- Publicidade -
HomeBrasíliaQuantidade de condutores flagrados alcoolizados reduz 21% no Distrito Federal

Quantidade de condutores flagrados alcoolizados reduz 21% no Distrito Federal

Date:

Related stories

Mais de R$ 15 bilhões já migraram para app da carteira digital

Migração para Carteira de Trabalho Digital ocorrerá até novembro Mais...

Primavera começa em meio à chegada de frente fria, com temporais e ventos fortes

Depois de um inverno intenso, a estação das flores...

GDF firma termo de cooperação com MPDFT para aprimorar monitoramento de agressores

Acordo reúne instituições do Executivo e do Judiciário para...

Abertas as inscrições para cursos gratuitos de gastronomia no DF

Projeto Capacitando Vidas oferta nove cursos para pessoas em...

GDF vai investir R$ 8,8 milhões em brinquedos acessíveis para democratizar espaços de lazer

Foram adquiridos mais de 350 brinquedos adaptados, como balanços...
spot_img

Ações de fiscalização são intensificadas, suspensões da CNH triplicam e equipes do Detran-DF observam mudanças no comportamento de frequentadores de bares

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem percebido uma maior conscientização da população sobre os riscos de beber e dirigir. Equipes de policiamento e fiscalização de trânsito têm notado um aumento no uso de outras opções de transporte por frequentadores de bares e baladas. Essa mudança de comportamento tem contribuído para a redução do número de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool.

Em 2024, o número de motoristas que tiveram a CNH suspensa triplicou, chegando a 7.954 casos – um aumento de 207% em relação a 2023 | Foto: Valquíria Cunha/Detran-DF

Em 2024, 20.812 condutores foram autuados por esse motivo, enquanto, em 2023, foram registrados 26.422 flagrantes – uma redução de 21%. Os dados abrangem todas as autuações realizadas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito no Distrito Federal.

“É muito positivo que a população esteja mais consciente da gravidade de beber e dirigir, mas, infelizmente, o número de flagrantes ainda é alto. O tema tem sido amplamente abordado em nossas campanhas educativas, e estamos atuando de forma integrada com outros órgãos de fiscalização de trânsito para coibir essa prática tão perigosa. Além disso, estamos suspendendo a CNH dos infratores para retirá-los das ruas e reduzir a sensação de impunidade. As ações do órgão podem não ser populares, mas são fundamentais para a segurança”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka.

Suspensão do direito de dirigir

Além das ações educativas e de fiscalização, o Detran-DF tem intensificado a instauração de processos de suspensão do direito de dirigir para condutores que infringem a legislação, como forma de prevenir acidentes. Em 2024, o número de motoristas que tiveram a CNH suspensa por infrações previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro triplicou, chegando a 7.954 casos – um aumento de 207% em relação a 2023, quando 2.592 condutores tiveram o direito de dirigir suspenso.

Esse crescimento no número de suspensões está relacionado à implementação do sistema Sober, uma solução tecnológica abrangente que permite identificar condutores sujeitos à suspensão – seja por infrações que, por si só, preveem essa penalidade, seja por atingirem o limite de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) previsto na legislação. O sistema também auxilia na criação, notificação e gestão de prazos dos processos de suspensão, tornando o trabalho da Gerência de Registro e Controle de Penalidades (Gerpen) mais ágil e eficiente.

Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here