O Facebook anunciou nesta sexta-feira (25) o início de uma nova parte da rede social, chamada de “aba de notícias”, que vai trazer artigos, reportagens e textos de grandes jornais e portais. A novidade, por enquanto, está valendo só nos Estados Unidos.
De acordo com a empresa, a iniciativa é resultado de conversas que a plataforma teve com organizações de mídia para saber o que eles gostariam de incluir, como as histórias deveriam ser apresentadas e quais métricas seriam disponibilizadas.
A partir disso, a aba de notícias conta com 5 pontos chave:
- Histórias do dia: escolhidas por um time de jornalistas, mostrando as principais notícias do momento.
- Personalização: baseado nas notícias que o usuário lê, compartilha e nos veículos que segue, a aba vai mostrar uma coleção de notícias que passaram despercebidas, mas que seriam de interesse.
- Seções: a nova aba vai contar com seções de negócios, entretenimento, saúde, esportes, ciência e tecnologia.
- Assinaturas: será possível ligar os serviços pagos de notícias ao Facebook para ter acesso mais rápido a artigos.
- Controles: o Facebook vai permitir esconder artigos, tópicos e publicações que o usuário não quiser ver.
A iniciativa trará ainda notícias de veículos que fazem jornalismo local, em tempo real e especializado. O número de veículos que estão participando não foi divulgado e o Facebook afirma que novas publicações são adicionadas periodicamente.
Como algumas das notícias serão selecionadas por inteligência artificial, o Facebook anunciou uma equipe de curadores que irá selecionar reportagens independentes e originais.
Segundo a rede social, esse time terá independência, seguindo um conjunto de linhas editoriais disponibilizadas publicamente pela empresa — uma maneira de tentar evitar acusações de viés na escolha das notícias que serão apresentadas.