- Publicidade -
HomeBrasíliaMães esperam até 12 horas para que filhos recebam atendimento no Hmib

Mães esperam até 12 horas para que filhos recebam atendimento no Hmib

Date:

Related stories

Saiba como cadastrar o celular para receber alertas de risco no DF

Serviço gratuito permite acompanhar avisos sobre chuvas, queimadas e...

Alzheimer: diagnóstico precoce ganha importância com novos tratamentos

No Dia Mundial do Alzheimer, celebrado em 21 de...

A crise do STF vai impactar as eleições?

O Supremo Tribunal Federal encerrou a sessão mais tensa...

Oito estados e DF registram recorde de chuvas para o mês de setembro

Levantamento do Inmet mostrou que São Paulo é o...

Com o filho nos braços, Gabriella Cristina chegou ao Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) no final da noite de sábado (16/3), mas a criança não tinha recebido o tratamento até a manhã deste domingo (17). O menino sofre com febres altas e ainda possui um aparelho de traqueostomia colocado na garganta por conta de uma condição de saúde. Segundo a mãe, mesmo diante da situação, ele foi classificado como grau laranja (estado grave), mas o hospital só está atendendo casos gravíssimos.

“Eu dormi sentada nas cadeiras com essa criança, que é uma criança especial. Não foi atendido ninguém, tem gente aqui que está desde de 15h de sábado”, conta a mulher. O filho de Gabriela chegou a passar pela triagem no Hmib.

“Ele é uma criança traqueostomizada, asmática, vomitou, com diarreia. Está com secreção, uma coloração diferente. Eu fui atendida pela triagem, ele saturando, mesmo assim me colocaram com uma pulseira laranja, sendo que ele, por prioridade, é para ser uma classificação vermelha”, relata.


0

A situação não é diferente para Scarlett Yohanne, que também reclama de longas filas e demora no atendimento do Hmib. A jovem é mãe do pequeno Victor Hugo e afirma esperar desde 8h da manhã de ontem para ser atendida: “Não é que eles não queiram atender. Porque realmente a situação lá dentro está impossível. Hoje de manhã, uma menina chegou a falecer”.

Veja a situação no Hmib:

Desde o início da semana passada, a população do DF reclama das condições de atendimento do hospital. A reportagem apurou que havia, pelo menos, 50 crianças esperando atendimento na tarde dessa terça-feira (12).

Questionada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que o Hmib está com alta demanda, o que tem ocasionado demora nos atendimentos: “Ressaltamos que devido o início da sazonalidade das doenças respiratórias da pediatria, além do surto de casos de dengue, aumentou a busca por atendimento pediátrico”.

“A unidade não tem medido esforços para oferecer o melhor acolhimento e assistência e tem mantido pacientes e acompanhantes informados acerca da situação da demora que está ocorrendo”, afirmou a pasta. O órgão indicou que o hospital está em bandeira vermelha, atendendo somente pacientes gravíssimos.

- Publicidade - spot_imgspot_img
- Publicidade - spot_imgspot_img
- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

Últimas notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here