HomePolíticaEm Semana Decisiva, Futuro Do MDB No Distrito Federal Está Em Jogo

Em Semana Decisiva, Futuro Do MDB No Distrito Federal Está Em Jogo

Date:

Related stories

Samu e Bombeiros celebram 15 anos de parceria no atendimento aéreo no DF

Atualmente, são atendidas 550 a 700 solicitações por ano,...

Brasília se candidata a sediar a final da Copa Libertadores de 2025, diz presidente da Conmebol

Alejandro Domínguez também indicou que Montevidéu se prontificou a...

Definidos os grupos do Super Mundial de Clubes da Fifa de 2025

Serão 32 times, entre eles Palmeiras, Flamengo, Fluminense e...

Transporte coletivo do DF será 100% digital em 11 de dezembro

Todas as linhas urbanas deixam de aceitar pagamento em...
spot_img

Governador e presidente da Câmara Legislativa pediram para o comando nacional do partido intervir a fim de suspender eleições internas

IGO ESTRELA/METRÓPOLES
Isadora Teixeira

A disputa pelo comando do MDB no Distrito Federal chega a momento decisivo. Filiados acreditam que nesta semana sairá decisão do presidente nacional da legenda, Romero Jucá, sobre o pedido para intervenção no diretório local.

Em 24 de abril, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, pediram a suspensão das eleições para a direção brasiliense da sigla, em 6 de maio. O movimento foi revelado pela coluna Grande Angular, do Metrópoles. Eles argumentam que a data fere o estatuto do partido, o qual só previa escolha do novo comando no segundo semestre deste ano.

Os chefes dos poderes Executivo e Legislativo da capital da República também solicitaram ao cacique nacional a dissolução do diretório, encabeçado pelo ex-vice-governador Tadeu Filippelli.

Ibaneis e Prudente querem a nomeação de uma comissão provisória. “A fim de que seja realizada nova convenção para escolha do novo diretório dentro de 90 dias”, argumentam os dois em requerimento. O governador defende Prudente como novo presidente do MDB-DF, por considerá-lo um nome de renovação dentro da legenda.

Jucá disse, em 25 de abril, que é preciso fortalecer o MDB. “A presença do governador e do presidente da Câmara são importantes. Vou procurar uma solução de entendimento”, acrescentou.

No atual mandato, Filippelli está à frente do MDB-DF desde outubro de 2015. O emedebista evita polêmica. Tem dito que ficou sabendo do pedido por meio da imprensa. Nesse sábado (27/04/2019), afirmou não haver nenhum fato novo. Conforme registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o comando de Filippelli tem vigência até 31 de maio.

Prudente ainda não se pronunciou além do documento, pois, segundo pessoas próximas a ele, considera essa uma questão interna do partido. Na última quarta-feira (24/04/2019), Ibaneis assinalou não ter interesse em cargo na sigla.

“Mas defendo que haja renovação e acredito que o Rafael [Prudente] deve ser o novo presidente. Ele preside a Câmara Legislativa e teve uma excelente votação. O Filippelli poderia ser um excelente conselheiro, até mesmo como presidente de honra”, declarou.

Os pedidos também se baseiam no regulamento do MDB, que prevê a dissolução do diretório “quando o desempenho eleitoral não corresponder aos interesses do partido ou, a critério do órgão hierarquicamente superior, for considerado impeditivo do progresso e do desenvolvimento partidários”.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Merópoles

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here