segunda-feira, 1 julho 2024
- Publicidade -
HomeBrasíliaDeputado reconsidera texto de PL sobre cenas de agressão contra mulher

Deputado reconsidera texto de PL sobre cenas de agressão contra mulher

Date:

Related stories

CBMDF combate incêndio em edifício comercial no Recanto das Emas

Um incêndio atingiu um edifício comercial na QR 802...

PM investiga 22 policiais por crimes de tortura no Distrito Federal

Durante a última década, 38 policiais militares do Distrito...

Incêndio destrói depósito de pneus em Luziânia; veja o vídeo

Um depósito de pneus pegou fogo, na tarde deste...

Mulher é presa no DF ao tentar matar companheiro com facada no peito

Uma mulher, de 30 anos, foi presa em flagrante...
spot_img

O deputado distrital Pastor Daniel de Castro (Progressistas) alterou o projeto de lei que proibia a veiculação, por qualquer meio de comunicação, de vídeos sobre violência contra a mulher no Distrito Federal.

O parlamentar decidiu reconsiderar e modificar o texto do PL aprovado terça-feira (26/6), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Inicialmente, o texto vetava que qualquer vídeo relacionado à violência contra a mulher fosse publicado, numa espécie de censura. Depois, o parlamentar decidiu suprimir tal trecho do PL e especificar que vídeos dessa natureza podem ser publicados, mas preservando, por meio de recursos gráficos, a identidade da vítima. A exceção à regra é para caso exista interesse jornalístico ou mediante autorização da mulher agredida.

Conforme o projeto apresentado, fica vedada a veiculação da imagem que identifique a vítima de violência em qualquer suporte físico ou virtual, “incluindo televisão, rádio, sítios da rede mundial de computadores, redes sociais, fóruns de discussão e aplicativos de mensagens”.

Em caso de descumprimento, segundo a redação do PL, será imposta multa de até 10 salários mínimos, para pessoas físicas, e até 100 salários mínimos, para pessoas jurídicas.

“A história evidencia que a cultura da violência contra mulheres, embora evidente nos relatos das notícias veiculadas pelos meios de comunicação do Brasil, é constantemente minimizada e aceita como algo comum no país. Em todo ano de 2023 tivemos 21.267 casos relatados de violência contra a mulher no DF. Consideramos que as mídias podem contribuir para a transformação de comportamentos e hábitos sociais”, disse o distrital

O PL, agora, segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here