Paula Belmonte e Reguffe juntos pelo Distrito Federal.

0
511

Eles são pré-candidatos ao Senado e ao governo, pelo combate à corrupção e renovação política.

Paula Belmonte e Reguffe articulam aliança para renovar política no DF

A deputada Paula Belmonte vai disputar uma vaga no Senado; Reguffe deve concorrer ao GDF contra Ibaneis Rocha

O desenho das coligações políticas está começando a ficar mais claro com a chegada do ano eleitoral e o governador Ibaneis Rocha (MDB) deverá ter concorrentes de peso. Provável candidato ao governo, o senador José Antônio Reguffe (Podemos) terá como companheira de chapa a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), que deve disputar uma vaga no Senado.

Ambos trazem uma forma diferente de fazer política, com economia de dinheiro público e sem escândalos de corrupção. Esse deve ser um embate de peso, já que os concorrentes serão o atual governador e a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL). Nome de confiança de caciques do Centrão e esposa do ex-governador cassado José Roberto Arruda, ela pode ter que responder durante a campanha pelos atos do marido no passado.

O senador Reguffe teve ascensão meteórica, disputando eleições para cargos mais altos sucessivamente e multiplicando votos. Foi eleito deputado distrital em 2006 e, quatro anos depois, chegou à Câmara dos Deputados como o candidato mais bem votado. Nas eleições de 2014, Reguffe venceu a disputa pelo Senado com 826 mil votos, mais até do que o governador eleito no mesmo ano, Rodrigo Rollemberg.

Desde o início da carreira política, o senador tem como promessa de campanha economizar recursos e lutar por mais ética no parlamento. Reguffe afirma ter economizado R$ 16 milhões em oito anos como senador, nomeando menos assessores e abrindo mão de recursos para custeio da atividade parlamentar. Além disso, ele destinou emendas parlamentares exclusivamente para a saúde, uma área que tradicionalmente é mal avaliada pela população.

Cara nova

A primeira eleição disputada por Paula Belmonte foi em 2018, quando foi eleita deputada federal com 46 mil votos. Empresária, ela nunca tinha participado da política e entrou em cena com propostas pelas crianças e a favor do combate à corrupção. A parlamentar de primeiro mandato se tornou conhecida no Brasil inteiro depois de atuar de forma incisiva na CPI que investigou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), em 2019.

Paula se tornou uma das poucas vozes no Congresso Nacional a falar a favor de políticas públicas para a primeira infância, o período que vai de zero a seis anos. Para a deputada, é fundamental fortalecer a atenção a mães e crianças, por acreditar que o desenvolvimento do país para as próximas décadas depende dessa mudança. A organização Ranking dos Políticos elegeu Paula a melhor deputada do Distrito Federal nos anos de 2019 e 2021. Paula Belmonte também é a deputada mais econômica do Brasil. Ele não usou um centavo da cota que os parlamentares têm direito e já economizou mais de R$ 1 milhão.

AFM_3865.JPG

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado e Alexandre Motta

Quem são eles

José Antônio Reguffe tem 49 anos, é jornalista e economista. Exerceu os cargos de deputado distrital, deputado federal e atualmente é senador. Nas eleições de 2014, Reguffe venceu a disputa pelo Senado com 826 mil votos, mais até do que o governador eleito no mesmo ano, Rodrigo Rollemberg.

Marcos Oliveira - Agência Senado.jpg

Foto : Moreira Mariz/Agência Senado e Alexandre Motta

Paula Belmonte foi eleita deputada federal e tem 48 anos. É empresária, formada em administração e mãe de seis filhos. É a deputada mais econômica do Brasil por não utilizar os recursos da cota parlamentar e foi escolhida duas vezes a melhor parlamentar do DF pelo Ranking dos Políticos.

 

AFM_6149.JPG

Foto : Moreira Mariz/Agência Senado e Alexandre Motta

Gab. Dep. Paula Belmonte.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here