HomeBrasíliaPCDF deflagra operação contra formação de célula brasiliense do PCC

PCDF deflagra operação contra formação de célula brasiliense do PCC

Date:

Related stories

Samu e Bombeiros celebram 15 anos de parceria no atendimento aéreo no DF

Atualmente, são atendidas 550 a 700 solicitações por ano,...

Brasília se candidata a sediar a final da Copa Libertadores de 2025, diz presidente da Conmebol

Alejandro Domínguez também indicou que Montevidéu se prontificou a...

Definidos os grupos do Super Mundial de Clubes da Fifa de 2025

Serão 32 times, entre eles Palmeiras, Flamengo, Fluminense e...

Transporte coletivo do DF será 100% digital em 11 de dezembro

Todas as linhas urbanas deixam de aceitar pagamento em...
spot_img

Na manhã desta sexta-feira (24/5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor), deflagrou uma operação contra faccionados do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Nomeada de Operação Calumniare, a ação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em endereços do DF, Minas Gerais e Goiás. Cinco mandados de buscas foram realizadas dentro de prisões da capital federal.

A operação contou com a participação da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e das Polícias Civis dos estados de Goiás e de Minas Gerais (PCGO e PCMG).

As investigações tiveram início a partir da análise de provas apreendidas em poder de integrantes da facção criminosa alvos de outra operação policial que investigava o envolvimento de faccionados em uma tentativa de homicídio, em 2023, no Distrito Federal.

Dados obtidos por meio da análise dos aparelhos apreendidos na investigação revelaram que os envolvidos promoveram, financiaram e integraram uma organização criminosa estruturada e dividida em tarefas, com o objetivo de obter vantagens econômicas por meio de diversas infrações penais, incluindo tráfico de drogas e roubos.

Os relatórios apontam que a organização criminosa, apesar de ser única, se divide em várias “células”, cada uma com autonomia e estrutura própria, com a finalidade de impulsionar controle sobre a massa carcerária e expansão de atividades criminosas fora das prisões.

Os crimes investigados são tráfico de drogas e armas, além da utilização dos lucros ilícitos para contratação de advogados para presos e suporte financeiro para as famílias destes durante o período em que estão encarcerados.

A operação mobilizou  80 policiais civis do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais concentrando-se em áreas estratégicas incluindo: Gama, Santa Maria, Paranoá, Ceilândia, Itapoã, Sobradinho, Planaltina, Luziânia (GO), Planaltina de Goiás (GO) e Uberlândia (MG).

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here