terça-feira, 2 julho 2024
- Publicidade -
HomeDestaqueAção no Parque da Cidade terá foco na proteção à pessoa idosa

Ação no Parque da Cidade terá foco na proteção à pessoa idosa

Date:

Related stories

Lei inclui o Dia da Advocacia Trabalhista no Calendário Oficial de Eventos do DF

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Distrito...

Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas e direito a cotas

Ministra diz que 20% das vagas serão para grupos...

Distrito Federal fecha maio com saldo de mais de 2,4 mil novos empregos formais

Três dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram...

MME publica regras para leilões de compra de energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nesta...
spot_img

Evento Movimente-se: Viver 60+, promovido pela Sejus, será realizado no sábado (15), com serviços de saúde e atividades como conversas, caminhada e auriculoterapia

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Políticas para Idosos (Subidoso), vai realizar o evento Movimente-se: Viver 60+. A ação que vai ocorrer no sábado (15), no Estacionamento 13 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, das 9h às 12h, vai promover caminhada, serviços de saúde, como aferição de pressão e medição de glicemia, além de atividades como auriculoterapia, alongamento, dança, apresentação de coral e sessão de conversa.

“É preciso definir ações protetivas para essa população a fim de que não sofra violência, negligência ou abandono”

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Para a secretária de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), Marcela Passamani, “o objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate à violência cometida contra pessoas idosas e faz alusão ao dia 15 de junho, data reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2011. Além disso, é preciso definir ações protetivas para essa população a fim de que não sofra violência, negligência ou abandono”, explica.

Arte: Divulgação/Sejus-DF

Direitos garantidos

O Estatuto da Pessoa Idosa assegura direitos às pessoas com 60 anos ou mais. No entanto, esta população enfrenta muitos desafios. De acordo a dona de casa e artesã Dulcinea de Oliveira, é preciso respeitar a pessoa idosa. “Trabalhei, constituí família, criei 5 filhos e agora, na maturidade, busco viver com qualidade de vida. Viajo, leio, curto meus filhos e netos, participo da igreja e faço atividades artesanais. Ainda tenho muito para viver. Sei que existe preconceito contra o envelhecimento, mas precisamos combatê-lo e exigir respeito, uma vez que somos sujeitos de direitos”, afirma.

As situações vivenciadas por muitas pessoas idosas não se restringem ao etarismo, às negligências e às situações de abandono. Há também a violência física, sexual, psicólogica ou mesmo patrimonial, quando há uma exploração imprópria ou ilegal ou mesmo o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais. Para coibir tais situações, o programa Direito Delas, iniciativa da Sejus-DF, faz o atendimento de pessoas idosas que sofrem violações de direitos.

O programa oferece atendimentos social, psicológico e jurídico em nove núcleos existentes, sendo um em cada região administrativa: Ceilândia, Estrutural, Guará, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas e Samambaia. Atende ainda mulheres em situação de violência e seus familiares e crianças e adolescentes de 7 a 14 anos vítimas de estupro.

*Com informações da Sejus-DF

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here