HomePolíticaAI-5 e Intervenção não é a solução

AI-5 e Intervenção não é a solução

Date:

Related stories

Casos de dengue caem 97% no DF em relação ao ano passado

Novo boletim epidemiológico revela que até 29 de março...

INSS pagará primeira parcela 13º a partir de 24 de abril

Pagamentos começarão pelos segurados cujo número final do cartão...

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

BC divulgou datas prováveis de novas funcionalidades do Pix Um...
spot_img

Pedir Al-5 e intervenção militar me parece coisa de infiltrado querendo comprometer o governo Bolsonaro. Tem um monte de inocente que cai nessa onda e dá mole aos inimigos do povo e do próprio Presidente.

Entendo que as pessoas querem Al-5 ou uma ação dura contra os inimigos na Nação, mas a forma como isso está sendo pedido precisa ser revista.

O próprio presidente teve que se explicar, dizendo que não quer fechar o Congresso e nem o STF, vale alguns esclarecimentos para quem tem dúvidas sobre o tema:

1. “AI” são as iniciais de “ato institucional”. Foram 17 no governo militar, ao todo. O n° 5 foi o mais duro e por isso o mais famoso. Se fosse haver algum outro hoje, teria que ser o n° 18 para dar continuidade ao antigo regime ou o n° 1 para iniciar uma nova ordem constitucional.

2. Pedir intervenção militar é admitir que o Presidente da República não consegue governar e que o poder precisa ser assumido por alguém mais forte e mais capaz. Ou seja, é pedir a derrubada de Bolsonaro.

3. Não existe “Intervenção com Bolsonaro no poder” na atual ordem constitucional. Pedir isso é pedir que a atual ordem seja quebrada, o que necessita de muito mais gente na rua do que está disposta a sair neste momento de pandemia, para que seja um processo revolucionário consistente e não somente um golpe de um grupo, que ficaria sujeito a contragolpes de gente que entende de revolução bem mais do que a direita.

4. Pedir que Bolsonaro e FFAA fechem Congresso e STF é pedir um regime de exceção. Compreensível diante de figuras que comandam esses poderes, mas quem pede isso deixa Bolsonaro em má situação, pois dá aos outros poderes o direito de afastá-lo, acusando-o de tentar instaurar um regime de exceção (tanto que ele teve que se explicar na manhã de segunda-feira, 20/04, reforçando que não falou nada contra os outros poderes). Deixa também as FFAA em má situação, pois é pedir que elas descumpram a Constituição Federal.

5. Quem acredita que “todo poder emana do povo” e almeja uma nova ordem constituinte, precisa entender que as FFAA são constituídas para zelar pela defesa da Pátria, garantir poderes constitucionais, lei e ordem. Logo, não cabe a elas fazerem a mudança. Cabe ao povo. As FFAA podem apoiar uma mudança se entenderem que é o melhor para o Brasil. Pedir intervenção pra começar o processo é prova de falta de poder popular.

6. A história do Brasil República é uma sequência de golpes e contragolpes entre grupos que disputam o poder, deixando sempre o povo em segundo plano. Quando muito, esses grupos instrumentalizam a vontade popular através de lideranças forjadas e traidoras. O Exército tem sido o poder moderador da República, então é normal que as pessoas recorram a ele em momentos de instabilidade, assim como é normal que as elites políticas saibam tirar proveito disso também.

7. Por isso, não tem fórmula mágica. Tem que ter humildade para entender que o establishment político está sempre algumas jogadas à frente, influenciando até mesmo as pessoas que pedem Al-5, armando o terreno o tempo todo para derrubar Bolsonaro.

Pedir intervenção é um sinal de desespero, de falta de organização e de perspectiva.

O que não significa que quem não pede saiba o que está fazendo.

O fato é que não se alcança grandes objetivos sem um plano, sem organização, sem hierarquia, sem disciplina, sem muito trabalho e paciência.

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here