- Publicidade -
HomeBrasilGoverno Federal quer ampliar mistura de etanol na gasolina para 30% em...

Governo Federal quer ampliar mistura de etanol na gasolina para 30% em 2025

Date:

Related stories

Abertas as inscrições para cursos gratuitos de gastronomia no DF

Projeto Capacitando Vidas oferta nove cursos para pessoas em...

GDF vai investir R$ 8,8 milhões em brinquedos acessíveis para democratizar espaços de lazer

Foram adquiridos mais de 350 brinquedos adaptados, como balanços...

Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano

Total oferecido pelo plano chega a R$ 40 bilhões Empresas...

Motta escolhe deputado Paulinho da Força relator do PL da anistia

Texto pode ser votado a qualquer momento no plenário O...
spot_img

Estudo proposto pelo Ministério de Minas e Energia revela que mistura é segura, sem comprometer o desempenho; lei autoriza que percentual de 27% seja ampliado para até 35%, desde que haja viabilidade técnica

O governo federal está planejando uma mudança significativa na composição da gasolina vendida no Brasil ainda em 2025. A proposta, que será apresentada pelo Ministério de Minas e Energia ao Conselho Nacional de Política Energética, visa aumentar o percentual de etanol na gasolina de 27% para 30%. Segundo o ministro Alexandre Silveira, testes realizados confirmaram que essa nova mistura é segura para veículos e motocicletas, sem comprometer o desempenho.

Atualmente, a legislação permite que a mistura de etanol na gasolina chegue a até 35%, o que abre espaço para essa alteração. Apesar de existirem divergências sobre o tema, a discussão será levada ao conselho. Com o aumento do percentual de etanol, o Brasil poderá dar um passo importante rumo à autossuficiência na produção de gasolina. Isso permitirá uma revisão no modelo de definição de preços dos combustíveis, que atualmente é influenciado por fatores externos.

A expectativa é que o preço interno da gasolina passe a considerar a competitividade do mercado, o que pode resultar em uma redução de até 13 centavos por litro. Essa medida é vista como uma forma de contribuir para o controle da inflação, conforme explica o ministro Silveira. Atualmente, o Brasil importa 760 milhões de litros de gasolina, e o aumento da mistura de etanol representará um acréscimo de 1 milhão de litros, possibilitando até mesmo a exportação de gasolina excedente.

O impacto econômico dessa medida também será significativo para o setor de etanol, que emprega cerca de 25.000 pessoas direta e indiretamente. Com a nova política, o setor deverá receber um aporte de 9 bilhões de reais, o que pode impulsionar ainda mais o desenvolvimento dessa indústria no país. Em paralelo, havia uma previsão de elevação do percentual de biodiesel no óleo diesel de 14% para 15% no início do ano. No entanto, essa mudança foi adiada devido ao impacto que poderia ter nos preços dos alimentos e a denúncias de fraudes na mistura do biodiesel, que poderiam gerar competição desleal no mercado.

JP NEWS

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here