- Publicidade -
HomeBrasíliaEx-prefeito envolvido com o Comando Vermelho fugiu para Brasília

Ex-prefeito envolvido com o Comando Vermelho fugiu para Brasília

Date:

Related stories

Transporte coletivo terá mais viagens nas linhas de Água Quente

São 12 novos horários para atender os passageiros da...

Vice de Flávio promete 500 mil vagas em presídios e ‘guerra’ ao crime organizado

Alfredo Gaspar diz que segurança pública será prioridade número...

Confira as opções para o descarte de resíduos e recicláveis no Distrito Federal

Serviço disponibiliza locais para recebimento gratuito de pequenos volumes...

Atriz Glória Menezes morre aos 91 anos, no Rio

Com mais de 60 anos de carreira, protagonizou sucessos...

Alvo da Operação Rota do Rio, deflagrada nessa terça-feira (21/5) pelas polícias civis do Rio de Janeiro e do Amazonas, o ex-prefeito de Anamã (AM) Raimundo Pinheiro da Silva (foto em destaque), conhecido como Chicó, fugiu para Brasília horas antes da execução do mandado de busca e apreensão, segundo a polícia.

A suspeita é que o investigado tenha recebido informações privilegiadas sobre a investida das forças de segurança.

No total, os investigadores cumpriram 113 mandados de busca e apreensão em Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Pará. A operação tem como objetivo desarticular um braço da facção carioca Comando Vermelho que transportava drogas da fronteira de Brasil, Colômbia e Peru para o Rio de Janeiro.

Investigações apontam que Chicó usou um frigorífico no Amazonas para a lavagem de dinheiro da facção. Durante a busca em sua residência, foram encontrados dinheiro e dois veículos.

Rota do Rio

Os investigados são pessoas físicas e jurídicas identificadas como integrantes ou associados a um dos “braços operacionais e financeiros” do Comando Vermelho.

Alguns dos mandados foram cumpridos em locais como interior das comunidades cariocas Fallet, Fogueteiro, além de endereços nobres da cidade: Ipanema, Arpoador, Copacabana, Barra da Tijuca, Catete, Recreio; e em outras cidades fluminenses, como Cabo Frio e Búzios.

Ao todo, quatro pessoas foram presas, incluindo o líder do tráfico do Fallet e Fogueteiro, em cumprimento a cinco mandados de prisão, além de outros três alvos detidos em flagrante. Mais de R$ 500 mil em drogas foram apreendidos.

As investigações, que contaram com o apoio do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), apontam que a rota utilizada para o escoamento da droga vinda do Amazonas até o Rio de Janeiro serve, em sentido contrário, para o fluxo de dinheiro do comprador atacadista para o seu fornecedor, evidenciando o grande esquema de fornecimento e pagamento da droga vendida tanto no morro quanto no asfalto.

“Para escamotear a origem ilícita dos recursos oriundos da compra e venda de drogas, essa organização criminosa realiza pagamentos de forma pulverizada a diversas pessoas interpostas. Entre elas, um frigorífico no Amazonas, pertencente a um ex-prefeito de um município daquele estado, que teve o mandato cassado por abuso de poder econômico”, disse a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

As investigações financeiras apuraram que, em um período de dois anos, a organização movimentou aproximadamente R$ 30 milhões em recursos ilícitos.

A operação teve como objetivo angariar elementos de prova, o confisco de bens móveis e imóveis relacionados às atividades de tráfico.

- Publicidade - spot_imgspot_img
- Publicidade - spot_imgspot_img
- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

Últimas notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here