desidratação, hipertensão, mal súbito, hipoglicemia, crise de ansiedade, desmaios, retirada de anel, auxílio a pessoas com dificuldade de locomoção, cólica vesicular, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, quedas, dores na região lombar e vítima de fratura.
Algumas vítimas foram atendidas no próprio posto médico do evento religioso e outras foram encaminhadas para unidades de saúde da região, mas sem gravidade.
O CBMDF também atuou em um foco de incêndio florestal nas imediações, que foi rapidamente controlado por nossos militares.