“Entorno que Protege e Cresce” reunirá autoridades, prefeitos e lideranças para discutir segurança, autonomia, trabalho e oportunidades para as mulheres
Cidade Ocidental será sede, no dia 21 de setembro, do encontro “Entorno que Protege e Cresce”, iniciativa liderada pelo prefeito Lulinha Viana e voltada à discussão de políticas públicas para proteção das mulheres, combate ao feminicídio, qualificação profissional e desenvolvimento regional.
O encontro deverá reunir autoridades do Governo Federal, prefeitos, lideranças políticas e representantes de diferentes municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). A proposta é aproximar as cidades da região dos ministérios e ampliar a discussão sobre ações que possam fortalecer a rede de proteção às mulheres.
Entre as autoridades previstas está a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Também estão previstas as participações da ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros de Oliveira, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes da Purificação. Pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), deverá participar Marilene Nascimento, chefe de Gabinete da pasta, representando o ministro Waldez Góes.
A presença de representantes de diferentes ministérios amplia o alcance da programação. Além da violência contra a mulher e do feminicídio, o encontro deverá abordar temas como geração de renda, qualificação profissional, igualdade racial, cultura e desenvolvimento regional.
Marilene Nascimento traz experiência internacional
Marilene Nascimento chega ao encontro com experiência na área de gestão pública e desenvolvimento regional. Ela participou de duas edições da Comissão sobre a Condição da Mulher (CSW), em Nova York, onde esteve envolvida em debates sobre equidade de gênero, resiliência climática e desenvolvimento.
Professora de formação e especialista em gestão pública e captação de recursos, Marilene também participou da criação de um sistema de gestão de emendas parlamentares no Amapá e atua como multiplicadora do TransfereGov, ferramenta utilizada para a gestão de transferências de recursos entre a União e estados e municípios.
A expectativa é que sua participação contribua para aproximar as discussões sobre desenvolvimento regional das políticas voltadas às mulheres.
Cidade Ocidental aposta em proteção e autonomia
A escolha de Cidade Ocidental para sediar o encontro está relacionada às ações desenvolvidas pelo município na área de proteção às mulheres.
Segundo informações da administração municipal, a cidade está há dois anos sem registro de feminicídio. A rede de atendimento reúne a Secretaria da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Guarda Municipal e Judiciário.
A prefeitura também vem trabalhando na qualificação profissional e na geração de renda. Em parceria com o Sebrae, são oferecidos cursos em áreas como beleza e costura, com o objetivo de ampliar as oportunidades de trabalho e renda para as mulheres.
A proposta é combinar ações de segurança com iniciativas que contribuam para a independência financeira. Para a administração municipal, a autonomia econômica pode ajudar a reduzir situações de vulnerabilidade.
Municípios do Entorno são mobilizados
O prefeito Lulinha Viana vem articulando a participação de outros municípios da RIDE. Entre as cidades envolvidas estão Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo e Formosa, entre outras.
A intenção é ampliar a cooperação entre os municípios e estimular a adesão ao Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio.
A articulação regional busca fortalecer o atendimento às mulheres e permitir que as experiências desenvolvidas em uma cidade possam ser aproveitadas pelas demais.
Fábio Góes atua na articulação institucional
Nos bastidores da organização, Fábio Góes vem contribuindo para a articulação institucional do encontro. Seu trabalho envolve a aproximação entre Cidade Ocidental e os ministérios que participarão da programação.
Góes também participou dos contatos que contribuíram para a presença da ministra Márcia Lopes e de Marilene Nascimento, representante do MIDR, além de auxiliar no diálogo com municípios da RIDE. A atuação ocorre em conjunto com a organização conduzida pelo prefeito Lulinha Viana.
Janja está entre as convidadas
A organização também trabalha com a expectativa da participação da primeira-dama Janja da Silva, convidada para o encontro.
A eventual presença de Janja deverá ampliar a atenção sobre a programação e reforçar a importância da discussão sobre as políticas de proteção às mulheres.
Uma agenda para o Entorno
A expectativa dos organizadores é que o encontro produza resultados que possam ser levados para além do dia 21 de setembro. A proposta é aproximar os municípios do Governo Federal e discutir ações que possam ser aplicadas de forma conjunta na região.
O “Entorno que Protege e Cresce” pretende reunir, em um mesmo espaço, diferentes áreas de atuação pública para tratar de uma questão que envolve segurança, trabalho, renda e qualidade de vida.
Para Cidade Ocidental, a realização do encontro representa também a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas no município e ampliar o diálogo com outras cidades que enfrentam desafios semelhantes.
A agenda coloca no centro da discussão a necessidade de fortalecer a proteção das mulheres e, ao mesmo tempo, ampliar as condições para que elas tenham acesso a trabalho, renda, qualificação e maior autonomia.
Da Redação





