Cantor e compositor conhecido por fazer músicas inspiradas em praias ensolaradas, sempre com uma bebida na mão, Jimmy Buffett morreu nos Estados Unidos, na sexta-feira (1º/9), aos 76 anos. Ganhador de dois prêmios Grammy, ele chamava suas canções de “rock ‘n’ roll caribenho bêbado”.
Buffett ficou muito conhecido com o sucesso Margaritaville, em 1977. Na verdade, foi sua única música a entrar no top 10 de vendas e rádios. Apelidado de Parrotheads pelos fãs, isso foi o suficiente para ele se tornar bilionário. Afinal, o nome Margaritaville se tornou inspiração para bares, restaurantes e até resorts. A ponto de a revista Forbes apontar seu patrimônio líquido, em agosto, em US$ 1 bilhão.
Mas o cantor e compositor também recebeu dois prêmios Grammy, por Hey Good Lookin (cover de Hank Williams) e It’s Five O’Clock Somewhere, um dueto com o country Alan Jackson.
Jimmy Buffett nasceu em Pascagoula, Mississippi, em 25 de dezembro de 1946. Aprendeu a tocar violão na faculdade e se arriscou com a música nas ruas de Nova Orleans. Formou sua primeira banda, se mudou para Nashville, Tennessee, a fim de trabalhar para a Billboard Magazine, e chegou a Key West, bem no sul dos Estados Unidos, na década de 1970.
A partir daí, começou a fazer sucesso. Gravou 27 álbuns de estúdio e alcançou quatro discos de platina e oito de ouro, em mais de cinco décadas de carreira. Ele deixa a esposa Jane Slagsvol, duas filhas, Savannah e Sarah, e um filho, Cameron.
Veja Jimmy Buffett cantando seu maior sucesso, ao vivo, em 1993:
JGB Notícias