O Circuito de Jogos Digitais no Distrito Federal, promovido pelo Ministério do Esporte, oferecerá sete modalidades de cursos gratuitos em e-sports para estudantes do Distrito Federal, a partir de junho. O projeto, com previsão de durar até março de 2025, também disponibilizará 12 cursos profissionalizantes, na modalidade a distância, aos participantes.
O público-alvo da iniciativa serão alunos de escolas do Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF) – nas unidades Asa Sul, Ceilândia, Gama, Guará e Taguatinga – e do Instituto Federal de Brasília (IFB), nos campi Brasília, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo. A estimativa é de atender mais de 5 mil estudantes.
Confira os cursos oferecidos:
Jogos eletrônicos – Origem e evolução;
Moba: League of Legends;
FPS: Valorant;
Battle Royale;
Free Fire;
Simulador esportivo: e-football; e
Card Game: Teamfight Tatics.
Além disso, o projeto oferecerá salas itinerantes para prática do esporte digital e experimentações profissionais bimestrais. Cada sala será organizada com infraestrutura padronizada, composta por equipamentos e acessórios de alta performance, em quantidade e qualidade satisfatórias, para atender até 15 alunos por turma.
O circuito terá, ainda, 12 cursos gratuitos de qualificação profissional na área de tecnologia, a partir de uma plataforma de ensino a distância (EAD).
Cursos profissionalizantes:
Programação para internet;
Adobe Photoshop;
Adobe Ilustrator;
Adobe After Effects;
Adobe Premiere;
CapCut;
Marketing Digital;
Figma (webdesign);
Programação em Python;
Programação em Unity;
UX Design; e
Canva.
Confira aqui os cursos e a programação completa
Torneio de e-sports
Ao término das atividades do projeto, em março de 2025, haverá um evento final que, além de permitir a entrega dos certificados, incluirá um torneio de e-sports, com participação de equipes formadas pelos alunos do Circuito de Jogos Digitais no Distrito Federal.
Haverá 10 equipes, compostas por 31 estudantes-atletas, distribuídos entre cinco modalidades e-sportivas: League of Legends, Valorant, Battle Royale, Free Fire e TeamFight Tatics. Todas os integrantes das equipes receberão certificados de participação, e os três primeiros lugares serão reconhecidos com prêmios exclusivos.
E-sports
Abreviação em inglês para “esportes eletrônicos”, os e-sports leva a prática esportiva ao mundo dos videogames. Em todo o mundo, há milhões de jogadores profissionais, que participam de competições nacionais e internacionais, com prêmios que ultrapassam milhares de dólares.
Em 2023, os e-sports geraram de receita R$ 26 bilhões no Brasil. E, para este ano, a expectativa é de que esse valor supere os R$ 27 bilhões.
Os números tornam o país líder em consumo desse tipo de entretenimento na América Latina e o terceiro do mundo. Além disso, o Brasil conta com mais de 400 mil postos de trabalho vagos na área, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom).