quarta-feira, 24 abril 2024
- Publicidade - spot_img
HomeBrasíliaCodhab anula concessões de terrenos em Samambaia por grilagem

Codhab anula concessões de terrenos em Samambaia por grilagem

Date:

Related stories

Adolescente é atacada por cachorro no DF e é ferida no pescoço

Uma adolescente, de 18 anos, foi atacada por um...

Despejada, associação de apoio a autistas encerra as atividades no DF

O sonho e o trabalho da Associação dos Amigos...

Celina Leão e PT-DF trocam acusações após meme com Belo e Gracyanne

Um meme postado pelo deputado distrital Gabriel Magno (PT)...

Projeto abre inscrições para curso gratuito de TI no DF. Saiba mais

Uma organização social sem fins lucrativos do Distrito Federal...

Vídeo: cachorro é abandonado sob sol e amarrado a poste em UBS do DF

Amarrado a uma placa, um cachorro foi abandonado em...
spot_imgspot_img

Codhab informou que a decisão não afetará aqueles que foram originariamente – e legalmente – beneficiados pelo programa. Em nota, o órgão disse que, agora, irá encaminhar a denúncia de grilagem de terras da companhia à Coordenação Especial de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e aos Crimes Contra a Administração Pública (Cecor) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Esta não é a primeira vez que o órgão recorre à PCDF para tentar combater a crescente prática criminosa na área. Em junho, a própria Cecor instaurou inquérito para investigar o esquema.

Levantamento da corporação, realizado na época, apontava que pelo menos 12 lotes distribuídos haviam sido invadidos, delimitados, construídos e depois vendidos ou alugados pelos criminosos. Somados, os terrenos teriam valores que se aproximam de R$ 500 mil.

Ainda de acordo com os investigadores, os bandidos conseguiram falsificar termos de concessão de uso originalmente fornecidos pela Codhab.

Um dos casos apurados pela Cecor envolve a construção de casa em um terreno invadido, no qual um suspeito conseguiu viabilizar o fornecimento de água, luz e esgoto por meio de documentos falsos. Depois, o acusado, que possui passagens por roubo, furto e estelionato, anunciou o imóvel por R$ 48 mil.

Procurada, a Polícia Civil não havia informado o desfecho das investigações até a última atualização desta reportagem.

Medo e ameaças

A reportagem conversou com uma das beneficiárias da Quadra 1.033 que teve seu lote invadido. Sob condição de anonimato, a moradora relata ter sido ameaçada pelos grileiros. “Estava com a minha filha, ele olhou e disse: ‘Você pode ir, mas vai morar aqui’. Como se dissesse que sabia onde eu moraria e que poderia me procurar”, disse.

A beneficiária relata ter recebido o direito de ocupar o lote em 2016, mas, desde então, não havia visitado o local. “Eu não estou tendo condições de construir e, por isso, não havia ido até lá. Eu também estava sem a escritura, ou seja, não poderia construir nada. Mesmo assim, decidi ir até lá para ver meu terreno, foi quando me deparei com essa situação”, explicou.

Ao chegar em seu terreno, a mulher se deparou com uma construção que não era dela. “Ele [o grileiro] já tinha erguido meia parede da casa e construiu até o muro dela”. Diante do flagrante, procurou a Codhab que de imediato foi ao lote e promoveu a derrubada da estrutura.

Despejo em massa

Na última sexta-feira (02/08/2019), a Codhab anunciou a suspensão da fiscalização em imóveis populares após o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), defender a revisão das regras de participação de programas de moradia popular.

O órgão aguarda definição da nova linha de trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF) para retomar as inspeções. Até a decisão do chefe do Executivo local, a empresa pública vinha apertando o cerco às irregularidades, flagrando e punindo beneficiários que venderam ou alugaram as propriedades antes de 10 anos da compra.

Pelos cálculos da empresa, cerca de 60% das 26.769 unidades habitacionais concedidas na última década por meio de programas, como Morar Bem e Minha Casa, Minha Vida, apresentaram indícios de posse indevida. Ou seja, as suspeitas recaem sobre aproximadamente 16 mil domicílios.

Entre 2015 e 2018, ao longo da gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), a Codhab abriu 68 processos de retomada de imóveis. Durante os primeiros sete meses de mandato, Ibaneis iniciou a recuperação de 428 unidades nas quais se comprovou a existência de fraudes. O aumento substancial deve-se à mudança radical no modus operandi dos procedimentos fiscalizadores.

A estatal deixou de deflagrar operações em horários convencionais e passou a visitar os imóveis no período noturno e nos fins de semana, quando aumentam as chances de as residências estarem ocupadas.

Numa das maiores operações deste ano, a companhia fez 60 verificações de ocupações irregulares (VOIs) no Residencial Marina Matos, em Samambaia. Desse total, 49 foram autuadas. Percentualmente, foi uma taxa de uso clandestino de 81%. No último dia 26, a estatal realizou inspeção noturna a fim de investigar 60 casos suspeitos no Paranoá Parque, no Paranoá.

Durante a gestão Rollemberg, em 2016, a Codhab fez somente 33 VOIs. Em 2017, o número subiu para 1.737. Ao longo de 2018, foram 712. De janeiro a julho deste ano, o órgão já realizou 1.729 procedimentos dessa natureza.

A estatal também investiga indícios de práticas irregulares de servidores e personagens em posições estratégicas da companhia ao longo do governo do PSB. Alguns desses casos foram encaminhados para apurações da Polícia Civil.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here