O deputado Joaquim Roriz Neto (PL) apresentou um Projeto de Lei para permitir a utilização de emendas parlamentares para a contratação de vigilantes no Distrito Federal. A proposta, em tramitação na Câmara Legislativa do DF (CLDF), possibilita a contratação temporária de vigilância privada para atuar em escolas, unidades de saúde, restaurantes comunitários e outros prédios públicos, com recursos disponibilizados por meio de emenda dos deputados.
O texto da proposição considera como contratação temporária de natureza emergencial toda aquela que se enquadre na Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Para o distrital, o projeto auxilia o Poder Executivo no combate à violência.
“As forças de segurança do DF vivem uma crise de efetivo que há muitos anos preocupa não só a população, mas os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Sabemos dos esforços do governador em abrir novos concursos, mas também compreendemos que os prazos são longos, principalmente por tratar-se da contratação de servidores para proteger nossa cidade e nossas famílias”, avalia o deputado.
A proposta foi apresentada após um homem de 60 anos ter sido assassinado a facadas na fila do Restaurante Comunitário do Recanto das Emas. “Sabemos que uma equipe de vigilância jamais substituirá o trabalho dos nossos policiais. Mas precisamos reforçar a segurança em locais como os Rorizões, as escolas, o metrô, as unidades de saúde e demais estruturas do Estado”, completa o deputado.