- Publicidade -
HomeOutrosAGU pede que Gilmar reconsidere decisão sobre impeachment de ministros

AGU pede que Gilmar reconsidere decisão sobre impeachment de ministros

Date:

Related stories

EUA retomam ataques contra o Irã

Segundo o Comando Central dos Estados Unidos, a ação...

Revalida 2026/1: divulgado resultado final da primeira etapa do exame

Inep também publica gabarito definitivo de prova objetiva Os participantes...

População tem novo ponto de atendimento para serviços de conta de energia

Desde sexta-Feira (10), equipe de atendimento presta serviços no...

Avança a regularização da Nova Jerusalém

GDF prepara levantamento socioeconômico que vai mapear as famílias....

Ministro determinou que apenas a PGR pode denunciar membros da Corte

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu nesta quarta-feira (3) ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a reconsideração de decisão que entendeu que somente a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode entrar com pedidos de impeachment de integrantes da Corte.

Na manifestação, o advogado-geral da União, Jorge Messias, sustenta que a possibilidade de abertura de processo de impeachment pelo Senado faz parte de uma “relação de equilíbrio” entre os poderes.

“As alegações devem ser acolhidas em parte, como imposição do sistema de garantias institucionais estabelecido na Constituição Federal em favor da independência do Poder Judiciário, arquitetura que não se volta a esconder privilégios, mas a viabilizar a proteção adequada de direitos fundamentais e a plena realização do princípio democrático”, disse a AGU.

A decisão de Gilmar Mendes foi tomada a partir de uma ação protocolada pelo partido Solidariedade e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Após a decisão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, criticou a decisão e disse que o STF tenta “usurpar” as competências da Casa.

- Publicidade - spot_imgspot_img
- Publicidade - spot_imgspot_img
- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

Últimas notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here