HomeBrasíliaQuantidade de condutores flagrados alcoolizados reduz 21% no Distrito Federal

Quantidade de condutores flagrados alcoolizados reduz 21% no Distrito Federal

Date:

Related stories

DF avança na implementação de programa para agilizar atendimentos na saúde

Profissionais da Secretaria de Saúde discutem novas estratégias para...

Gleisi Hoffmann cita isenção do IR como prioridade da agenda política

Responsável pela articulação política do governo tomou posse hoje Ao...

Aberta seleção para 10 áreas da saúde com salários de até R$ 15 mil

Inscrições para vagas de nutricionistas, médicos, técnicos de enfermagem...
spot_img

Ações de fiscalização são intensificadas, suspensões da CNH triplicam e equipes do Detran-DF observam mudanças no comportamento de frequentadores de bares

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem percebido uma maior conscientização da população sobre os riscos de beber e dirigir. Equipes de policiamento e fiscalização de trânsito têm notado um aumento no uso de outras opções de transporte por frequentadores de bares e baladas. Essa mudança de comportamento tem contribuído para a redução do número de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool.

Em 2024, o número de motoristas que tiveram a CNH suspensa triplicou, chegando a 7.954 casos – um aumento de 207% em relação a 2023 | Foto: Valquíria Cunha/Detran-DF

Em 2024, 20.812 condutores foram autuados por esse motivo, enquanto, em 2023, foram registrados 26.422 flagrantes – uma redução de 21%. Os dados abrangem todas as autuações realizadas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito no Distrito Federal.

“É muito positivo que a população esteja mais consciente da gravidade de beber e dirigir, mas, infelizmente, o número de flagrantes ainda é alto. O tema tem sido amplamente abordado em nossas campanhas educativas, e estamos atuando de forma integrada com outros órgãos de fiscalização de trânsito para coibir essa prática tão perigosa. Além disso, estamos suspendendo a CNH dos infratores para retirá-los das ruas e reduzir a sensação de impunidade. As ações do órgão podem não ser populares, mas são fundamentais para a segurança”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka.

Suspensão do direito de dirigir

Além das ações educativas e de fiscalização, o Detran-DF tem intensificado a instauração de processos de suspensão do direito de dirigir para condutores que infringem a legislação, como forma de prevenir acidentes. Em 2024, o número de motoristas que tiveram a CNH suspensa por infrações previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro triplicou, chegando a 7.954 casos – um aumento de 207% em relação a 2023, quando 2.592 condutores tiveram o direito de dirigir suspenso.

Esse crescimento no número de suspensões está relacionado à implementação do sistema Sober, uma solução tecnológica abrangente que permite identificar condutores sujeitos à suspensão – seja por infrações que, por si só, preveem essa penalidade, seja por atingirem o limite de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) previsto na legislação. O sistema também auxilia na criação, notificação e gestão de prazos dos processos de suspensão, tornando o trabalho da Gerência de Registro e Controle de Penalidades (Gerpen) mais ágil e eficiente.

Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here