“Democracia em Vertigem é mais uma peça de propaganda da ampla e sofisticada campanha internacional do PT para enganar estrangeiros a respeito do impeachment de Dilma e da prisão de Lula”. (O Antagonista)
O filme trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro e hoje cumpre pena em liberdade, como “herói brasileiro”, trazendo ainda a narrativa de que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi um ‘golpe’.
Assista e veja erros e omissões do dito documentário:
A produção Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, foi indicada ao Oscar 2020 na categoria de melhor documentário. O filme, que está no catálogo da Netflix desde junho de 2019, acompanha o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a crise política no Brasil.
Comentando a indicação, a declaração da cineasta e diretora deixa evidente sua intenção de suprimir as forças dos movimentos de direita no Brasil, apontando a direita como um epidemia que ameaça a democracia, uma inverdade absoluta, ou no mínimo um posicionamento pessoal carregado de preconceitos:
“Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa nos ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias.” (Petra Costa)
O secretário especial de Cultura do governo federal, Roberto Alvim, criticou a indicação. À coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, Alvim declarou que “se fosse na categoria ficção, estaria correta a indicação”.
No Twitter, o deputado Alex Manente, do Cidadania, também comentou a indicação de “Democracia em Vertigem” ao Oscar na categoria documentário. Segundo ele, o filme é “a maior ficção sobre a Lava Jato, o combate à corrupção e o fim de uma classe política corrupta”.
“O filme, no fundo, defende não só o petismo, mas também uma classe de bandidos.”
Bolsonaro, questionado por jornalistas afirmou: “Ah, não, pera. Ficção. Para quem gosta do que o urubu come, é um bom filme”.
Já o General Augusto Heleno, por meio do Twitter comentou: “Terror, comédia e ficção”. “A estrela da farsa [Dilma Rousseff] levou o Brasil, em cinco anos, ao fundo do poço. Deu uma aula de gestão desastrosa, incompetência e insolvência financeira”.
Dentre os indicados ao Oscar ainda há ainda o documentário ‘American Factory’, produzido pela Higher Ground Productions, do casal Michelle e Barack Obama, que trata dos desvalidos da sociedade americana, dando um recado direto de Hollywood pra Donald Trump.
Sites de apostas sobre o Oscar e outros que agregam críticas apostavam em outro filme no lugar, o também elogiado Apollo 11. Agora, nos rankings de quem aposta nos ganhadores da premiação, o filme “Democracia em Vertigem” aparece entre os menos prováveis a vencer a categoria, entretanto, a votação final será restrita a membros ativos da Academia (em sua quase totalidade esquerdistas) que assistiram a todos os documentários na disputa.
Fique de olho no que os “críticos” e “entendidos” na sétima arte apontam como obras primas, você pode estar sendo enganado.
Com informações de: O Antagonista, Terça Livre, BBC e Twitter.