sexta-feira, 19 abril 2024
- Publicidade - spot_img
HomeBrasilEspécie de crustáceo vulnerável para extinção é encontrada em riacho no interior...

Espécie de crustáceo vulnerável para extinção é encontrada em riacho no interior de SC, diz professor

Date:

Related stories

Homem é preso após agredir mulher com golpes de balde de pipoca no DF

Um homem foi preso, em Taguatinga, após agredir a...

Assédio sexual: coronel acusado por seis militares da FAB é absolvido

A Justiça Militar, por meio da 2ª Auditoria da...

Instituto do DF pede doações para tratamento de jovem com microcefalia

O centro de apoio para famílias de crianças com...

Blogueirinho: homem posta vídeo com arma no Instagram e acaba preso

Policiais civis e militares de Goiás prenderam um suspeito...

Postos de vacinação registram falta de doses contra dengue nesta 6ª

Com a ampliação da faixa etária do público-alvo da...
spot_imgspot_img

Cerca de 100 indivíduos da espécie Aegla grisella, um crustáceo vulnerável para a extinção, foram encontrados em um riacho em Arvoredo, cidade do Oeste catarinense. Eles foram achados por um aluno do 9º ano de uma escola estadual. O biológo e professor Naiton Tartaro, de 28 anos, fez a coleta para identificar a espécie.

Os animais estavam no interior do município, numa localidade conhecida como Linha Chapada. O riacho onde os crustáceos estavam fica atrás da casa do estudante que alertou o professor. Cerca de 100 indivíduos estavam no local.

Tartaro ensina ciência e biologia na Escola Estadual Básica Benta Cardoso. “O estudante chegou na escola dizendo que havia ‘caranguejos’ no riacho atrás da sua casa. Pedi para me enviar fotos, em que percebi que eram, na verdade, crustáceos de água doce da família Aeglidae, mas não sabia a espécie”, contou Tartaro.

Pesquisando, ele afirmou serem indivíduos da espécie Aegla grisella. Segundo o professor, esses animais não têm um nome popular, mas são conhecidos na cidade como caranguejos de rio. Os caranguejos também são crustáceos.

A espécie Aegla grisella foi classificada como vulnerável para extinção no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção 2018 do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Segundo a instituição, esta é a edição mais recente da relação de espécies ameaçadas.

Após os animais serem encontrados, o professor fez uma coleta e os devolveu para o riacho. Um deles estava morto, segundo o professor, e ficou na escola para ser usado nas aulas de zoologia.

“Todos os alunos ficaram empolgados em conhecer o animal, todos queriam pegá-lo na mão”, contou Tartaro sobre a curiosidade dos estudantes.

Comercialização proibida

O biólogo do Oceanic Aquarium, de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, confirmou que os exemplares encontrados em Arvoredo são da Aegla grisella.

“A espécie ocorre no Oeste de Santa Catarina, sempre associada a rios e riachos. Considerada espécie vulnerável, sua captura e comercialização para qualquer fim é proibida”, afirmou o biólogo.

Os professores Jules Soto, do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Micheli Thomas, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) confirmam que o crustáceo é do gênero Aegla, mas afirmaram que só seria possível determinar a espécie ao analisar um exemplar pessoalmente.

Fonte: G1.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here