- Publicidade -
HomeBrasilSTF forma maioria para derrubar liminar de Barroso a favor do aborto...

STF forma maioria para derrubar liminar de Barroso a favor do aborto por enfermeiros

Date:

Related stories

Em visita à feira na Torre de TV, Celina Leão destaca integração entre DF e Entorno

Evento gratuito reúne expositores de 13 cidades, como Corumbá...

Hamas entrega corpos; EUA alertam para rompimento da trégua em Gaza

EUA alertam para possível ataque do Hamas contra palestinos...

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Gilmar Mendes pediu destaque e suspendeu julgamento, iniciado em...

Hospital de Base realiza mais de 4,8 mil atendimentos de mastologia em 2025

Ampliação da estrutura dobra a capacidade de consultas oncológicas...
spot_img

Decisão do ministro tinha como objetivo autorizar esses profissionais a auxiliar em interrupções legais, como em situações de estupro, risco de vida para a gestante ou anencefalia do feto

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar a liminar proposta pelo ministro Luís Roberto Barroso, que visava permitir a participação de enfermeiros em procedimentos de aborto nos casos já previstos pela legislação brasileira. A decisão de Barroso tinha como objetivo autorizar enfermeiros a auxiliar em abortos legais, como em situações de estupro, risco de vida para a gestante ou anencefalia do feto, especialmente em regiões onde o acesso a médicos é limitado. Barroso argumentou que a medida não substituiria a atuação dos médicos, mas permitiria que enfermeiros atuassem sem enfrentar penalidades legais.

A liminar foi emitida por Barroso na noite anterior, no mesmo dia em que ele votou pela descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação, ampliando a possibilidade para além dos casos já permitidos por lei. No entanto, a proposta de Barroso enfrentou resistência dentro do STF.

O ministro Gilmar Mendes foi o primeiro a votar contra a liminar, argumentando que decisões dessa natureza não deveriam ser tomadas de forma apressada e que o tema deveria ser discutido com mais cautela pelo plenário do tribunal. Com sete ministros já votando pela derrubada da liminar, a decisão de Barroso foi rejeitada.

JP NEWS

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here