sexta-feira, 19 abril 2024
- Publicidade - spot_img
HomePolíticaCubanos saem às ruas do país para pedir liberdade

Cubanos saem às ruas do país para pedir liberdade

Date:

Related stories

Falso catador de latinhas arromba portão e invade casa no DF. Vídeo

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu em...

UnB: rodas de debate discutem saúde, cultura e diversidade no DF

Mesmo com as atividades paralizadas por conta da greve...

Ibaneis assina ordem de serviço para construção da 3ª faixa da BR-020

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou nesta sexta-feira (19/4)...

Brasília, 64 anos: veja mudanças no trânsito e esquema de segurança

Para garantir um bom aniversário de 64 anos de...

Preso em operação da PCDF, dono da Tesoura de Ouro é solto

Preso em 11 de abril no âmbito da Operação...
spot_imgspot_img

tares e policiais, muitas foram detidas.

No entanto, parte dos manifestantes conseguiu escapar do cordão policial e avançou em massa ao longo da avenida Paseo del Prado em direção ao Malecón aos gritos de “liberdade”, “pátria e vida” e “abaixo a ditadura”.

Houve também grupos organizados de apoiadores do governo, que gritaram “Eu sou Fidel” ou “Canel, meu amigo, o povo está contigo”, em alusão ao mandatário Miguel Díaz-Canel.

Maior protesto em 27 anos
O evento pode fazer história, já que é a primeira vez que um grande grupo de cubanos sai às ruas de Havana para protestar contra o governo desde o famoso “Maleconazo” de 1994, no meio da crise econômica do chamado “Período Especial”.

A prova da gravidade da situação é que as autoridades cortaram o serviço de internet móvel em todo o país, presumivelmente para impedir a divulgação de vídeos dos protestos e reduzir a capacidade de reunião dos participantes.

A manifestação em Havana surge após uma onda de protestos espontâneos neste domingo em diferentes partes do país, o primeiro deles em San Antonio de los Baños, onde uma pessoas tomaram as ruas para exigir liberdade e criticar o governo pela escassez de comida, medicamentos e os contínuos apagões sofridos pelo município, que fica 30 quilômetros a leste da capital.

A manifestação em San Antonio, duramente reprimida pela polícia segundo testemunhas disseram à Agência Efe, foi transmitida ao vivo no Facebook até a internet ser cortada, o que possivelmente motivou atos semelhantes em outras localidades como Güira de Melena e Alquízar (oeste), Palma Soriano (leste), Cienfuegos (centro) e Havana.

Díaz-Canel culpa os EUA
As manifestações surgiram em um momento de grave crise em Cuba, que sofre uma preocupante escassez de medicamentos e produtos básicos e também atravessa a terceira e pior onda de Covid-19, com taxas de contágio extremamente elevadas nas regiões mais afetadas.

O mandatário cubano, Miguel Díaz-Canel, apareceu neste domingo em duas ocasiões. Primeiro, foi a San Antonio de los Baños, onde, acompanhado por um grupo de apoiadores e forças de segurança, acusou “mercenários pagos pelo governo dos EUA” de organizarem os protestos.

Mais tarde, falou ao vivo na televisão estatal, na qual pediu para que seus apoiadores estejam prontos para o “combate”, em resposta aos protestos contra o governo.

Lojas estatais sofrem saques
Também foi noticiado que várias das lojas estatais que vendem comida e produtos básicos em moeda estrangeira foram saqueadas neste domingo (11), em meio à inédita onda de protestos contra o governo de Cuba.

Fonte: Gazeta do Povo

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here