No vídeo, um homem identificado como Yahya Sinwar aparece com o rosto coberto, sentado em uma poltrona e segurando o que parece ser um bastão de madeira em um apartamento de um edifício parcialmente destruído
As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram nesta quinta-feira um vídeo gravado por um drone e que supostamente mostra o líder do grupo terrorista Hamas, Yahya Sinwar, instantes antes de ser morto. No vídeo, um homem identificado como Sinwar aparece com o rosto coberto, sentado em uma poltrona e segurando o que parece ser um bastão de madeira em um apartamento de um edifício parcialmente destruído. Ele joga o objeto sem muita força em direção ao drone. De acordo com o porta-voz em árabe das FDI, Avichay Adraee, a ação que levou à morte de Sinwar na quarta-feira começou quando foram identificadas três homens em um bairro de Tel al-Sultan, próximo a Rafah, no sul de Gaza, que foram atacados quando tentavam fugir de uma residência.
Sinwar, que é considerado o mentor dos ataques de 7 de outubro de 2023 a Israel, era um deles e supostamente fugiu para outro prédio, onde as FDI abriram fogo. Ele usava um colete à prova de balas e uma pistola. “No ano passado, Sinwar tentou escapar da justiça e fugiu. Dissemos que o encontraríamos e o levaríamos à justiça, e foi o que fizemos. Foi Yayha Sinwar quem decidiu iniciar a guerra com Israel, enquanto se escondia entre os civis em Gaza”, disse o porta-voz principal das FDI, Daniel Hagari.