Oportunidades para qualificação profissional gratuita foram divulgadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) nessa terça-feira (12/3). Entre as mais de 3,3 mil vagas ofertadas, 205 são exclusivas para o público feminino.
Uma das divulgações foi o edital que oferece 3,1 mil vagas para o segundo trimestre do ano. Há 2,8 mil oportunidades para cursos de qualificação profissional presenciais e a distância, 190 para cursos técnicos presenciais e semipresenciais, e 100 para cursos de aperfeiçoamento.
Senai oferta 3,3 mil vagas gratuitas; 205 são exclusivas para mulheres 2
Marcos Gomes/Senai-DF
Senai oferta 3,3 mil vagas gratuitas; 205 são exclusivas para mulheres 3
Marcos Gomes/Senai-DF
Senai oferta 3,3 mil vagas gratuitas; 205 são exclusivas para mulheres
Marcos Gomes/Senai-DF
0
A segunda oportunidade propagada pelo Senai é a convocatória das 205 mulheres escolhidas para aperfeiçoamento profissional. Todas as vagas são disponibilizadas através do Programa Senai de Gratuidade Regimental (PSGR) e são destinadas a pessoas de baixa renda.
Os cursos exclusivos para público feminino, publicados em comemoração ao mês da mulher, acontecerão nas escolas do Senai do Gama e de Taguatinga. Serão turmas turnos matutino, vespertino e noturno. É necessário que as alunas possuam conhecimento na área, já que se tratam de cursos de aperfeiçoamento.
No Senai do Gama, as opções exclusivas para mulheres incluem Criação de Conteúdo Digital para Mídias Sociais, Moda Sustentável: Ajuste e Reparo de Roupas, Modelagem para Impressão 3D e Fabricação de Biscoitos Pascais. Em Taguatinga, as opções são Boas Práticas para Sistemas de Ar Condicionado, Modelagem e Costura para Moda Sustentável, Manutenção: Inovação e Liderança Feminina Automotiva, Modelagem de Projetos Arquitetônicos com Software BIM e Manutenção em Vasos e Arranjos Florais.
Já no edital de cursos que começam no segundo trimestre, há vagas disponíveis nas escolas do Gama, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Sobradinho e Taguatinga, nos turnos matutino, vespertino e noturno. As opções incluem Assistente Administrativo, Confeiteiro, Desenhista de Móveis, Jardinagem, Padeiro, Técnico em Edificações e Técnico em Eletrotécnica.
Orientações
Direcionadas às pessoas de baixa renda, as inscrições para as vagas devem ser realizadas pelo site do Senai-DF até 11/6 ou até todas as vagas serem preenchidas, o que será feito por ordem de inscrição. Aqueles que forem concorrer poderão se inscrever em até dois cursos, desde que eles aconteçam em turnos divergentes.
Os requisitos variam de acordo com a área de formação e podem ser encontrados na nota convocatória, no edital de abertura das vagas e na página de inscrição. Para os cursos técnicos, é necessário ter pelo menos 16 anos de idade e ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a partir da 2ª série.
As mulheres interessadas nos cursos específicos precisarão redigir uma declaração à mão, que declare a experiência na área escolhida, já que os cursos são de aperfeiçoamento. Caso haja mais interessados do que vagas disponíveis, o Senai-DF criará uma lista de espera com base na ordem de inscrição.
Convocação e matrícula
Os candidatos selecionados serão convocados por e-mail e/ou telefone e terão até dois dias úteis para comparecer à unidade em que o curso será ofertado para confirmação da matrícula, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 horas às 20h30.
Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal. O não comparecimento dentro do prazo estipulado acarretará a perda automática da vaga.
Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF e dos comprovantes de escolaridade e de residência. Para alunos menores de idade, são necessários também o RG e o CPF do responsável legal.
Diferenças entre cursos de aperfeiçoamento, de qualificação e técnicos
Os cursos de qualificação e de aperfeiçoamento têm uma duração curta e variam de 60 a 160 horas-aula, conforme os editais lançados em março. A qualificação tem o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho ou possibilitar uma recolocação profissional, enquanto o aperfeiçoamento amplia ou atualiza as habilidades de um determinado perfil profissional. Ao concluir o curso, o Senai emite um certificado.
Já os cursos técnicos oferecidos neste edital têm uma carga horária de 1.200 horas-aula (de um ano a um ano e meio) e capacitam os alunos com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas áreas da indústria. Após a conclusão, o estudante recebe um diploma.
Se tiver dúvidas, é possível entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF ligando para (61) 4042-6565, opção 1, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 18h30.