255,324FansLike
128,657FollowersFollow
97,058SubscribersSubscribe
255,324FansLike
128,657FollowersFollow
97,058SubscribersSubscribe
HomeDestaquesAudiência Pública discute novo Programa Jovem Candango

Audiência Pública discute novo Programa Jovem Candango

Date:

Related stories

Crédito de R$ 35 milhões para ampliação do Jovem Candango é aprovado

Coordenadora do programa, Secretaria da Família e Juventude prevê...

Teto de boate desaba na República Dominicana e deixa ao menos 144 mortos

Entre as vítimas fatais, destacam-se o cantor de merengue...

Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Glauber Braga

Parlamentar disse que fará jejum até a finalização do...

Divulgadas as regras para a execução do programa Jovem Candango

Ações visam fortalecer e modernizar o programa que emprega...

GDF lança programa para combater evasão escolar e estimular aprendizado entre jovens

Alunos participantes do Incentiva DF, com idades entre 15...
spot_img

A Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) reuniu-se com representantes de Organizações da Sociedade Civil, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Administração Pública, na quarta-feira (26)  para apresentação do Novo Programa Jovem Candango, abordando as atualizações realizadas como a implantação do controle de frequência por meio do ponto eletrônico, a prestação de contas acerca do número de jovens contratados e as regiões atendidas, além da demanda atual dos órgãos do Governo pela contratação dos jovens.

Além disso, os participantes expuseram ideias de aprimoramento ao programa com base nas experiências de trabalho e puderam manifestar os ajustes necessários para a melhoria contínua do Jovem Candango.

“É muito importante essa transparência. O trabalho de aprendizagem veio erradicar o trabalho infantil e é uma política pública que realmente funciona e o DF tem esse programa Jovem Candango que muda vidas. Conheci cases de sucesso de jovens que participaram do programa e hoje são administradores de empresas, fizeram faculdade. Muda a vida de jovens e de famílias”, afirmou a assistente social, Sandy Alencar, do IPHAC.

De acordo com os dados apresentados pela Secretaria, o último processo seletivo obteve seis mil inscritos, o que reforçou a importância do aumento no número de vagas para o próximo ciclo que consiste em dois anos de duração e termina nesse ano. Somado a esse número, a SEFJ-DF registrou 2.800 solicitações de jovens para atuarem nos órgãos do GDF. Um aumento expressivo e que consolida relevância da política pública.

Por essa razão, o governador Ibaneis Rocha enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF),  um pedido de abertura de crédito suplementar à Lei Orçamentária Anual do DF de R$ 35 milhões. O valor será destinado ao programa Jovem Candango.

“Estamos empenhados em fortalecer o Jovem Candango com a abertura de mais vagas para que mais pessoas sejam alcançadas. O programa não termina tão somente na empregabilidade de um jovem, existe um impacto muito superior em suas famílias, nas comunidades onde vivem e principalmente na sociedade que recebe os serviços de um jovem desses nas instituições públicas”, ressaltou o titular da pasta, Rodrigo Delmasso.

Sobre o Jovem Candango

Quase dois mil jovens, entre 14 e 22 anos de idade, atuam nas áreas administrativas  dos órgãos do Governo do DF por meio do programa Jovem Candango, onde recebem meio salário mínimo, 13°, férias, vale-transporte, vale-alimentação, seguro de vida, uniforme e crachá durante quatro horas diárias no contraturno escolar, sendo um dia da semana reservado para o curso de aprimoramento junto à insituição contratada para gerir o programa.

Além disso, o programa possui sistema de cotas que contempla órfãos de mulheres vítimas de feminicídio, egressos do sistema socioeducativo, ou em cumprimento de medida socioeducativa, oriundos de programas governamentais de erradicação do trabalho infantil no DF jovens que se enquadram na condição de acolhidos no Distrito Federal mediante medida de proteção prevista no artigo 101, inciso VII, da Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, jovens que se enquadram na condição de Pessoa com Deficiência, jovens que se enquadram nas condições, participantes do Programa Bombeiro Mirim do Distrito Federal; residentes há, no mínimo, 5 (cinco) anos em área rural; ser participante de projetos executados pelos Centros de Juventude.

Confira a íntegra da apresentação do novo Jovem Candango.

Assessoria de Comunicação Social 

Secretaria de Estado da Família e Juventude

 

 

 

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here