- Publicidade -
HomeBrasíliaDF recebe antídotos para casos de intoxicação por metanol

DF recebe antídotos para casos de intoxicação por metanol

Date:

Related stories

Brasil vence com facilidade, derruba invencibilidade de Senegal e acha formação ideal

Contra um rival importante, a seleção brasileira não cometeu...

Sobretaxa de 40% continua a ser entrave com EUA, apontam entidades

Indústria vê avanço parcial e cobra negociação para remover...

‘Consciência Negra 2025’: Museu da República celebra a identidade afro-brasileira

Evento gratuito reunirá arte, música, moda, gastronomia e debates...

Fomepizol e etanol farmacêutico estão disponíveis na rede pública para tratamento de pacientes após avaliação médica. Capital federal não apresenta casos suspeitos nem confirmados

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta sexta-feira (10), 20 ampolas do fomepizol, antídoto recomendado para casos de intoxicação por metanol. A nova opção terapêutica se une ao etanol farmacêutico, que já estava nos estoques da pasta.

Tanto o fomepizol quanto o etanol farmacêutico são aplicados por equipe qualificada, seguindo protocolos médicos. Os estoques ficarão concentrados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), porém, se necessário, o tratamento pode ser feito no local onde o paciente estiver internado.

De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica da SES-DF, Sara Ramos, os insumos foram recebidos como uma medida preventiva. “No momento, o DF não tem casos suspeitos nem confirmados. Mas, se viermos a registrar alguma ocorrência, estaremos prontos”, explica. A profissional afirma, ainda, que se houver demanda, a SES-DF receberá mais ampolas do Ministério da Saúde.

O fomepizol se une ao etanol como antídoto para casos de intoxicação por metanol | Foto: Rafael Nascimento/Ministério da Saúde

Situação no DF

Os dois casos de suspeita de intoxicação por metanol na capital federal foram descartados. Profissionais que atuam tanto na rede pública quanto na suplementar estão aptos a identificar sinais de eventuais casos suspeitos e, se positivo, a notificar imediatamente o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-DF) e o Centro de Informação Estratégica e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs-DF).

Em paralelo, a Divisão de Vigilância Sanitária, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), avança nas ações de fiscalização, tanto no período diurno quanto no noturno. Mais de 270 estabelecimentos já passaram por vistorias. Desses, 61 foram autuados por diversos tipos de irregularidades. No total, cerca de 3,4 mil litros de bebida classificada como clandestina foram apreendidos.

Com informações da Secretaria de Saúde

- Publicidade - spot_imgspot_img
- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

Últimas notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here