Pensando em sustentabilidade a G44 Brasil S/A através de uma de sua empresas vem contribuindo com a preservação do nosso planeta.
Tendo em vista que Brasil vivenciou, nos últimos anos, dois grandes crimes ambientais no estado de Minas Gerais. A empresa Vale teve duas de suas diversas barragens de rejeitos rompidas causando um enorme problema ambiental, mortes e perda de biodiversidade na área afetada. As cidades de Mariana e Brumadinho vivem atualmente uma situação drástica devido ao rompimento das barragens. Rios foram poluídos, solos contaminados, parte da população perdeu suas casas e houve também diversas mortes de pessoas e animais
A G44 Brasil trabalha também com mineração de pedras e metais através da G44 Mineração em Campos Verdes -GO e sabe que a mineração é um dos setores que movimenta bilhões de reais da economia brasileira. No entanto, reconhece que a prática costuma gerar sérios danos ao meio ambiente.
Preocupada com o meio ambiente a Correia Engenharia, localizada em Taguatinga-DF, criou e desenvolveu o projeto que tem por objetivo colaborar para uma destinação segura dos resíduos sólidos. Além disso diminuir os impactos ambientais.
Com os rejeitos da mineração, a empresa produz blocos para alvenaria, tijolos, telhas, cerâmicas e lajotas.
Em outras palavras a empresa faz a transformação dos resíduos gerados a partir da mineração no norte do estado goiano.
A lama e a areia que sobram dos rejeitos do minério, normalmente ricas em quartzo, óxido de ferro e argila, criaram peças pré-moldadas para a construção de casas, prédios, muros e pisos em pré-moldados.
Só para exemplificar, o preparo e beneficiamento do minério, em geral, originam resíduos na ordem de 1,5 vezes maior comparando-se à produção. Este volume é normalmente disponibilizado em pilhas próximos às extrações ou mesmo em soterramentos de vales formados pela atividade extrativista mineral.
Parabéns a iniciativa é uma preocupação espontânea desta empresa com o ambiente.