O carro que invadiu a calçada e caiu nos trilhos do metrô, próximo à estação Arniqueiras, em Águas Claras, no Distrito Federal, foi içado e retirado do local por equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), na noite de terça-feira (12). A operação durou pouco mais de um hora e meia.
Na manhã desta quarta (13), o Metrô-DF retomou o funcionamento normal, as estações abriram às 5h30 e os trens circularam sem restrição de velocidade. Até as 7h, o tempo de espera nas estações era de até 8 minutos.
O DER e o Metrô-DF esperaram o fim do horário de circulação dos trens, na terça-feira – feriado de Nossa Senhora Aparecida – para iniciar o trabalho, às 19h40. O acidente aconteceu na madrugada.
A operação consistia em trazer o guincho para o ponto mais perto possível da linha dos trens e, assim, suspender o carro “com o máximo de segurança”, segundo o DER.
O carro foi atado a um cabo de aço e a correntes. Assim, os operários conseguiram puxar o veículo pela lateral dos trilhos e levantá-lo pela vala do metrô.
O Metrô informou que os trilhos, onde o carro caiu, não foram danificados. Segundo a companhia, na terça-feira, os trens reduziram a velocidade neste trecho por questão de segurança.
O motorista, de 29 anos, era o único ocupante do veículo e foi encontrado inconsciente, dentro do automóvel. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), com traumatismo cranioencefálico. O g1 tenta atualizar o estado de saúde dele.