- Publicidade -
HomeBrasíliaFestival Multicultural de Cinema chega à terceira edição em Sobradinho com recursos...

Festival Multicultural de Cinema chega à terceira edição em Sobradinho com recursos do FAC

Date:

Related stories

Abertas as inscrições para cursos gratuitos de gastronomia no DF

Projeto Capacitando Vidas oferta nove cursos para pessoas em...

GDF vai investir R$ 8,8 milhões em brinquedos acessíveis para democratizar espaços de lazer

Foram adquiridos mais de 350 brinquedos adaptados, como balanços...

Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano

Total oferecido pelo plano chega a R$ 40 bilhões Empresas...

Motta escolhe deputado Paulinho da Força relator do PL da anistia

Texto pode ser votado a qualquer momento no plenário O...
spot_img

De 19 a 22 de março, o Femucine invade o Teatro de Sobradinho com mostras de curtas-metragens e videoclipes, feira de artesanato, exposição de arte visual e atrações musicais; programação é gratuita

A cidade de Sobradinho vai respirar cultura entre os dias 19 e 22 de março. É que a região administrativa será palco da terceira edição do Festival Multicultural de Cinema – Femucine. Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) no Teatro de Sobradinho, o evento inclui na programação gratuita mostra competitiva de curta-metragens, exibição de produções infantis e inclusivas e videoclipes, feira de artesanato, exposição de arte visual e atrações musicais.

Além das mostras de filmes, o Femucine terá todos os dias atrações musicais encerrando a programação, feiras e exposições | Fotos: Gabriel Bags/Divulgação

Este ano, o tema “Mitakuye Oyasin – Por todas as nossas relações”, que se inspira na sabedoria indígena Lakota, propõe uma reflexão sobre a conexão das relações interpessoais e com o meio ambiente. “Todos os filmes das mostras da competitiva, da infantil e da inclusiva foram escolhidos baseados neste tema. Então eles abordam as relações interpessoais, familiares, de amizade. No caso da infantil, focamos na relação com o meio ambiente, na conscientização e na preservação”, explica a diretora do Festival Multicultural de Cinema, Janaína Montalvão.

A mostra principal é composta por 16 filmes selecionados entre os mais de 300 inscritos. Já a mostra infantil e a inclusiva contam com quatro produções. Para o público de pessoas com deficiência (PcDs), a experiência será diferenciada, com sessão à meia-luz, som adaptado e monitores. Além disso, a programação tem ainda a mostra com 10 videoclipes de artistas locais, como o rapper Japão, o grupo Viela 17 e a cantora de MPB Priscila Lima.

“A formação de público é vital para o cinema. Não seria possível levar os alunos da rede pública sem o FAC”, afirma a diretora do Femucine, Janaína Montalvão

Alunos da rede pública participarão das sessões infantis e inclusivas na quinta-feira (20) e na sexta-feira (21). Serão quatro escolas classe de Sobradinho e Sobradinho II, além de turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

“A formação de público é vital para o cinema. Não seria possível levar os alunos da rede pública sem o FAC, porque não teríamos verba de transporte e nem de alimentação. Esse recurso é reconhecimento aos idealizadores, aos organizadores, aos artistas e uma forma de incentivar a cadeia produtiva do cinema, tanto para quem consome, quanto para quem produz, porque o cinema nacional independente ainda não tem público espontâneo no Brasil”, avalia Janaína.

Paralelamente às mostras, o Femucine terá todos os dias atrações musicais encerrando a programação, além das feiras e exposições. A mostra de artes visuais presta uma homenagem ao artista de Sobradinho Tom Mello, que terá obras expostas no foyer do Teatro de Sobradinho. O festival também fará um tributo ao fundador do Boi de Seu Teodoro, o maranhense Teodoro Freire.

No dia do encerramento do festival e do anúncio dos premiados, será exibido um documentário sobre a vida do mestre de autoria de William Alves, além da entrega de um troféu simbólico. No mesmo dia, o público terá a oportunidade de conferir a reprises dos filmes vencedores: melhor júri técnico, melhor júri popular e duas menções honrosas.

Programação 3ª edição Femucine

19/3 (quarta-feira)
→ 19h: Cerimônia de abertura
→ 20h: Mostra Competitiva: MaputoFossilizaçãoSagrada Travesti do EvangelhoTudo que Importa; e Deixa
→ 21h30: Show com Banda Micélia

20/3 (quinta-feira)
→ 9h30: Mostra Infantil
→ 20h: Mostra Competitiva: S2 ABÁguasFirminaPé de ChineloNem Tudo São Rosas; e KM 100
→ 21h30: Show com Gabriel Werta

21/3 (sexta-feira)
→ 9h30: Mostra Infantil
→ 14h: Mostra Inclusiva
→ 20h: Mostra Competitiva: Os Donos do SegredoPupáPedagogias da NavalhaSertão 2138; e Javyju — Bom dia
→ 21h30: Show com Jope Chaves

22/3 (sábado)
→ 14h: Mostra de videoclipes
→ 19h: Mostra Homenagem
→ 20h: Cerimônia de premiação
→ 21h30: Show com 3 de Kopas Banda.

Agência Brasília

 

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here