- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaConselho de Juventude é empossado com seis representantes eleitos pelos jovens do...

Conselho de Juventude é empossado com seis representantes eleitos pelos jovens do DF

Date:

Related stories

Valdemar pede autorização ao STF para visitar Bolsonaro

Moraes determinou que pedidos devem ter anuência do ex-presidente O...

IgesDF abre processo seletivo para médicos especialistas com salários de até R$ 15,2 mil

Oportunidades são para as áreas de cirurgia cardiovascular e...

Azul encerra operações em 14 cidades

Empresa irá focar nos terminais de Viracopos, Confins e...

Filho de Barroso decide não retornar aos EUA para evitar ser barrado

Bernardo Van Brussel Barroso é diretor do banco BTG...
spot_img

Conjuve-DF foi reativado após 11 anos sem atividades

No Dia Internacional da Juventude, os jovens do Distrito Federal celebraram a posse do Conselho de Juventude do DF (Conjuve-DF). Representantes do governo e da sociedade civil tomaram posse em solenidade coordenada pela Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF), na tarde desta terça-feira (12).

“A posse do Conselho de Juventude do DF, neste Dia Mundial da Juventude, é um marco fundamental para o futuro de nossa cidade”

Celina Leão, vice-governadora

“A posse do Conselho de Juventude do DF, neste Dia Mundial da Juventude, é um marco fundamental para o futuro de nossa cidade. É a concretização do nosso compromisso em dar voz aos jovens, debatendo as pautas mais relevantes para que cada vez mais se transformem em políticas públicas concretas. Acreditamos no potencial da juventude e continuaremos trabalhando para que todos possam desenvolver seu protagonismo e construir um Distrito Federal ainda mais promissor”, afirmou a vice-governadora, Celina Leão.

O conselho foi reativado pela SEFJ-DF após intervalo de 11 anos sem atividades. Em junho deste ano, dois mil jovens entre 16 e 29 anos de idade se inscreveram no colégio eleitoral e tiveram a experiência de escolher seus representantes com a primeira eleição direta do Conjuve-DF. Seis representantes da sociedade civil foram escolhidos pelo voto, o que projetou a capital federal como pioneira na estruturação de um conselho de juventude com a participação da população jovem.

O secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso (dir.), destacou o ineditismo da participação da juventude como eleitora do conselho | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

“Quando assumimos a secretaria, tínhamos o desafio de ressignificar o Conselho de Juventude do Distrito Federal e inovamos com a inclusão de representantes eleitos pelos jovens. Hoje, estamos diante dos primeiros conselheiros do país eleitos diretamente”, destacou o secretário da Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso.

Além da SEFJ-DF, outras sete secretarias compõem as cadeiras do Conjuve: Governo, Esporte e Lazer, Justiça e Cidadania, Educação, Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e Mulher. Uma cadeira é reservada para um representante da Câmara Legislativa do DF, conforme a Lei 7.529 de 2024 que institui o Conjuve-DF.

A conselheira Élvia Pereira ressaltou a possibilidade de os jovens serem inseridos no mercado de trabalho por meio de projetos culturais

“A juventude, quando se une, troca conhecimento e o Estado precisa trabalhar unido com o terceiro setor, com a sociedade civil, porque vocês estão lá na ponta e nós precisamos de indicadores e os jovens são indicadores, de fato. Vocês estão aqui doando tempo com a vontade de fazer diferente”, afirmou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

A presença das secretarias visa também aumentar a participação dos jovens nas ações já existentes. “A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) possui projetos voltados aos jovens e eu acredito que o conselho nos ajudará a divulgar essas iniciativas, para que eles possam também serem inseridos no mercado de trabalho através de atividades culturais”, revelou Élvia Pereira, conselheira indicada pela Secec-DF.

Próximos passos

O Conjuve-DF inicia os trabalhos, nesta quarta-feira (13), com a primeira reunião, em que serão discutidas as primeiras ações. Com o frio na barriga, comum das primeiras experiências, Francisco Jean Barbosa, um dos seis conselheiros eleitos, revelou pelo que lutará: “Ampliar as oportunidades aos jovens, trazê-los para perto do Poder Público. Muitos jovens me procuram apontando as mudanças que precisam acontecer.”

A SEFJ-DF planeja apresentar e aprovar o Plano Distrital da Juventude ao Conjuve-DF e trabalhar junto ao conselho na criação dos conselhos regionais de juventude nas regiões administrativas do DF.

O Conselho de Juventude

O Conjuve-DF é um órgão colegiado, consultivo, propositivo e de monitoramento. A principal função dele é auxiliar na formulação e fiscalização das políticas públicas de juventude no Distrito Federal.

O conselho é composto por 18 membros, com mandato de dois anos, sendo permitida uma única recondução. A lei exige a paridade de gênero e reserva 20% das vagas para pessoas negras. A distribuição do colegiado tem nove representantes do Poder Público (Dirigente do órgão gestor de políticas de juventude e representantes de outros órgãos públicos do DF) e outros nove representantes da sociedade civil (3 estudantes e 6 membros eleitos).

Com informações da SEFJ

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here