O conselheiro Inácio Magalhães Filho, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), recebeu, na noite de hoje (10/06), o título de Cidadão Honorário de Brasília. A cerimônia ocorreu no plenário da Câmara Legislativa (CLDF) e contou com cerca de 70 pessoas, entre membros do TCDF, autoridades de outros órgãos e amigos e familiares do homenageado.
A respeito do trabalho enquanto conselheiro do Tribunal, Inácio diz que sempre baseou seu trabalho no diálogo, “para buscar cada vez mais eficiência no gasto público”. “Nós atuamos não somente de maneira preventiva, mas também no controle das políticas públicas. O Tribunal tem agido sempre em prol da sociedade ao buscar regular a boa aplicação dos recursos públicos”, conta o homenageado.
Em seu discurso, o homenageado agradeceu sobretudo a sua mãe, que faleceu há cerca de três meses, e relembrou que ela também foi servidora de carreira do TCDF. “Minha mãe foi aprovada como auditora fiscal em 1972, e é por isso que viemos morar em Brasília”, relembrou Inácio, natural de Teresina-PI. “Ela é a verdadeira detentora desse título.”
O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz, afirma que Inácio Magalhães Filho é “uma das mais importantes personalidades do Distrito Federal”. “É uma justíssima homenagem”, conta Wellington, responsável por conceder o título a Inácio.
A solenidade contou com a presença de representantes de órgãos como Terracap, Novacap, Defensoria Pública (DPDF), da Controladoria-Geral (CGDF), Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e Secretaria da Mulher.
Mais sobre o homenageado
Inácio Magalhães Filho, 60 anos, é doutor em direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e especialista em Direito Público. É professor de Direito Constitucional e Administrativo e também ministra cursos e palestras.
Servidor de carreira do TCDF há quase 30 anos, tornou-se conselheiro em 2010, aprovado com 18 de 25 votos favoráveis à época. Presidiu o Tribunal no biênio 2013/14.
O homenageado também é autor do livro “Lições de Direito Previdenciário e Administrativo no Serviço Público”, onde reúne lições assimiladas ao longo da carreira. A obra traz diversas questões sobre temas como previdência social, regime jurídico, benefícios previdenciários, acumulação de cargos, entre outros.