- Publicidade -
HomeBrasilBrasil se declara livre de gripe aviária após foco que afetou exportações

Brasil se declara livre de gripe aviária após foco que afetou exportações

Date:

Related stories

Abertas as inscrições para cursos gratuitos de gastronomia no DF

Projeto Capacitando Vidas oferta nove cursos para pessoas em...

GDF vai investir R$ 8,8 milhões em brinquedos acessíveis para democratizar espaços de lazer

Foram adquiridos mais de 350 brinquedos adaptados, como balanços...

Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano

Total oferecido pelo plano chega a R$ 40 bilhões Empresas...

Motta escolhe deputado Paulinho da Força relator do PL da anistia

Texto pode ser votado a qualquer momento no plenário O...
spot_img

O governo informou nesta quarta-feira que notificou à OMSA o cumprimento do protocolo sanitário de 28 dias sem novos casos detectados em granjas comerciais, a fim de evitar a propagação da doença

O Ministério da Agricultura informou que a pasta comunicou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) oficialmente nesta quarta-feira (18), o fim do vazio sanitário de gripe aviária, conforme previsto nos protocolos internacionais. “Após 28 dias sem novos casos, o Brasil recupera status sanitário. Com a notificação, o país se autodeclara livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP)”, esclareceu o ministério.

O vazio sanitário iniciou em 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS) onde foi registrado, em 16 de maio, o primeiro e único foco da doença em granja comercial no país. Após o cumprimento do prazo de 28 dias sem novas notificações, o Brasil concluiu as ações sanitárias exigidas e agora recuperou o status de livre da doença, explicou a pasta

“É preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em nota.

A pasta esclareceu ainda que todas as etapas, desde a notificação do foco, o início do vazio sanitário até a autodeclaração do fim da ocorrência, foram registradas junto à OMSA, a fim de dar transparência ao caso e subsidiar as decisões das autoridades sanitárias dos outros países.

“Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário com a conclusão do foco e a emissão da autodeclaração pelo País de que está livre de gripe aviária em granjas comerciais. Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

O ministério afirmou ainda que está notificando os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas, com o objetivo de restabelecer o comércio internacional o mais rapidamente possível.

Com informações do Estadão / JP NEWS

 

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here